Neste último sábado, 4 de maio, o Grammy Awards completou 60 anos desde sua primeira edição, em 1959. Inicialmente chamado de “Gramophone Awards”, a cerimônia é uma premiação da Academia Nacional de Artes e Ciências de Gravação, dos Estados Unidos.
Considerado a maior e mais tradicional premiação musical do mundo, o Grammy premia os melhores artistas e seus respectivos trabalhos anualmente, sendo bem disputado e cobiçado. Além disso, as cerimônias para entregar os prêmios são sempre repletas de grandes apresentações, belos discursos e muitos cliques no tapete vermelho. Aqui, trazemos algumas curiosidades sobre a cerimônia.
Quem possui mais prêmios Grammy?
Com 60 de história, muito artista já levou um Grammy para casa. Porém, apenas um músico mantém o recorde histórico de 31 prêmios. É caso do maestro húngaro-britânico Georg Solti (1912-1997).
E das mulheres?
Ainda na lista de artistas que mais possui Grammy, a cantora e violinista americana, Alisson Krauss, lidera a lista de mulheres mais premiadas, constando 27. Em segundo lugar, vem nossa querida Queen B: a Beyoncé já ganhou 23 estatuetas, liderando também a lista feminina de compositoras.
Inclusive, vale a pena relembrar sua icônica apresentação no Grammy Awards de 2017, em que a cantora, grávida dos gêmeos Sir e Rumi, cantou “Sandcastles” e “Love Drought”, ambas do álbum “Lemonade” (2016).
Grammy dos grupos
Já no caso dos grupos, quem lidera a lista é o U2. Com 43 anos de carreira, a banda irlandesa já levou 22 estatuetas para casa. Confira a apresentação dos caras no Grammy Awards de 2006, ano em eles conquistaram quase todos os prêmios das categorias nos quais foram indicados, incluindo Álbum do Ano, com o “How to Dismantle an Atomic Bomb” (2004) – o disco mais premiado da história do Grammy, com 9 estatuetas.
Sucesso desde sempre
Apesar da idade, Taylor Swift já era marcada como um sucesso promissor na música. A prova disso veio no Grammy Awards de 2010, quando a cantora americana conquistou seu primeiro prêmio pelo Álbum do Ano, com o “Fearless” (2008), tornando-se a artista mais jovem a receber a estatueta, com apenas 20 anos.
Na mesma noite, Taylor recebeu mais três premiações. Ao longo da carreira, ela já recebeu 10. Relembre a reação dela ao receber seu primeiro Grammy pela Melhor Performance Solo de Country, com “White Horse”:
A próxima edição do evento já tem data para acontecer: será no dia 26 de janeiro de 2020. Em 2021, por sua vez, acontecerá no dia 31 de janeiro. As cerimônias acontecem sempre no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.