in

Latin AMAs: por que Anitta e demais indicados merecem destaque?

Latin AMA's 2019 The Daily Rind

O Latin American Music Awards acontece em pouco mais de um mês, no dia 15 de abril, mas já teve sua lista de indicados divulgada. Transmitido pelo canal Telemundo, o Latin AMAs é a versão latina da premiação American Music Awards.

Anúncio dos indicados ao Latin American Music Awards 2021.

Aproveitando o anúncio dos nomeados, separamos alguns dos principais artistas que concorrem nas categorias e te contamos o que pode ter contribuído para as indicações.

Anitta

Em apenas dois meses de 2021, Anitta já lançou dois singles: Loco e Tô Preocupada (Calma Amiga). Além disso, a cantora também prepara seu novo disco, Girl From Rio, o único brasileiro na lista dos 54 álbuns mais aguardados deste ano, segundo a revista Rolling Stone.

Videoclipe de Loco.

Isso tudo após ser considerada a terceira pessoa mais influente na política no Brasil, perdendo apenas para o Presidente Jair Bolsonaro e o YouTuber Felipe Neto.

Na lista que leva em conta engajamento, presença digital, mobilização, fama, valência e interesse do público, Anitta desbancou nomes como o do ex-presidente Lula e o candidato à Presidência de 2018, Ciro Gomes.

Como a mulher brasileira mais seguida do Instagram, com 47 milhões de seguidores, em 2020 vimos a artista levar informação para o público, além de confrontar representantes políticos sobre questões da cultura e meio-ambiente.

Disseminando a música brasileira pelo mundo e fazendo a diferença no próprio país, Anitta foi indicada nas categorias de Artista Feminina Favorita e Artista Social do Ano nesta edição do Latin AMAs. A cantora concorre aos prêmios ao lado de grandes nomes da música mundial como Shakira, Cardi B e Selana Gomez.

A artista já foi premiada duas vezes na premiação na categoria Vídeo Favorito do Ano: em 2018, com Medicina e em 2019, com R.I.P, parceria com Sofía Reyes e Rita Ora.

Anitta ganhando o prêmio de Vídeo Favorito do Ano em 2018.

RBD, primeira vez indicados ao Latin AMAs

Uma categoria teve sua estreia na premiação deste ano. Adaptando-se ao “novo normal”, o Latin AMAs criou o prêmio de Concerto Virtual Favorito do Ano.

E quem não podia ficar de fora dos indicados era o RBD. Fazendo o comeback da década, o grupo foi nomeado à categoria ao lado de grandes artistas latinos como Alejandro Sanz e Juanes.

Videoclipe de Ser o Parecer.

A live do RBD, intitulada Ser o Parecer, tornou-se uma das maiores bilheterias virtuais do ano de 2020. Com ingressos com valor médio de 20 dólares, o grupo vendeu cerca de 400 mil entradas para o show que foi realizado no dia 26 de dezembro, de acordo com a revista People En Español.

Mesmo após 12 anos do último show da banda e sem a presença de dois dos seis integrantes da formação original, Dulce Maria e Alfonso Herrera, Ser o Parecer se consolidou no Top 5 entre os eventos pagos via stream com mais público da história.

RBD apresenta Siempre He Estado Aquí na live Ser o Parecer.

O sucesso do show virtual veio após a disponibilização da discografia da banda nas plataformas digitais, em setembro do mesmo ano. Com a chegada das músicas no Spotify, o grupo, que anunciou o fim das atividades em 2008, voltou a romper recordes.

A playlist oficial da banda no Spotify, This Is RBD, chegou a quebrar marcas que antes pertenciam ao fenômeno BTS. A lista se tornou a playlist a alcançar o maior número de seguidores (175 mil) num período de 24h na plataforma de streaming. Além disso, no dia do lançamento, o RBD foi o artista mais tocado simultaneamente em nível global.

Videoclipe de Sálvame.

Bad Bunny

2020 foi o ano de Bad Bunny. O cantor lançou 2 álbuns e uma coletânea de músicas, num período de apenas 9 meses, que levaram a carreira do artista para um novo patamar.

Em fevereiro, Bunny lançou seu segundo álbum de estúdio: YHLQMDLG, que alcançou o 2° lugar na Billboard 200, tornando-se o álbum em espanhol mais bem colocado na história da lista.

Videoclipe de Vete, primeiro single de YHLQMDLG.

Três meses depois, em maio, foi a vez da coletânea Las Que No Iban a Salir, que teve seu pico em #7 na Billboard 200. O trabalho foi lançado sem qualquer anúncio prévio e conta com diversas participações de artistas como Zion & Lennox, Yandel, Don Omar, Nicky Jam e Jhay Cortez.

Áudio oficial de Las Que No Iban a Salir.

Finalmente, em novembro, o cantor lançou o disco El Último Tour del Mundo. O trabalho tornou-se o primeiro álbum em espanhol a alcançar o primeiro lugar na Billboard 200, fazendo história na música. Além de abrir portas para as novas gerações, o marco consolida o poder dos artistas latinos que, cada vez mais, vem ganhando espaço no cenário da musica mundial.

Videoclipe de Yo Visto Así.

Após todos os lançamentos de 2020, Bad Bunny mereceu suas oito nomeações na premiação deste ano: Artista do Ano; Artista Favorito Masculino; Artista Favorito Urbano; Artista Social do Ano; Single do Ano e Canção Favorita Urbana, por Yo Perreo Sola; Álbum do Ano, por YHLQMDLG e Álbum Favorito Urbano, por Las Que No Iban a Salir.

Em 2018, o artista já havia sido indicado a cinco categorias, vencendo duas delas: Artista Do Ano e Canção Favorita Urbana, por Mayores.

Videoclipe de Yo Perreo Sola.

Daddy Yankee

Durante 2020, Daddy Yankee teve muito destaque devido às parcerias que fez. Sech, Play-N-Skillz, Zion & Lennox, Anuel AA e Kendo Kaponi são alguns dos artistas que o cantor colaborou ao longo do ano.

Para finalizar a sequência de feats de sucesso, a música De Vuelta Pa’ La Vuelta, com Marc Anthony, alcançou o #6 na lista da Billboard Hot Latin Songs e o primeiro #1 juntos, pela mesma música, na lista Latin Airplay. Com isso, Yankee alcançou seu 23° #1 da lista, consagrando-se como o terceiro artista a alcançar mais topos nas listas da Billboard.

Videoclipe de De Vuelta Pa’ La Vuelta.

Durante sua carreira, Yankee já recebeu 22 nomeações ao Latin AMAs, tornando-se vencedor de quatro. Nesta edição, o artista conta com mais duas indicações pra conta: Artista do Ano e Artista Social do Ano.

J Balvin, maior indicado ao Latin AMAs 2021

Ao longo da carreira, J Balvin já foi indicado a um total de 30 nomeações, contando com as nove desta edição. Entre as indicações deste ano, o que mais se destacou foi a música RITMO, feat de sucesso com a banda Black Eyed Peas. O single deu ao grupo o primeiro #1 na lista Hot Latin Songs da Billboard e o oitavo da carreira de Balvin.

Videoclipe de RITMO (Bad Boys For Life).

O álbum Colores, que conta com 10 faixas intituladas pelas cores do arco-íris, foi indicado a duas categorias na premiação, após alcançar o 2° lugar na lista Top Latin Albums da Billboard.

Videoclipe de Amarillo.

Concretizando as conquistas do ano de 2020, o cantor é o maior indicado da noite, com um total de nove nomeações: Artista do Ano; Artista Favorito Masculino; Artista Favorito Urbano; Artista Social do Ano; Álbum do Ano e Álbum Favorito Urbano, por Colores e Single do Ano, Canção Favorita Urbana e Colaboração do Ano, por RITMO (Bad Boys For Life) com Black Eyed Peas.

KAROL G, maior indicada do Latin AMAs 2021

Em 2020, KAROL G deu seguimento ao sucesso de hit Tusa, parceria com Nicki Minaj, que conquistou o #1 na lista Hot Latin Song da Billboard. Com Bichota, música lançada em outubro, a cantora alcançou o #3 do mesmo chart.

Além disso, KAROL G foi a única artista feminina a estar presenta na lista Hot Latin Song de fim de ano, tanto como solista quanto como colaboradora.

Videoclipe de Bichota.

A grande indicada da noite está concorrendo nas categorias Artista do Ano; Artista Favorita Feminina; Artista Favorito Urbano; Artista Social do Ano; Single do Ano, por Tusa com Nicki Minaj e Canção Favorita Urbana e Colaboração do Ano por Tusa e Caramelo Remix, com Ozuna e Myke Towers.

Com nove nomeações, a cantora também se consagra como a mais nomeada da noite, ao lado de J Balvin.

Videoclipe de Tusa.

Maluma

O quinto álbum de Maluma, Papi Juancho, foi um dos discos mais esperados de 2020 e contou com colaborações dos artistas Randy, Yandel, Yomo, Lenny Tavárez, Justin Quiles, Ñengo Flow, Jory Boy, Ñejo & Dalmata e Darell. O trabalho marcou o quarto Top 5 seguido do cantor na lista da Bilboard Top Latin Albums, chegando ao #2.

Dentre as faixas de Papi Juancho, a que mais se destacou foi Hawái, que mais tarde recebeu uma nova versão com participação de ninguém mais, ninguém menos que The Weeknd. O remix alcançou o #12 na maior lista da música, Hot 100, maior colocação de Maluma até hoje.

Videoclipe de Hawaí Remix.

Nas edições passadas, o artista concorreu em nove categorias e venceu uma: Canção Urbana Favorita, por Felices Los 4.

Nesta edição, Maluma recebeu quatro indicações: Artista do Ano; Artista Favorito Masculino e Single do Ano e Canção Favorita Urbana, por Hawái Remix com The Weeknd.

Latin AMAs 2019 The Daily Rind
Foto: Reprodução/Divulgação.

Você pode votar no Latin American Music Awards aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *