in ,

Olivia Rodrigo e Taylor Swift: é mais que um sample! Veja 5 outros no pop

Foto: Divulgação

Em meio a uma sexta-feira repleta de lançamentos, um tem grande destaque: o “Sour”. Dentro do álbum de estreia de Olivia Rodrigo, ainda há rumores de que ela usou sample de uma música da Taylor Swift. Será? Vem saber mais sobre essa parceria.

Leia também: Olivia Rodrigo na ‘Nylon’: sexismo e mais 3 destaques da entrevista

Muito se fala sobre a relação entre Taylor Swift e Olivia Rodrigo. Na verdade, desde o lançamento de “Driver’s License”, as cantoras ganharam os apelidos carinhosos de mãe e filha.

Contudo, quando “Sour” foi finalmente lançado, a conversa chegou a outro nível. Dentre os créditos de produção e composição algo chamou a atenção dos fãs: Swift aparece, junto a Jack Antonoff, na faixa 1 step forward, 3 steps back”.

A partir daí, muitas teorias surgiram! Alguns acharam que Olivia Rodrigo, Taylor Swift e Antonoff havia trabalhado juntos na canção, enquanto outros afirmaram que a música continha um sample de “New Year’s Day”, presente no disco “Reputation” de Taylor, lançado em 2017.

No entanto, nenhuma dessas especulações é real. O site Uproxx apurou que, embora Swift e Antonoff tenham sido creditados na composição da faixa, eles não colaboraram com Olivia.

Na realidade, se trata apenas de uma interpolação de “New Year’s Day”, que foi co-escrita por Taylor e Jack. Pasmem, a música lançada hoje não contém nenhum trecho da canção que se inspirou.

As diferenças entre sample e interpolação

Tal como apontou o portal Taylor Swift Brasil, “1 step forward, 3 steps back” não sampleou “New Year’s Day”, mas fez uma “interpolação musical”. Com ela, não se utilizam trechos da música, apenas suas melodias.

Com isso, foi preciso apenas a permissão do compositores. Caso usasse um sample, Olivia teria que pedir autorização também aos detentores dos masters. E, se você acompanha nossas notícias, deve saber que Scooter Braun é o dono deles.

Leia mais: Comprar os masters de Taylor Swift foi um péssimo negócio para Scooter; veja as provas

Com a música, Olivia precisou falar somente com Taylor Swift e Jack Antonoff. Ao usar trechos da melodia de “New Year’s Day”, Braun não ganhará um centavo sequer.

Assim como já explicamos aqui no site, samples são partes de uma música encaixadas em outra melodia. Eles são datados de muito tempo e ficaram bastante famosos nos anos 70, quando os DJ remixavam com dois vinis na mesa de mixagem.

Há também quem confunda plágio e sample, embora exista uma grande diferença entre ambas. O plágio acontece quando há a cópia total de algum trabalho, seja ele musical ou não. Além disso, o plágio é caracterizado como crime e o responsável pela cópia pode ser penalizado.

Leia mais: 5 hits atuais que possuem samples na composição

Taylor Swift feat. Olivia Rodrigo?

Embora Taylor Swift não apareça no “Sour”, Olivia já demonstrou interesse em colaborar com a voz de “Willow” em um projeto futuro. A jovem artista afirmou recentemente que adoraria aparecer na regravação de um dos discos de Taylor.

Meu álbum favorito é o “Speak Now”. Eu adoraria participar de uma música dele. Estou tão animada para ouvi-las. Eu adoro ouvir as gravações do cofre e coisas assim.

Serei a dona dos meus masters, mas vou ouvir as músicas que não lançar e dizer: “Talvez eu faça algo do cofre quando eu tiver a idade de Taylor Swift.”

Essa não é a única faixa do álbum em que a influência de Swift teve um impacto: Rodrigo já disse à Rolling Stone que a ponte de “Deja Vu” foi inspirada em “Cruel Summer”, do álbum “Lover”.

Olivia Rodrigo está em um fundo roxo. Ela encara a câmera fazendo uma pose sexy. Com seus cabelos pretos, ela esta usando um batom vermelho claro. No pescoço há dois colares e podemos vê-la da cabeça até os ombros. A imagem destaca a matéria: "Olivia Rodrigo e Taylor Swift: é mais que um sample! Veja 5 outros no pop"
Foto: Divulgação

Além de Olivia Rodrigo e Taylor Swift, veja 5 outras músicas pop que usam sample

1. Ariana Grande – “Break Up With Your Boyfriend, I’m Bored”

Sempre que pode, Ariana Grande usa samples em suas músicas. Ela fez uma brilhante releitura de “My Favorite Things” de Rodgers & Hammerstein em “7 Rings”, mas com “Break Up With Your Girlfriend, I’m Bored” trouxe trechos de “It Makes Me Ill” do *NSYNC.

Considerada uma das mais favorita dos arianators, a faixa até cita alguns versos da original na ponte com, óbvio, um toque especial de Ariana.

“Break Up With Your Girlfriend, I’m Bored” foi escrita com colaboradores já conhecidos da cantora, como Ilya Salmanzadeh, Savan Kotecha e Max Martin.

Martin, inclusive escreveu e produziu três dos maiores sucessos do *NSYNC, incluindo “It’s Gonna Be Me”, que alcançou a liderança da Billboard Hot 100. Também são creditados na música: Kandi Burruss e Kevin Briggs, que co-escreveram e produziram “It Makes Me Ill”.

2. Beyoncé – “Don’t Hurt Yourself”

Embora Beyoncé nunca tenha falado abertamente sobre seu amor pelo Led Zeppelin, a cantora usou um sample de “When The Levee Breaks” para “Don’t Hurt Yourself”.

A faixa, marcada pela explosão de bateria, também foi sampleada em diversas outras canções como “Rhymin ‘& Stealin'” dos Beastie Boys, “Lyrical Gangbang” do Dr. Dre e “Midnight” de Ice-T. Em “Don’t Hurt Yourself”, contudo, a batida é tocada em um loop.

Junto a Jack White, grande mente por trás do White Stripes, Beyoncé e Derek Dixie recebem créditos pela co-produção.

3. Kendrick Lamar – “Loyalty”

Em uma entrevista à revista The Fader, Kendrick Lamar falou mais sobre a criação de “Loyalty”. A faixa conta com sample de “24K Magic”, Bruno Mars. A música foi enviada pelo produtor Khrysis.

Segundo o rapper, o álbum foi um esforço de grupo e não poderia ter sido feito sem a mistura diversificada de abordagens e habilidades. “Loyalty” foi gravada ao longo de alguns dias, mas os produtores passaram muito tempo re-imaginando o sample de Mars.

4. David Guetta feat. Ne-Yo & Akon – “Play Hard”

A parceria entre David Guetta, Ne-Yo e Akon é um clássico na música pop eletrônica.

Lançada em 2013 como um single do quinto álbum de estúdio de Guetta, “Nothing but the Beat” (2011), a canção tem samples de duas faixas: “Better Off Alone” de Alice Deejay e “In My Dreams (XXL Remix)” de Noemi.

“Play Hard” alcançou a sexta posição na UK Singles Chart e também ficou no top 10 das paradas em vários outros países

5. Black Eyed Peas – “The Time (Dirty Bit)”

Lá em 2010, o Black Eyed Peas lançou o single “The Time (Dirty Bit)”. A canção sampleada aqui é “apenas” um dos maiores clássicos dos musicais: “(I’ve Had)The Time of My Life”, famosa ao ser dançada por Patrick Swayze & Jennifer Grey no filme Dirty Dancing – Ritmo Quente.

Não apenas a música, como também o clipe marcou uma geração. Repleto de efeitos especiais, ele se passa em uma grande pista de dança. O grupo musical ganha um efeito pixelado que muda conforme a batida da música e os fãs amam!


Gostou de “Sour”? O que você achou de “1 step forward, 3 steps back” e o suposto sample que Olivia Rodrigo usou de Taylor Swift? É fã das cantoras? Não se esqueça de comentar tudo isso em nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *