in

“Songwriter Icon Award”: Taylor Swift e mais 3 artistas que receberam a honraria

Foto: Reprodução

Taylor Swift recebeu ontem o prêmio Songwriter Icon Award (Prêmio Compositora Ícone). Durante a cerimônia, ela fez um belo discurso para agradecer aos muitos colaboradores que a ajudaram ao longo do caminho. Confira destaques do discurso da cantora e outros três artistas que já receberam!

Leia também: Os filhos de Taylor Swift: 4 artistas que a cantora “adotou”

"Songwriter Icon Award": Taylor Swift e mais 3 artistas que receberam a honraria
Foto: Reprodução

“Gostaria de agradecer às pessoas que foram meus professores, meus mestres, da arte de compor”, disse a artista. Taylor apareceu remotamente no evento após ser apresentada pelo presidente e CEO da National Music Publishers Association (NMPA), David Israelite.

Iniciando seu discurso, Swift prestou homenagem a Liz Rose, que co-escreveu várias faixas do álbum de estreia, autointitulado, lançado em 2006. Dentre elas, estão os singles: “Tim McGraw” e “Teardrops on My Guitar”.

Taylor também agradeceu a Max Martin e Shellback, que a ajudaram a marcar sucessos na fase pop da cantora em “RED”, “1989” e “Reputation”; e Jack Antonoff, que começou a trabalhar com ela no “1989” e não parou desde então.

Houve também um agradecimento a Aaron Dessner (da banda The National), que co-escreveu e produziu os dois últimos álbuns de Swift (“folklore” e “evermore”). Além disso, ele também ajudou a produzir o “Fearless (Taylor’s Version)”.

Taylor, claro, não deixou de agradecer aos fãs: “Vocês não têm ideia do quanto isso significa para mim, que você as dissecam e copiam em seus diários e se preocupam com as coisas que eu escrevo.”

Confira outros 3 artistas que já receberam o Songwriter Icon Award, além de Taylor Swift

1. Garth Brooks

Um dos principais ícones da música country Garth Brooks foi homenageado na reunião da National Music Publishers Association do ano passado.

Brooks aceitou o prêmio discurso pré-gravado e conseguiu incluir um pouco de música, tocando trechos de “Fire and Rain” de James Taylor e um hit de sua autoria, “The River”.

“Nós [compositores] somos a semente, somos frágeis, mas precisamos estar mais protegidos, ou não há planta. Vocês entendem isso. Obrigado por lutar a luta.”

Brooks disse que estava aceitando em nome de seu empresário de longa data Bob Doyle, a quem ele descreveu como um amigo especial da NMPA, e “que ama música e ama compositores mais do que qualquer outra pessoa que está assistindo ou tocando aqui esta noite”.

2. Alicia Keys

Alicia Keys recebeu o prêmio de Compositora Ícone no ano de 2018. Ao receber a honraria, ela usou seu comovente discurso para anunciar um coletivo pró-feminino chamado She Is the Music.

Uni forças com um grupo de executivas, compositoras, artistas, engenheiras, produtoras e editoras realmente poderosas para ajudar a remodelar a indústria que todos amamos, criando oportunidades reais e um canal de talentos para outras mulheres.

Keys falou sobre o assunto em seu discurso de quase 10 minutos. Após agradecer aos familiares, colaboradores e executivos mais próximos a ela, continuou:

“É especialmente significativo receber este prêmio agora, como uma mulher na indústria da música. Minha mãe me ensinou que todo ano é o ano da mulher […], mas este ano é definitivamente outra coisa.”

É um ano poderoso, é um ano fortalecedor e é o começo de muitas coisas. E muitos de nós no mundo da música estamos trabalhando mais do que nunca para mostrar e apoiar o trabalho de compositoras, engenheiras e produtoras.

Em entrevista à revista Variety, Alicia argumentou: “Temos que fazer algo porque as estatísticas são brutais”. E citou um estudo da Escola Annenberg de Comunicação e Jornalismo da Universidade do Sul da Califórnia sobre os indicados ao Grammy.

Dos quase 3.000 compositores pop creditados no ano passado [2017], apenas 12% eram mulheres, apenas 3% dos engenheiros eram mulheres e uma delas é Ann [Mincieli, engenheira de Keys]. Apenas 2% dos produtores são mulheres e uma delas sou eu! Nosso mundo é 50-50, e é hora de nossa indústria refletir isso.

3. Billy Joel

Durante a reunião de 2015, Billy Joel recebeu o prêmio Songwriter Icon Award da NMPA. (Sim, o mesmo Billy Joel que é citado em “deja vu”, de Olivia Rodrigo.) “Eu nunca imaginei quando estava começando que iria durar tanto”, disse Joel, ao aceitar o prêmio.

À época, ele também lembrou que havia acabado de tocar no Bonnaroo, um festival de música que ocorre em Manchester, estado americano do Tennessee, durante 4 dias.

O público-alvo do evento são jovens entre 18 e 26 anos. “Eu não sabia se eles iriam gostar das minhas músicas, mas devo ter feito um bom trabalho, porque essas crianças estavam cantando junto”, disse Billy

Depois que foi honrado com o prêmio, LeAnn Rimes, ícone do country-pop cantou duas das canções mais famosas de Joel, “Lullabye (Good Night, My Angel)” e “She Got A Way”.


Você é fã desses artistas? Conhecia o prêmio NMPA de Compositor Ícone (Songwriter Icon) que Taylor ganhou? Quais outros artistas você acha que também merecem receber a honraria? Comente conosco nas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *