in

Siempre He Estado Aquí: RBD volta com mais força que nunca

reencontro rbd 2019

O comeback mais esperado aconteceu: RBD volta mais forte que nunca. Desde seu início em 2004 com a novela Rebelde, o grupo foi um sucesso mundial. Antes da era das redes sociais, o RBD teve muitas conquistas que, na época, pareciam inalcançáveis para um artista latino.

Apesar de não ser um reencontro, e sim um tributo (só participarão 4 dos 6 integrantes da formação original), a banda volta quebrando recordes mesmo 12 anos após seu fim.

A chegada das músicas do RBD nas plataformas digitais

A entrada das músicas do RBD nas plataformas digitais sempre foi um dilema. Um dia os álbuns ficavam disponíveis e no dia seguinte já tinham saído do catálogo. Havia claramente um problema de direitos autorais que parecia impossível de ser resolvido.

Até que, no final de agosto, as preces foram ouvidas: o Spotify anunciou que a discografia completa do RBD chegaria na plataforma dia 3 de setembro.

A divulgação contou com a participação de todos os integrantes. Inclusive Alfonso Herrera, que abriu mão da sua carreira musical após o fim da banda, fez questão de mandar um recado aos fãs.

Vídeo de Alfonso Herrera divulgando o RBD no Spotify.

Recordes batidos

O último álbum do RBD foi lançado em 2009, mas isso, de forma alguma, significa que a banda foi esquecida. Com a volta das músicas às plataformas digitais, o grupo voltou a bater recordes.

Nas primeiras 24 horas, a playlist This Is RBD conseguiu desbancar o recorde de curtidas que até então era do BTS. A playlist foi curtida por 175.000 pessoas em seu primeiro dia no ar no Spotify.

Além disso, o RBD teve o maior número de faixas de um mexicano no Top 200 do Spotify, a música Sálvame foi a melhor estreia de um artista de língua espanhola no Top 200 Global e, no dia do lançamento, o grupo foi o artista mais tocado simultaneamente em nível mundial.

Foto: Reprodução/Instagram.

Aqui não foi diferente. Sendo sempre um dos maiores apoiadores da banda, 32 faixas do grupo entraram no Top 200 do Brasil, sendo 21 no Top 100 e 7 no Top 50, tornando-se o país que mais ouviu as músicas do grupo.

No Youtube também foi sucesso. O canal criado com os clipes da banda ganhou o prêmio YouTube Silver Creator por conseguir mais de 100 mil seguidores antes do lançamento oficial. 

Videoclipe de Sálvame, música do RBD que teve o melhor desempenho nas plataformas digitais.

Ontem (3), o RBD ultrapassou a marca de 250 milhões de streams totais no Spotify, apenas 3 meses após a disponibilização da discografia.

Anúncio da live Ser o Parecer

Junto com o anúncio da volta da discografia, os integrantes do RBD começaram a fazer mistério nas redes sociais pedindo para que os fãs se registrassem em um novo site denominado RB2 World.

Tweet da Anahí divulgando o site RB2 World.

Os fãs criaram muita expectativa do que poderia ser e, no dia 30 de setembro, veio a resposta: uma live do RBD, denominada Ser o Parecer, no dia 26 de dezembro. Sem a presença de Dulce Maria e Alfonso Herrera, a live seria uma homenagem à trajetória da banda.

Todos os participantes já expressaram a vontade de ter todos os integrantes no tributo, mas também respeitam suas decisões. Dulce Maria preferiu não participar devido a sua gravidez e Poncho para se dedicar à sua carreira de ator.

divulgação do rbd
Foto: Divulgação

Os ingressos do show virtual começaram a ser vendidos no dia 4 de outubro, Dia Mundial do RBD, e o sucesso foi tanto que Ser o Parecer é a maior live paga da América Latina até o momento.

Recentemente, Christopher Uckermann disse que “ironicamente” a iniciativa da reunião partiu dele. O cantor, que sempre deixou claro que, para ele, RBD teve um início e um fim, teve a ideia da live de modo a agradecer aos fãs da banda que se permaneceram fieis por todo esse tempo.

Siempre He Estado Aquí: o novo single do RBD

E as surpresas não pararam por aí! No final de outubro, Anahí anunciou numa entrevista o que muitos fãs estavam torcendo: uma nova música do RBD.

Entrevista em que Anahí anunciou a nova música do RBD.

No dia 17 de novembro, foi lançado o novo single do RBD: Siempre He Estado Aquí, cantado apenas pelos 4 integrantes que participarão da live (Anahí, Maite Perroni, Christopher Uckermann e Christian Chávez).

Após 11 anos do seu último lançamento (o álbum Para Olvidarte De Mí, lançado após o fim do grupo), o RBD voltou a fazer sucesso com a nova música.

No dia seguinte da sua estreia (18/11), Siempre He Estado Aquí ingressou no Top 50 do iTunes dos Estados Unidos (música em espanhol mais bem posicionada no ranking no dia) e liderou o ranking de downloads da loja virtual em nove países.

Videoclipe de Siempre He Estado Aquí.

O futuro do RBD

Relembrando os trabalhos passados do grupo, a música dedica uma estrofe para homenagear os antigos hits da banda, como Sálvame, Este Corazón, Enséñame, Un Poco De Tu Amor e Sólo Quédate En Silencio.

Sálvame con este corazón / Tan sólo enséñame un poco de tu amor / Y sólo quédate en silencio / Que aún hay tanto por contar / Y hay canciones que nos quedan por cantar

https://twitter.com/DivulgacionRBD/status/1326558382556389377
Vídeo de Christian Chávez e Maite Perroni cantando um trecho da música.

Os integrantes do RBD já afirmaram inúmeras vezes que esse é um momento único e que não existem planos futuros para a banda.

Entretanto, muitos fãs acreditam que o verso final “Ainda há tanto por contar e canções que precisamos cantar” pode indicar uma volta mais permanente do grupo.

Foto: Reprodução / Instagram.

E você, acha que teremos uma turnê do RBD no ano que vem? Conta pra gente nas nossas redes sociais.

Você pode garantir seu ingresso para live Ser o Parecer aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *