in ,

Comprar os masters de Taylor Swift foi um péssimo negócio para Scooter; veja as provas

Taylor Swift Scooter Braun

O ‘Fearless (Taylor’s Version)‘ completa hoje (16), uma semana de lançamento, tempo suficiente para Scooter Braun perceber que comprar os masters de Taylor Swift não foi um bom negócio.

O álbum foi o escolhido para dar início à era das regravações de Taylor Swift, que está só começando e promete ser muito marcante.

Scooter Braun já enfrentou alguns problemas desde que decidiu comprar a Big Machine Records, antiga gravadora de Taylor. Entre eles, estão as diversas críticas públicas, vindas tanto de Swift quanto de outros artistas; boicotes a novos materiais lançados sem a permissão da cantora, como o álbum Live For Clear Channel Stripped 2008; além das constantes reclamações pertinentes por parte da fan base da cantora.

Tanta coisa aconteceu desde a compra da gravadora, que o empresário decidiu vender o catálogo de Taylor Swift. A compradora foi a empresa Shamrock Holdings mas, apesar de não ser mais dono dos masters, Scooter Braun continua a lucrar com eles. Fez parte do acordo com a empresa que ele ainda recebesse uma porcentagem dos rendimentos com o trabalho de Taylor.

De qualquer forma, a repercussão e os bons números do primeiro relançamento mostram que Taylor tem sucesso garantido em lutar pelo que é dela.

Nessa lista, selecionamos algumas provas de que o lançamento do ‘Fearless (Taylor’s Version)‘ é apenas o começo de uma série de momentos de arrependimento de Scooter por ter comprado os masters de Taylor Swift.

Provas de que Scooter Braun já deve ter se arrependido de comprar os masters de Taylor Swift

1. Vendas do Fearless (Taylor’s Version)

Mesmo não sendo um trabalho inédito e tendo pouca programação de divulgação, o álbum já vem conquistando números expressivos e aumentando a coleção de recordes da loirinha.

Segundo a Republic Records, o Fearless (Taylor’s Version) vendeu mais de 500 mil cópias apenas nas primeiras 24 horas de lançamento. Sendo assim, ele é o 9º disco consecutivo da cantora a alcançar esse feito.

2. Streams do Fearless (Taylor’s Version)

Taylor também fez história com os streams, quebrando mais um recorde no Spotify. Com uma estreia de 50,241,490 streams, o álbum passou a ter o melhor debut country da história da plataforma, ultrapassando ‘Dangerous: The Double Album‘, de Morgan Wallen.

Ela ainda conseguiu colocar 13 faixas do álbum no Top 50 global do streaming, além de 25 músicas no Top 50 dos Estados Unidos. Com isso, o disco se torna a melhor estreia de 2021 até o momento, além de ser o sexto melhor lançamento de uma artista feminina na plataforma, atrás apenas de ‘folklore‘, ‘Thank U, Next‘, ‘evermore‘, ‘Positions‘ e ‘Lover‘.

Além disso, a regravação foi muito aclamada pela crítica e alcançou até mesmo uma nota mais alta que a versão original no metacritic. A nota alcançada foi 82, se tornando o terceiro álbum melhor avaliado de sua carreira. Enquanto, o ‘Fearless‘ de 2008 alcançou média de 73 pontos.

3. Críticas de Taylor Swift e o restante da indústria

Desde que Taylor desabafou em seu Twitter sobre a compra de seus masters, Scooter recebeu muitas críticas, não só vindas dela, mas também de outros artistas.

Swift já falou sobre a situação e direcionou críticas ao empresário até mesmo através de músicas e performances. ‘The Man‘ presente no seu sétimo álbum, ‘Lover‘, trouxe diversas referências a situação tanto na letra quanto no videoclipe.

A música é uma crítica ao machismo presente na indústria e ressalta o quanto a carreira de Taylor seria mais fácil se ela fosse um homem. “Eles diriam que eu me esforcei, foquei no trabalho, eles não balançariam suas cabeças e questionariam quanto disso eu mereço”, canta em um trecho. No clipe da música, a cena da parede com o nome dos seis primeiros álbuns da cantora e os dizeres “Perdidos. Se encontrar, devolva a Taylor Swift” é também um marco.

É possível perceber também algumas referências na música ‘mad woman‘, presente no mais recente álbum do ano, o ‘folklore‘. Na música ela canta trechos como “Estou levando meu tempo, porque você tirou tudo de mim”.

Porém, Taylor nunca esteve sozinha. Vários artistas e amigos da cantora saíram em sua defesa. Selena Gomez é uma delas. Através de seus stories no Instagram, a amiga fez um desabafo sobre a revolta dela com a situação. “É ganancioso, manipulador e sobre poder. Não há coração ou pensamento de mais ninguém. Não há respeito pelas palavras que minha amiga escreve desde que ela tinha 14 anos em seu quarto.”, escreveu.

A cantora Camila Cabello também falou sobre em seu Instagram. “É de partir o coração e como se o mundo estivesse sendo roubado de algo importante e lindo que ela não possa cantar essas canções, sua vida de trabalho, com seus fãs.”

masters Taylor Swift scooter
Foto: Reprodução/Twitter

4. Demais regravações que estão por vir

O lançamento da regravação do ‘Fearless (Taylor’s Version)‘ é apenas o começo de muitas outras que estão por vir. Após a repercussão positiva da nova versão do álbum, a expectativa para os próximos aumenta cada dia mais entre os fãs e o público geral.

Pelas redes sociais, os swifties diariamente se perguntam qual será o próximo álbum a ser relançado, enquanto também tentam decifrar os possíveis códigos e mensagens escondidas deixadas por Taylor. Muitos acreditam que o próximo será o icônico ‘1989‘. Porém, também tem aqueles que tem suas diferentes preferências.

https://twitter.com/vickidlover/status/1381305771913322496
https://twitter.com/taylorswiftbr/status/1382023373086162951
https://twitter.com/_legallyred/status/1381012050596540417

Após todos os trabalhos serem relançados, os fãs devem promover um boicote ainda maior as músicas antigas, impedindo assim, que Scooter se beneficie do trabalho de Taylor. Mesmo após a venda dos masters para a Shamrock Holdings, no contrato consta que ele continuaria se beneficiando de parte das músicas.

Taylor Swift e a discussão pelos direitos dos artistas na indústria

Toda essa situação frustrante para Taylor Swift fez as discussões sobre o assunto se intensificar. Sendo uma das maiores artistas da indústria, a luta da cantora pelos direitos da obra de sua vida mostrou o quanto é importante que um artista tenha sua arte protegida.

Ainda assim, infelizmente, a questão dos masters e direitos autorais já é antiga na indústria, e muito provavelmente não vai melhorar tão cedo. Grandes nomes como Paul McCartney, Kanye West e Kesha também já passaram por problemas similares ao de Taylor.

Em setembro de 2020, Kanye fez uma série de tweets para desabafar sobre a siutação de seus masters. Ele disse que falaria por todos os artistas silenciados e faria de tudo para que os filhos dele herdem os masters de suas músicas. O rapper ainda publicou diversas páginas de seus contratos com a Universal Music.

É importante que os cantores tenham cada vez mais espaço para denunciar essas injustiças, o que é também uma forma de alertar toda uma nova geração de artistas que está iniciando na indústria agora.

https://twitter.com/taylorswift13/status/1359854050544615425

Leia também: Taylor Swift vai regravar também os seus singles avulsos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *