in , ,

Tiny Desk: 5 artistas brasileiros que adoraríamos ver na session

Organizado pela rádio National Public Radio, Tiny Desk Concerts é uma série de vídeos de concertos ao vivo que desde a exibição da sua primeira apresentação em 2008, já recebeu três artistas brasileiros. Com direito a performance de Seu Jorge (2010), de Rodrigo Amarante (2014) e da banda Liniker e os Caramelows (2018), o programa teve a oportunidade de introduzir à sua lista de atrações três das grandes figuras musicais existente na cultura brasileira.

A série veiculada no canal da rádio americana NPR MUSIC no Youtube passa de 2 bilhões de views e já recebeu mais de 700 artistas, que realizam shows descontraídos e discorrem sobre suas carreiras.

Seu Jorge

Na salinha da redação de rádio da cidade de Washington, o pocket show de Seu Jorge foi o primeiro de um artista brasileiro gravado por um dos mais famosos estúdios norte-americano. Assim, como descrito na descrição do vídeo da apresentação no canal do Youtube da NPR MUSIC, o concerto do sambista fora gravado em 2010, embora tenha sido disponibilizado apenas em setembro do ano passado na plataforma.

O material foi registrado na época do lançamento do disco de estreia do projeto coletivo Almaz, formado por Seu Jorge, pelo multi-instrumentista Antônio Pinto, e pelo guitarrista e o baterista da banda Nação Zumbi, Lúcio Maia e Pupillo.

No Tiny Desk, eles apresentaram as faixas “Cirandar”, “Saudosa Bahia”, “Everybody Loves the Sunshine” e “Pai João”, destaques do álbum Seu Jorge e Almaz.

Rodrigo Amarante

Logo após o conjunto, o músico Rodrigo Amarente aparecia em 2014 para performar um concerto acústico diante de uma enxuta audiência do local, característica essa que faz parte do formato musical. Logo, promovendo o seu projeto solo Cavalo e com seu violão, Amarante cantou em inglês, francês e, claro, português. No setlist estavam “The Ribbon”, “Mon Nom”, “I’m Ready” e “Nada Em Vão”.

Liniker e Os Caramelows

A banda Liniker e os Caramelows se apresentando no tiny desk. O programa já recebeu alguns artistas brasileiros. Na foto temos a vocalista Liniker usando um vestido rosa e azul florido, uma backing vocal atrás, um tecladista sentado com camisa preta, um guitarrista usando uma camisa de manga azul com estampa e um cenário estilo biblioteca.
Foto: reprodução/Youtube

Enquanto isso, recentemente, em 2018, a banda Liniker e Os Caramelows realizava um doce show e esbanjava toda a sua brasilidade ao introduzir as canções: “Remonta” e “Tua” do álbum de estreia Remonta, de 2016, além de “Calmô”, lançada durante a gravação do Tiny Desk Concerts.

Assim, produzindo uma mudança nos arranjos das músicas, o grupo musical inseria em meio a sua harmônica vibe de apresentação gêneros como jazz e soul, o que permitiu permanecer na linha de proposta do programa.

A performance é até então o último concerto feito por uma banda brasileira no canal da rádio estadunidense.

Leia também: Tiny Desk (Home) Concerts: você precisa assistir esses shows!

5 artistas brasileiros que deveriam tocar no Tiny Desk

1. Djavan

O cantor Djavan seria uma essencial personalidade da música brasileira que agregaria muito as sessões do Tiny Desk Concert. Tocando atrás de uma mesa de escritório, no modelo voz e violão como só ele sabe, o cantor é o dono de inúmeros sucessos presentes no cenário musical do país.

Entre tantos clássicos do seu repertório como “Lilás”, “Nem um Dia” e “Flor de Lis”, o artista seria mais um dentro do estilo intimista, suave e marcante que o programa é formado, fazendo parte então de um dos mais prestigiados e respeitados veículos de comunicação dos EUA.

2. AnaVitória

A dupla musical que entende muito bem do significado de um bom acústico e faixas que conecte o público ao intéprete da canção, seria uma grande convidada do pocket show. Logo, levando hits que embalam as histórias de muitos brasileiros como as músicas “Canção de Hotel”, “Perdoa” e “Tua”.

As melhores amigas e as favoritas do público brasileiro encantariam a audiência a fora com as suas vozes angelicais e sua setlist que faz jus ao formato do Tiny Desk. Assim, talvez poderemos encontrar mais uma versão intimista de clássicos da discografia de AnaVitória como a de “Cecília” gravada no mesmo estúdio em Los Angeles, onde foi gravado o álbum O Tempo É Agora, de 2018.

3. Milton Nascimento

Milton Nascimento é vencedor do Grammy Awards na categoria World Music, amigo de artistas como Björk e um dos maiores cantores da música brasileira e latina. Uma session com o cantor seria uma das maiores honras que a série musical da rádio NPR poderia receber em seu estúdio.

Com grandiosas, clássicas e importantes faixas como “Travessia”, “Encontros e Despedidas” e “Maria Maria”, o artista traria um novo ar ao concerto que adora explorar artistas nacionais de outros países fora do território norte-americano.

4. Natiruts

A banda brasileira de reggae, Natirust, é uma grande referência de conjunto musical do país que alcança um público vasto e diverso no Brasil. Juntos desde 1996, o grupo que viaja o Brasil carregando inúmeros sucessos é um forte apreciador da versão acústica, formato encontrado no Tiny desk.

Ao seu repertório, se une hits como “Quero Ser Feliz Também”, “Liberdade Pra Dentro da Cabeça” e “Sorri, Sou Rei”, músicas essas que casam muito bem com o ambiente e objetivo do programa

5. IZA

A cantora de Pop é dona de uma voz esplêndida e sempre traz para sua setlist uma versão mais clean, com arranjos potentes de R&B, Jazz e Soul. Além disso, suas versões de faixas pertencentes a outros artistas estão sempre fazendo sucesso pela Internet.

“Meu Talismã”, “Dona de Mim” e “Pesadão” são alguns das canções que IZA poderia nos presentear em seu pocket show no programa musical da NPR Music.

E você, concorda com a lista? Quais outros artistas brasileiros gostaria ver se apresentando no Tiny Desk Concert? Conta pra gente no nosso Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *