in

Como The Weeknd trilhou a era disco até o SuperBowl

the weeknd artista e álbum 2020
Foto: Reprodução

The Weeknd envolveu os ouvidos do público com seu hit Blinding Lights e chegou ao Superbowl, ressignificando a Era Disco como atemporal. O cantor canadense vai ser a atração da final da Liga de Futebol Americano em 2021.

Lançada em 2019, a faixa Blinding Lights se consagra um hit que trouxe para a indústria musical uma nova forma de se fazer música. Ela mostrou que, mesmo que não estejamos nos anos 80, a discoteca mantém-se viva nas vozes dos intérpretes contemporâneos.

Mas como foi a jornada dessa Era Disco até o SuperBowl?

After Hours e o triunfo de The Weeknd

Quando ouvimos os antigos álbuns de The Weeknd, não imaginamos que tão cedo seria possível ouvir a mudança de R&B para uma aclamada nostalgia dançante, que hoje se mostra memorável e artística.

Nesse sentido, After Hours já estreava em seu primeiro dia de lançamento com maestria. Abrindo com 86/100 no Metacritic, o projeto contabilizava, em veículos como Variety e The Guardian, 96 e 80 pontos respectivamente. Além de elogios a um “álbum marcado pela loucura e beleza.”

The Weeknd no videoclipe de blinding lights com óculos escuros e terno vermelho
Foto: reprodução/youtube

Em contrapartida, sozinha e sem prometer, Blinding Lights preparava-se para se tornar a música do ano.

The Weeknd: o primeiro artista a ocupar 5 charts da Billboard

Por mais que seu recente álbum tenha atingido o topo da Billboard Hot 200, a recepção por parte do público foi tão grande, que a aclamação o levou a liderar a Billboard Hot 100, Billboard Artist 100, Hot 100 Songriwters e Hot 100 Producers Charts.

Visto ao enorme sucesso emergido pelo seu mais novo projeto, The Weeknd também emplacou em seu gigantesco currículo mais um recorde a Blinding Lights.

O single alcançou não só o maior número de semanas no primeiro lugar da Hot R&B Songs, como também quebrou o recorde de 22 anos da banda Goo Goo Dolls.

A canção agora é a primeira a estar mais tempo nas rádios americanas, contabilizando 19ª semana no primeiro lugar da parada Radio Songs da Billboard.

A música tornou-se também a mais popular nas rádios dos Estados Unidos e deixa seu legado, superando a faixa Iris da banda americana, que passou 18 semanas em primeiro lugar em 1998.

Além disso, o artista é o único a permanecer no top 5 da Hot 100 por 28 semanas, ultrapassando as 27 semanas que pertenciam a Shape Of You, de Ed Sheeran, e Closer, feat. do duo The Chainsmokers e Halsey.

São 49 semanas estáveis dentro do top 5 e 10 da Hot 100 desde o dia de sua entrada.

The Weeknd no SuperBowl

Desde o lançamento do clipe da faixa principal de After Hours, o cantor vem investindo na estética e elaboração na construção do seu novo projeto. Os videoclipes de Heartless, In Your Eyes e Too Late resgatam bem essa trama dos anos 80 que The Weeknd aderiu para o recente trabalho.

A estrela de Toronto trouxe em suas últimas produções e performances a continuação de cada visual presente em seus clipes. Em um paletó vermelho e com o rosto ensanguentado, Abel escreve uma Era que superou recordes e que ainda deixa uma característica própria do seu árduo trabalho.

Portanto, para marcar de vez sua carreira e sua nova fase musical, o cantor se tornou a atração do show do intervalo do SuperBowl da NFL. O evento acontecerá no dia 7 de fevereiro de 2021 no palco do Hard Rock Stadium, na Flórida. E terá Jay Z e a Roc Nation, gravadora do rapper, como produtores.

Expectativas para o show

Para o The New York Times, a apresentação do cantor tem tudo para ser única. Assim, segundo o jornal, “The Weeknd tem uma tendência por apresentações elaboradas e super conceituais no palco, o que pode facilmente ser traduzido para uma experiência única em um estádio.”

Ademais, para o Estrategista de Entretenimento do Halftime, Jay Z, o concerto promete ter particularidades do canadense. “The Weeknd introduziu um som todo seu. Sua singularidade comovente definiu uma nova geração de grandeza na música e na arte.”

Embora ainda não se saiba do que a performance será composta, a Billboard já montou um setlist dos sonhos para o show de The Weeknd no Super Bowl: 1. The Hills (intro) 2. House of Balloons / Lonely Star 3. In Your Eyes 4. Earned It 5. Love Me Harder (ft. Ariana Grande) 6. Can’t Feel My Face 7. Starboy / I Feel It Coming 8. Blinding Lights 9. The Morning.

Entretanto, enquanto esperamos para assistir a sua estreia no mais assistido evento musical do mundo, fiquemos aqui com uma de suas apresentações do hino Blinding Lights no VMA 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *