in , ,

Opinião: 10 anos de Little Mix; por que você precisa ouvir o grupo?

Foto: Little Mix para 'You' Maganize/ Divulgação
Foto: Little Mix para 'You' Maganize/ Divulgação

Exatamente hoje (19), há 10 anos, durante a oitava temporada da franquia britânica “The X Factor“, nascia o Little Mix, um dos maiores girlgroups da década de 2010. Composto por Leigh-Anne Pinnock, Jesy Nelson, Perrie Edwards e Jade Thirlwall, o Little Mix se tornou uma grande potência no segmento pop e continua até hoje fazendo história no mundo dos girlgroups.

Contrariando todas as probabilidades, as meninas se tornaram o primeiro grupo a ganhar o programa e emplacaram nada mais nada mesmo que 100 semanas dentro do Top 10 do UK Charts. Se igualando a nomes como Spice Girls, Girls Aloud e Destiny’s Child, o Little Mix faz aniversário hoje com muitas conquistas a serem celebradas.

No dia 12 de dezembro de 2020, após nove anos em atividade, Jesy decidiu deixar o grupo para cuidar da sua saúde mental. O anúncio foi feito com um post no Instagram da banda e em seguida no da própria cantora. Jesy já vinha afastada dos compromissos da agenda de divulgação do álbum “Confetti”, alegando problemas de saúde e outras questões. Atualmente não se sabe muito da relação das meninas com a ex-colega de grupo, mas a cantora deu seus primeiros passos solos esta semana.

Dizem por aí que quanto mais o tempo passa, mas difícil fica se manter no auge. Com o Little Mix talvez isso não se aplique muito. Heartbreak Anthem”, parceria da banda com Galantis e David Guetta, deu às meninas a sua centésima semana no Top 10 britânico em todos os seus lançamentos – recorde antes nunca batido por um girlgroup.

Com prêmios que vão de Brit Awars a EMA’s e uma discografia repleta de canções incríveis, fica até difícil não conhecer o trabalho das misturinhas. Veja por que você precisa ouvi-las!

3 pontos que provam por que você precisa ouvir Little Mix

1) A trajetória é marcada por números expressivos

Assim como boa parte dos grupos que competiam no “The X Factor”, as meninas do Little Mix se inscreveram na competição como solistas e foram colocadas juntas graças à Kelly Rowland (sim, a colega de grupo da Beyoncé) durante a fase do bootcamp. Perrie, Leigh, Jade e Jesy foram mentoradas pela jurada Tulisa Contostavlos e se destacaram na competição por cantarem hits de grandes cantoras pops como Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna, Nicki Minaj, entre várias outras e claro, pela química em entre si.

Embora o “X Factor” tivesse fama de previsível, a vitória do Little Mix foi uma surpresa. Juntas, as garotas se tornaram o primeiro grupo a ganhar a competição britânica. O seu winner single “Cannonball” saiu do reality direto para o topo da parada britânica, garantindo o primeiro número 1 da carreira do quarteto.

De lá pra cá, Little Mix traçou uma carreira progressista, sempre elevando o nível ano após ano. Com seis discos de estúdio, são mais de 12 bilhões de streams mundialmente, 3 bilhões de visualizações no YouTube, sem falar nos 3 Brits Awards que elas tanto sonharam. O mais recente deles foi conquistado na edição deste ano, na categoria melhor grupo britânico.

2) Letras inspiradoras

Com letras de empoderamento feminino, autoaceitação, amizade, entre vários outros temas, Little Mix sempre escreveu suas próprias canções. Desde o primeiro álbum ao recente hit single “Sweet Melody“, o grupo se atenta em soar transparente em sua essência.

A faixa Strip“, por exemplo, lançada como single promocional do seu quinto disco de estúdio, fala sobre como a mídia sexualizou os seus corpos e as atacou quando eles mudavam, deixando claro que elas são mais que isso com ou sem Photoshop, independente de raça e peso.

Secret Love Song” é outra que merece todo destaque. Colocando um pouco do meu lado pessoal aqui, sempre que a escuto a tenho como um refúgio. A canção se tornou um hino da comunidade LGBTQIA+ por falar do preconceito e das dificuldades que é esconder um amor nos dias de hoje. Lembro bem do show no Brasil e da fala de Jade durante a performance da canção:

“Existem pessoas no poder que vão tentar te ameaçar e fazer você sentir que não pertence, mas nós estamos aqui dizendo que estamos com vocês e toda comunidade LGBT. Você nunca deve ter medo de ser quem você é.” 

Obrigado por isso, Little Mix.

https://twitter.com/tracklist/status/1263638555760496640

3) Uma década depois, vem novidade por aí

Estamos muito animadas com este álbum. Inclui todos os nossos sucessos, bem como algumas músicas novas que mal podemos esperar para ouvir. Não podemos agradecer a todos pelo apoio nos últimos dez anos… Este álbum é para cada um de vocês que ouviu nossa música, comprou um álbum ou cantou com o coração em um de nossos shows. Não estaríamos aqui lançando esse álbum se não fosse por vocês” – Little Mix

Nesta quinta-feira (19), para comemorar os 10 anos o presente dos mixers veio cedo: um anúncio de um álbum novo incluindo os hits do grupos mais cinco músicas inéditas. O material foi nomeado de “Between Us” e será lançado em 12 de novembro.

Desde que Jesy deixou o grupo, as meninas já haviam anunciado que estavam trabalhando em novas canções. Com uma turnê programada – e praticamente toda esgotada – para o próximo ano, o Little Mix ainda tem muito trabalho pela frente.

Considerações finais

Mesmo com duas integrantes grávidas e a recém-saída de Jesy, o Little Mix não soa fragilizado e muito menos indisposto a trabalhar. Claro que as coisas podem mudar, mas isso não parece soar um problema para as meninas.

Foto: Little Mix para 'You' Maganize/ Divulgação
Foto: Little Mix para ‘You’ Magazine/Divulgação

Grupos infelizmente possuem prazo de validade e já escolhemos gostar deles sabendo disso. É normal também integrantes saírem antes do fim oficial, foi assim com as Spice Girls, o Take That e até mesmo com alguns mais recentes como CNCO, One Direction e Fifth Harmony. Em tempo contínuo em atividade, o Little Mix talvez seja o que tenha durado mais.

Sinônimo de força, perseverança, amizade, trabalho duro, entre as coisas que a indústria sempre tentou tirar delas, o grupo conquistou seu espaço no mundo da música e isso ninguém pode mudar. Eu, enquanto mixer, poderia passar horas citando inúmeras vezes que essas garotas foram atacadas e subestimadas, porém os números e as conquistas elencadas aqui falam por si só.

10 anos não são dez dias e nessa indústria que vivemos hoje isso é um mérito e tanto. Mesmo que dure mais alguns meses ou mais 10 anos, o Little Mix sempre será o Little Mix. Aqui deixo o meu muito obrigado a este grupo que mudou minha vida e me apresentou pessoas incríveis. Músicas são memórias e graças a elas eu tenho várias boas para contar. Parabéns às misturinhas!

E você, está instigado ou instigada a ouvir Little Mix? Conte para a gente no Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *