in , , ,

12 covers de músicas com riffs memoráveis do rock

O rock é um gênero musical muito marcado pelo som de guitarra. Chamados de riffs – uma progressão de acordes, intervalos ou notas musicais repetidas em uma música –, elas formam a base ou acompanhamento principal de uma canção.

Dentre tantos riffs que já passaram pelo estilo, alguns ficarão para sempre na nossa memória. Aqueles trechos que, só de ouvir, você sabe que conhece. Com base nas escolhas do fundador da Academia do Rock, Marcelo Freire, junto com alguns dos professores de guitarra da escola de música, separamos 12 covers incríveis desses clássicos do rock.

Confira:

1. Guns N’ Roses

“Sweet Child O’ Mine”

Formada em 1985, o Guns N’ Roses certamente traz na bagagem muitas músicas que todo mundo conhece. Dentre elas, a mais famosa “Sweet Child O’ Mine” ganhou uma versão na voz da jovem Sabrina Carpenter.

Sabrina Carpenter

2. Eric Clapton/ J.J. Cale

“Cocaine”

Veterano da guitarra, Eric Clapton domina muitos riffs do rock. Entre eles, está o sucesso “Cocaine”, canção de autoria do compositor J.J. Cale. A banda The Folks adaptou o clássico e tocou, no meio da rua, uma versão incrível.

The Folks

3 e 4. Black Sabbath

É óbvio que Black Sabbath apareceria nesta lista. A clássica banda de heavy metal deixou grandes legados, como a música “Iron Man”, presente no filme de mesmo nome, da Marvel. Escute a versão da banda sueca The Cardigans:

The Cardigans

Além dessa, tem a “Paranoid”, faixa que dá nome ao segundo álbum de estúdio do grupo, lançado em 1970. Recentemente, o Weezer regravou o clássico e lançou no “The Teal Album” (2019), disco que traz diversos covers.

Weezer

Cá está a original:

5. Metallica

O Metallica também possui muitos riffs que todos conhecem. Um deles está em “Enter Sandman”, single do álbum homônimo da banda, lançado em 1991. Na voz da cantora SHEL, o hit ganhou um tom mais calmo e impressionante. Escute:

SHEL

6. Nirvana

“Smells Like Teen Spirit”

A antiga banda do Kurt Cobain marcou a história do rock com seus riffs únicos e contagiantes. Tanto que até o Imagine Dragons escolheu uma das músicas do Nirvana para tocar: “Smells Like Teen Spirit”.

Imagine Dragons

7. The Beatles

“Day Tripper”

The Beatles, por si só, já são um sucesso estrondoso pelo mundo a fora. Suas músicas foram muito replicadas por diversos artistas e, para a Natasha Bedingfield, “Day Tripper” foi escolhida para um cover bem interessante.

Natasha Bedingfield

8. The White Stripes

Quem nunca se pegou cantarolando o riff memorável de “Seven Nation Army”? O maior sucesso da banda do Jack White ganhou uma nova versão na voz da cantora pop Melanie Martinez.

Melanie Martinez

9. Led Zeppelin

O Led Zeppelin segue sendo uma grande influência no gênero musical rock até hoje. Tanto que o Foo Fighters, durante seu show no estádio do Wembley, tocou um cover incrível da música “Rock And Roll”, acompanhados dos próprios Jimmy Page e John Paul Jones.

Foo Fighters

10. Roy Orbison

“Oh, Pretty Woman”

Roy Orbison foi, de fato, um dos pioneiros do rock and roll. Ficou mundialmente famoso por seu grande sucesso “Oh, Pretty Woman”, também conhecido como trilha sonora do filme “Pretty Woman” (1990). Confira a versão da banda Bon Jovi:

Bon Jovi

11 e 12. AC/DC

“Back In Black”

Não tem nem como questionar o poder dos riffs do AC/DC. A banda australiana deixou seu legado em clássicos do rock como “Back In Black”, por exemplo. Contemple a versão da Shakira dessa música:

Shakira

Por fim, tem também o Glee fazendo cover do AC/DC. Para fechar a lista, o grupo do famoso seriado da Fox cantou uma curta versão do hit “Highway To Hell”, com coreografia e tudo. Confira:

Glee

Relembre a versão original:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *