in , ,

Aniversário de Beyoncé: 5 marcos da carreira da artista

Foto: Divulgação

Considerada uma das maiores cantoras e performers da atualidade, hoje, no seu aniversário de 40 anos, Beyoncé se consagra como uma lenda viva!

A artista que deu início a sua carreira musical ainda jovem como integrante do Destiny’s Child, girlgroup de sucesso dos anos 90, agora, se mantém na indústria fonográfica como uma figura de renome que durante duas décadas construiu um legado incomparável e de máximo respeito.

De ex-membra do DC a uma carreira solo consolidada, a voz de “Irreplaceable” é detentora de uma longa caminhada até o sucesso mundial. Seus passos bem calculados e milimetrados são cobertos por hits instantâneos que nunca mais saíram das paradas musicais.

Com o tempo, a cantora moldou sua personalidade como artista e tornou-se uma referência além do esperado no cenário fonográfico, já que a própria se converteu em um exemplo de ativismo que usa da sua voz e arte para abordar temáticas sociais.

Paralelo a isso, a diva mostrou que é possível ser uma grande potência em cima do palco. Vista como uma performer nata, a cantora é como uma poderosa máquina artística que através de marcantes vocais e coreografias insanas, conseguiu obter reconhecimento e prestígio devido ao talento inconfundível.

Por isso, celebramos o aniversário de Beyoncé destacando suas maiores conquistas!

Leia também: “4”: 10 anos e 10 marcos do 4º álbum de Beyoncé

5 marcos da carreira de Beyoncé para festejar seu 40º aniversário

1. A mulher mais premiada da história do Grammy

A presença da guru do pop em premiações já é algo de praxe! Possuindo inúmeros sucessos e canções que soam como obras-primas devido ao alto grau de qualidade, é mais do que certo que a dominação no Grammy Awards tanto em nomeações como em vitórias é pertencente à texana.

No Grammy Awards 2021, Beyoncé reverteu a tabela de vitórias e se tornou a artista feminina com mais nomeações (79) e a mais premiada da história (28). Sua caminhada na cerimônia começou quando ela obteve seus dois primeiros gramafones com Destiny’s Child na premiação do ano 2000. No ano passado, com o documentário “Homecoming”a artista se apossou do seu 24º Grammy.

Em 2009, ela se tornou a primeira artista feminina a ganhar seis prêmios em uma noite, sendo essa a sua maior vitória no Grammy Awards. Hoje, com 40 anos, a cantora é a membra mais jovem a fazer parte do clube Grammy com mais de 20 anos.

Neste ano, a artista detinha nove indicações, o maior número da noite, e finalizou sua participação no Grammy com quatro prêmios, sendo a maior vencedora desta edição!

aniversário de 40 anos de Beyoncé
Foto: MIKE BLAKE; REUTERS

2. Duas apresentações no Super Bowl

A norte-americana performou pela primeira vez no Super Bowl 47, em 2013, e novamente três anos depois, em 2016, para o Super Bowl 50. A performance poderosa apresentou a artista vestida de couro preto e ao lado de suas dançarinas e do Black Panther Party, uma organização revolucionária formada para defender os cidadãos contra a brutalidade policial.

A apresentação de Beyoncé foi acompanhada de Chris Martin do Coldplay e Bruno Mars que entregaram performances energizantes seguida de fogos de artifício e pirotecnia.

3. A primeira mulher negra headline do Coachella

Foto: Divulgação

Além de nos dar de presente umas maiores apresentações ao vivo por uma artista, Beyoncé cravou o seu nome no Coachella de 2018 ao se tornar a primeira negra headline do festival.

“Vocês estão prontos, Coachella?”, perguntou a cantora ao público ao abrir o set, tornando-se a primeira mulher negra a ser a atração principal do festival de música em Indio, Califórnia. Por quase duas horas, a intérprete de “Single Ladies” revelou surpresa após surpresa.

Uma homenagem à Nina Simone e citações de Malcolm X. Ela também cantou “Deja Vu” com seu marido, Jay-Z, e ​​dançou com sua irmã, Solange.

Os participantes do Coachella também viram uma reunião do Destiny’s Child. Kelly Rowland e Michelle Williams apareceram no palco com a artista para cantar seus sucessos dos anos 90 “Say My Name”, “Soldier” e “Lose My Breath”.

4.  Artista Feminina Mais Premiada de Todos os Tempos e a segunda no geral

Não satisfeita em abocanhar o máximo de Grammy possível, a texana também leva para casa o maior número de prêmios como artista feminina e o segundo no geral.

O reconhecimento que Beyoncé possui vem de todos os âmbitos, mas quando se trata de valorizar o seu trabalho e forço artístico, as bancadas não se intimidam e dão os devidos créditos a cada um dos projetos desenvolvidos pela cantora.

Seja na música, no cinema ou na filantropia, o nome da diva está garantido como uma importante honraria que carrega peso e grande significado sempre quando mencionado.

Por isso, sua posição como artista feminina mais premiada de todos os tempos e a segunda no geral não é uma surpresa para ninguém. Entre algumas premiações, a popstar é a maior vencedora do Grammy Awards, Billboard Music Awards, BET Awards, VMA, Soul Train e NAACP.

Beyoncé Knowles ocupa o segundo lugar com 661 prêmios, ficando atrás apenas do Rei do Pop, Michael Jackson. Como representante feminina, ela lidera o ranking!

  1. Michael Jackson – 834 prêmios
  2. Beyoncé – 800 prêmios
  3. Whitney Houston – 657 prêmios
  4. Lady Gaga – 450 prêmios
  5. Taylor Swift – 419 prêmios
  6. Eminem – 392 prêmios
  7. Rihanna – 362 prêmios
  8. Janet Jackson – 358 prêmios
  9. Madonna – 340 prêmios
  10. Mariah Carey – 339 prêmios
aniversário de 40 anos de Beyoncé
Foto: Reprodução/Instagram

Leia também: BEYONCÉ: 5 feitos de um álbum divisor de águas para a indústria

5. Beyoncé, a Artista da Década em Turnês

Cantora, compositora, produtora musical, dançarina e atriz são os muitos os adjetivos que podemos usar para definir a artista. No entanto, quando o assunto é turnê devemos usar apenas uma sentença para caracterizá-la: “a melhor no que faz”.

Eleita “Artista da Década em Turnê” na 32º Pollstar Awards, a norte-americana obtém mais um título grandioso para chamar de seu.

A premiação que visa a indústria da música, honrando turnês, shows, festivais e outros eventos que giram em torno do setor e do entretenimento no geral, nomeou Beyoncé pelos espetáculos realizado nos estádios mundo afora durante quatro turnês, das quais duas foram mundiais.

Dando um destaque especial à “Formation Tour”, que teve 49 shows, arrecadou 256 milhões de dólares com todos os shows esgotados e bateu a audiência de 2.2 milhões de pessoas na audiência.

Com 1.05B arrecadados, 9.3M de ingressos vendidos e 441 shows, Knowles é a artista negra mais bem sucedida de todos os tempos em turnês. A hitmaker já lotou mais de 100 estádios e detêm 2 das 10 turnês femininas mais rentáveis da história.

Logo, o prêmio concedida à artista é mais uma demonstração da sua força no controle do palco e do seu legado cultura que atravessa continentes, levando milhares de pessoas a apreciarem ao vivo e a cores.

Impactando de forma social, cultural e política, Beyoncé é sinônimo de sucesso, talento, representatividade e poder. Quando a artista sobe no palco ela se mantém na posição de lenda viva, quando ouvimos as suas canções entramos em loop por estar experimentando uma obra musicalmente estruturada e bem feita.

No fim, o aniversário é de todos nós por sermos presenteados todos os dias por sua música e existência. Feliz aniversário, Queen B!

É fã da cantora? Conta no nosso Twitter qual sua música favorita da texana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *