As últimas semanas foram recheadas de lançamentos e comebacks mais do que esperados. Katy Perry, Cardi B e Miley Cyrus, por exemplo, foram algumas dos artistas que enfim retornaram ao mercado. Conforme lançaram seus singles e EPs, as três cantoras finalmente debutaram na famigerada Billboard Hot 100 nessa semana.
Katy Perry e seu single “Never Really Over” entraram na parada com a posição 15º, enquanto Cardi B estreou logo atrás, na posição 16º, com “Press”.
Miley Cyrus, por outro lado, encontra-se na posição 54º com a faixa “Mother’s Daughter”, presente em seu EP “SHE IS COMING”. Apesar da entrada relativamente baixa no chart, Miley teve a música mais adicionada às rádios americanas da semana. 49 rádios colocaram “Mother’s Daughter” em suas playlists, de acordo com a All Access.
Leia Mais: Miley Cyrus retorna com “SHE IS COMING”, seu novo EP
Além das três artistas, a parceria de Bebe Rexha com o duo eletrônico The Chainsmokers, “Call You Mine”, está em 67º.
Billboard Hot 100: como funciona
Os charts da Hot 100 surgiram em 1958, e até hoje são utilizados como parâmetro para vendas de singles. A parada calcula as vendas na semana de estreia, e cria um ranking com tais dados.
A contagem inicia-se sempre nas sextas-feiras, dia oficial para lançamento de singles no mercado. Então, as vendas serão contabilizadas até a quinta-feira da semana seguinte, quando o chart é fechado. Assim, a lista será portanto divulgada na próxima terça. Exemplo:
Sexta, dia 3 – começa a contagem de vendas
Quinta, dia 9 – encerra-se a contagem
Terça, dia 14 – divulgação da lista, com lançamento público no sábado (17)
A Hot 100 ainda é considerada a maior referência para se analisar o desempenho de um single. Entretanto, a revista Rolling Stone anunciou em maio que lançaria uma nova parada como concorrente, cuja data foi adiada.