O comeback mais esperado aconteceu: RBD volta mais forte que nunca. Desde seu início em 2004 com a novela Rebelde, o grupo foi um sucesso mundial. Antes da era das redes sociais, o RBD teve muitas conquistas que, na época, pareciam inalcançáveis para um artista latino.
Apesar de não ser um reencontro, e sim um tributo (só participarão 4 dos 6 integrantes da formação original), a banda volta quebrando recordes mesmo 12 anos após seu fim.
A chegada das músicas do RBD nas plataformas digitais
A entrada das músicas do RBD nas plataformas digitais sempre foi um dilema. Um dia os álbuns ficavam disponíveis e no dia seguinte já tinham saído do catálogo. Havia claramente um problema de direitos autorais que parecia impossível de ser resolvido.
Até que, no final de agosto, as preces foram ouvidas: o Spotify anunciou que a discografia completa do RBD chegaria na plataforma dia 3 de setembro.
A divulgação contou com a participação de todos os integrantes. Inclusive Alfonso Herrera, que abriu mão da sua carreira musical após o fim da banda, fez questão de mandar um recado aos fãs.
Recordes batidos
O último álbum do RBD foi lançado em 2009, mas isso, de forma alguma, significa que a banda foi esquecida. Com a volta das músicas às plataformas digitais, o grupo voltou a bater recordes.
Nas primeiras 24 horas, a playlist This Is RBD conseguiu desbancar o recorde de curtidas que até então era do BTS. A playlist foi curtida por 175.000 pessoas em seu primeiro dia no ar no Spotify.
Além disso, o RBD teve o maior número de faixas de um mexicano no Top 200 do Spotify, a música Sálvame foi a melhor estreia de um artista de língua espanhola no Top 200 Global e, no dia do lançamento, o grupo foi o artista mais tocado simultaneamente em nível mundial.
Aqui não foi diferente. Sendo sempre um dos maiores apoiadores da banda, 32 faixas do grupo entraram no Top 200 do Brasil, sendo 21 no Top 100 e 7 no Top 50, tornando-se o país que mais ouviu as músicas do grupo.
No Youtube também foi sucesso. O canal criado com os clipes da banda ganhou o prêmio YouTube Silver Creator por conseguir mais de 100 mil seguidores antes do lançamento oficial.
Ontem (3), o RBD ultrapassou a marca de 250 milhões de streams totais no Spotify, apenas 3 meses após a disponibilização da discografia.
Anúncio da live Ser o Parecer
Junto com o anúncio da volta da discografia, os integrantes do RBD começaram a fazer mistério nas redes sociais pedindo para que os fãs se registrassem em um novo site denominado RB2 World.
Os fãs criaram muita expectativa do que poderia ser e, no dia 30 de setembro, veio a resposta: uma live do RBD, denominada Ser o Parecer, no dia 26 de dezembro. Sem a presença de Dulce Maria e Alfonso Herrera, a live seria uma homenagem à trajetória da banda.
Todos os participantes já expressaram a vontade de ter todos os integrantes no tributo, mas também respeitam suas decisões. Dulce Maria preferiu não participar devido a sua gravidez e Poncho para se dedicar à sua carreira de ator.
Os ingressos do show virtual começaram a ser vendidos no dia 4 de outubro, Dia Mundial do RBD, e o sucesso foi tanto que Ser o Parecer é a maior live paga da América Latina até o momento.
Recentemente, Christopher Uckermann disse que “ironicamente” a iniciativa da reunião partiu dele. O cantor, que sempre deixou claro que, para ele, RBD teve um início e um fim, teve a ideia da live de modo a agradecer aos fãs da banda que se permaneceram fieis por todo esse tempo.
Siempre He Estado Aquí: o novo single do RBD
E as surpresas não pararam por aí! No final de outubro, Anahí anunciou numa entrevista o que muitos fãs estavam torcendo: uma nova música do RBD.
No dia 17 de novembro, foi lançado o novo single do RBD: Siempre He Estado Aquí, cantado apenas pelos 4 integrantes que participarão da live (Anahí, Maite Perroni, Christopher Uckermann e Christian Chávez).
Após 11 anos do seu último lançamento (o álbum Para Olvidarte De Mí, lançado após o fim do grupo), o RBD voltou a fazer sucesso com a nova música.
No dia seguinte da sua estreia (18/11), Siempre He Estado Aquí ingressou no Top 50 do iTunes dos Estados Unidos (música em espanhol mais bem posicionada no ranking no dia) e liderou o ranking de downloads da loja virtual em nove países.
O futuro do RBD
Relembrando os trabalhos passados do grupo, a música dedica uma estrofe para homenagear os antigos hits da banda, como Sálvame, Este Corazón, Enséñame, Un Poco De Tu Amor e Sólo Quédate En Silencio.
Sálvame con este corazón / Tan sólo enséñame un poco de tu amor / Y sólo quédate en silencio / Que aún hay tanto por contar / Y hay canciones que nos quedan por cantar
Os integrantes do RBD já afirmaram inúmeras vezes que esse é um momento único e que não existem planos futuros para a banda.
Entretanto, muitos fãs acreditam que o verso final “Ainda há tanto por contar e canções que precisamos cantar” pode indicar uma volta mais permanente do grupo.
E você, acha que teremos uma turnê do RBD no ano que vem? Conta pra gente nas nossas redes sociais.
Você pode garantir seu ingresso para live Ser o Parecer aqui.