in ,

Coldplay: o que esperar do novo álbum da banda?

coldplay novo álbum

A banda Coldplay está pronta para lançar seu novo álbum: Music Of The Spheres. A informação vem do jornal The Sun, que afirma que o grupo tem a marca registrada do nome para usar em músicas, merchandise e todos os produtos de divulgação possíveis.

Inicialmente, a aplicação para patentear a marca foi rejeitada, o que atrasou um pouco os planos do grupo. No entanto, agora que os documentos oficiais foram publicados, o possível lançamento pode estar mais perto que nunca.

Em fevereiro deste ano, uma fonte disse ao jornal: “Chris e companhia têm dado dicas por um tempo agora [sobre o novo álbum] e finalmente está decolando. Eles têm estado ocupados trabalhando em novas músicas durante o lockdown e tudo culminará no disco, que terá o nome de trabalho Music Of The Spheres. Chris e o grupo agora oficialmente têm a marca registrada do nome pronta para o álbum. Isso também inclui merchandise e tudo que eles precisam para uma turnê. É um momento muito emocionante para todos”.

Uma das dicas foi dada pela banda no lançamento do recente disco Everyday Life, no fim de 2019. O título Music Of The Spheres foi impresso em um livro que acompanha a versão vinil do álbum, ao lado da mensagem ‘Coldplay, em breve’ em letras pequenas.

coldplay novo álbum
Foto: DIvulgação/Reprodução.

O que esperar do novo álbum do Coldplay?

Semelhanças com o Everyday Life

Logo após o lançamento do oitavo disco do Coldplay, a produção e alguns integrantes da banda deixaram claro que o próximo álbum do grupo já estava sendo feito, quase que ao mesmo tempo que Everyday Life.

No fim de 2019, Mark Mitchell, co-presidente da gravadora da banda, revelou em entrevista à revista Music Week que o próximo álbum de Coldplay não demoraria muito a sair, pois haviam muitas ideias que ficaram de fora do disco lançado.

“Nada está gravado em pedra, mas o que podemos dizer é que há um desejo de gravar um disco para suceder esse rapidamente”, revelou Mitchell. “Esse álbum veio muito, muito rápido. Eles trabalharam nas músicas por todo o verão, então há muitas ideias que ficaram de fora desse álbum e que eles esperam lançar o mais rápido possível”, finalizou.

Já Johnny Buckland, guitarrista da banda, afirmou, em entrevista à Q Magazine, que o grupo já estava fazendo outro disco, ainda durante a divulgação do Everyday Life. “Sabíamos que isso [Everyday Life] provavelmente terminaria no Natal, então estamos ansiosos para continuar com a próxima coisa”, complementou o baterista Will Champion.

Champion também havia adiantado que várias faixas já estavam prontas: “Temos músicas prontas para gravação e sessões de gravações marcadas. Estamos muito animados para seguir em frente”.

O novo álbum pode ser sucedido para uma turnê do Coldplay

O Coldplay sempre foi um grupo muito ativista em relação ao meio ambiente. Por isso, em 2019, eles optaram por não realizar uma turnê do álbum Everyday Life. Eles tiraram um tempo para planejarem uma futura série de shows que pudesse ser predominantemente sustentável.

Chris Martin anunciou que a turnê do álbum não aconteceria durante uma entrevista à BBC. “Nós tiraremos tempo durante o próximo ano ou dois para descobrirmos como nossa turnê pode ser não apenas sustentável, mas também como pode ser ativamente beneficial”, contou o artista.

“Nossa próxima turnê será a melhor versão de uma turnê de forma ambiental. Nós ficaríamos decepcionados se não fosse neutra em carbono. A coisa mais difícil é o lado aéreo das coisas. Mas, por exemplo, nosso sonho é ter um show que não tem nenhum uso de plástico, que seja amplamente movido por energia solar”, finalizou.

No entanto, parece que eles finalmente conseguiram planejar a turnê que sempre quiseram. Segundo a fonte que revelou informações do novo disco, a patente do álbum Music Of The Spheres inclui diversos produtos que poderiam ser utilizados numa possível turnê. Com a volta dos shows presenciais e eventos musicais em alguns países ao redor do mundo, isso pode indicar o interesse da banda de fazer uma tour do novo trabalho.

Sem parcerias

Dos oitos discos da discografia do Coldplay, apenas dois possuem parcerias com outros artistas. A cantora Rihanna participou de Princess of China, no álbum Mylo Xyloto, e Tove Lo fez parte de Fun, em A Head Full of Dreams. Além de não costumarem contar com colaborações em seus trabalhos, a pandemia pode ter dificultado ainda mais o processo de parcerias.

Composições honestas e empáticas

Em entrevista à rádio BBC, Chris Martin chegou a revelar que, durante a última turnê do grupo, ele se tornou mais suscetível a ser honesto.

“A verdade é que teve algo na nossa última turnê que me fez ficar em paz com falar abertamente e não me importar se as pessoas discordam. Essa tem sido a primeira vez que nos sentimos como ‘nós chegamos neste lugar como uma banda, então não há nada o que pensar em termos de carreira’. Você pode apenas falar completamente livre e deixar todas as cores da vida virem”, compartilhou o cantor.

Sobre as músicas do álbum Everyday Life, Martin explicou: “Algumas das composições são muito pessoais, sobre coisas reais da minha vida, e algumas são sobre coisas que eu vejo ou nós vemos, e outras são sobre tentar simpatizar com o que os outros estão passando”.

“Me parece que uma das coisas que pode ajudar as pessoas a terem tempos melhores é se colocarem nos sapatos de outras pessoas, sejam as crianças que tiveram que ir embora da Síria, ou que cresceram em Baltimore, ou o que quer que seja. Ao invés de julgar de longe, pensar ‘eu imagino o que deve ser estar lá'”, completou.

Portanto, é de se imaginar que, além de composições mais honestas, as letras do novo álbum do Coldplay podem ter sido diretamente influenciadas pela pandemia e pelo momento em que estamos vivendo, sob uma ótica mais empática do grupo.

E você, o que espera do novo álbum do Coldplay? Conta pra gente nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *