in , , ,

60 anos de Grammy Awards: relembre curiosidades sobre a premiação

Neste último sábado, 4 de maio, o Grammy Awards completou 60 anos desde sua primeira edição, em 1959. Inicialmente chamado de “Gramophone Awards”, a cerimônia é uma premiação da Academia Nacional de Artes e Ciências de Gravação, dos Estados Unidos.

Considerado a maior e mais tradicional premiação musical do mundo, o Grammy premia os melhores artistas e seus respectivos trabalhos anualmente, sendo bem disputado e cobiçado. Além disso, as cerimônias para entregar os prêmios são sempre repletas de grandes apresentações, belos discursos e muitos cliques no tapete vermelho. Aqui, trazemos algumas curiosidades sobre a cerimônia.

Quem possui mais prêmios Grammy?

Com 60 de história, muito artista já levou um Grammy para casa. Porém, apenas um músico mantém o recorde histórico de 31 prêmios. É caso do maestro húngaro-britânico Georg Solti (1912-1997).

E das mulheres?

Ainda na lista de artistas que mais possui Grammy, a cantora e violinista americana, Alisson Krauss, lidera a lista de mulheres mais premiadas, constando 27. Em segundo lugar, vem nossa querida Queen B: a Beyoncé já ganhou 23 estatuetas, liderando também a lista feminina de compositoras.

Inclusive, vale a pena relembrar sua icônica apresentação no Grammy Awards de 2017, em que a cantora, grávida dos gêmeos Sir e Rumi, cantou “Sandcastles” e “Love Drought”, ambas do álbum “Lemonade” (2016).

Grammy dos grupos

Já no caso dos grupos, quem lidera a lista é o U2. Com 43 anos de carreira, a banda irlandesa já levou 22 estatuetas para casa. Confira a apresentação dos caras no Grammy Awards de 2006, ano em eles conquistaram quase todos os prêmios das categorias nos quais foram indicados, incluindo Álbum do Ano, com o “How to Dismantle an Atomic Bomb” (2004) – o disco mais premiado da história do Grammy, com 9 estatuetas.

Sucesso desde sempre

Apesar da idade, Taylor Swift já era marcada como um sucesso promissor na música. A prova disso veio no Grammy Awards de 2010, quando a cantora americana conquistou seu primeiro prêmio pelo Álbum do Ano, com o “Fearless” (2008), tornando-se a artista mais jovem a receber a estatueta, com apenas 20 anos.

Na mesma noite, Taylor recebeu mais três premiações. Ao longo da carreira, ela já recebeu 10. Relembre a reação dela ao receber seu primeiro Grammy pela Melhor Performance Solo de Country, com “White Horse”:

A próxima edição do evento já tem data para acontecer: será no dia 26 de janeiro de 2020. Em 2021, por sua vez, acontecerá no dia 31 de janeiro. As cerimônias acontecem sempre no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *