in

Gloria Groove, Linn da Quebrada e Marcos Mion falam sobre o Prêmio Multishow 2022

O trio de apresentadores deu detalhes sobre a próxima edição

prêmio multishow 2022
Foto: Divulgação/Multishow

A edição de 2022 do Prêmio Multishow está marcada para a próxima terça-feira, dia 18 de outubro – e a festa será comandada por Gloria Groove, Linn da Quebrada e Marcos Mion! Nesta quinta (13), os apresentadores se reuniram em uma coletiva de imprensa para falar sobre a cerimônia.

Leia mais: AMAs 2022 divulga indicados; confira lista completa

Em sua 29ª edição, que acontece de forma presencial após um período de dois anos, tem como objetivo a celebração da relação entre artistas e fãs. Além disso, o evento assume um compromisso com a inclusão.

Para isso, a organização da premiação fez algumas modificações. A primeira mudança é a criação do Comitê de Diversidade, que tem a missão de sugerir transformações em diversas frentes. Além disso, há uma mudança no painel de votantes.

Outro novo destaque é a mudança no número de indicados nas categorias, que passa de cinco para oito. E, por fim, duas novas categorias passam a ser disputadas: Voz do Ano e Artista do Ano, substituindo as antigas Cantor e Cantora do Ano.

Veja, abaixo, os destaques da coletiva com os apresentadores!

Gloria Groove, Linn da Quebrada e Marcos Mion: o que esperar da apresentação do Prêmio Multishow 2022

Segundo o trio de apresentadores, o público pode esperar grandes momentos. “Sinto que nós viemos e falamos de lugares completamente diferentes, ainda que com seus pontos de semelhança. Então, acho que a gente já tem muitas promessas aí, que vêm disso”, disse Linn da Quebrada.

A artista também falou sobre a construção de uma diversidade. “Eu entendo que todos nós constituímos a diversidade, não que exista a normalidade e a diversidade, não. Quando nós falamos de diversidade, estamos falando desse encontro. E, que a partir desse e de outros encontros, nós construímos um universo, um mundo plural, diverso e inovador”.

Mion complementou a fala, afirmando que a química entre os três já pôde ser constatado durante as gravações das chamadas para a premiação. “Foi muito divertido. Todo mundo trazendo elementos da sua criação, da sua arte, do seu pensamento, e fluindo ali naquele momento. Foi muito legal. Então a expectativa é ótima, é maravilhosa”, comentou.

Ele continuou: “Eu acho que é uma mudança também na rotina do prêmio, na história do prêmio […] É um novo passo, um novo caminho a partir do que que as pessoas tão acostumadas a assistir no Prêmio Multishow”.

Gloria Groove revelou que, além de poder dividir a apresentação com pessoas que ela admira, a experiência é ainda mais especial por conta de sua experiência. “A simbologia dessa noite é ainda maior considerando cada pequena nuance desse evento; desde o fato dele ser direcionado para os fãs, que é um lado que eu sempre estive no universo das premiações. Eu cresci sendo fã desse universo e dessa cultura, então, para mim, estar apresentando é a máxima de ter atravessado a ponte e ter me encontrado do outro lado dessa relação”, declarou.

O que torna as premiações de música especiais?

Marcos Mion, que possui uma vasta experiência como apresentador de premiações musicais, explicou o porquê de considerar esses eventos tão especiais. Segundo ele, a paixão começou ainda nos anos 80, quando era criança, e assistia artistas como Michael Jackson e Whitney Houston na televisão.

Já no ramo profissional, sua carreira foi marcada por sua passagem pela MTV Brasil, época em que apresentou três edições do Video Music Brasil. “Eu tinha os VMB’s como o marco do meu ano”, falou. “E aliás, eu usava isso para renovar meu contrato com a MTV todo ano. Eu falava: ‘Só vou renovar se me colocarem para apresentar o VMB’. E aí virou minha moeda de troca naquela época, de tanto que eu amava fazer”, brincou.

Agora, ele retorna ao comando de uma cerimônia musical na Multishow. E ele conta, também, que sente que a experiência é uma união de diversas frentes artísticas.

“Tem um quê do teatro, de você estar ao vivo, de estar no palco e ter que dominar aquilo. Traz um pouco de rádio, porque você não pode dar um buraco ali no momento que o microfone está com você. Traz um tanto de atuação, cinema, dramaturgia e teledramaturgia, nos personagens, nas brincadeiras, nas trocas de roupa. Então, é como se fosse um epicentro artístico para uma pessoa de comunicação”, declarou.

gloria groove linn da quebrada marcos mion
Foto: Divulgação/Multishow

A representatividade por outro ângulo

Além de apresentadoras do programa, Linn da Quebrada e Gloria Groove estarão no palco do Prêmio Multishow 2022 como performers. Ao serem perguntadas sobre a representatividade dessa forte presença, as artistas trouxeram diferentes ideias sobre a palavra.

“É preciso abandonar, de uma certa forma, a representatividade qual a conhecemos agora. Porque a representatividade foi e tem sido importante para os movimentos identitários, para que estivéssemos aqui, presentes […] Mas eu digo que é preciso abandoná-la porque não é o meu objetivo representar”, declarou Linn.

Ela continuou a ideia: “Eu estou me apresentando, ao mesmo tempo que estou apresentando as qualidades da música as quais hoje são premiadas e celebradas. Mas a representatividade tal como token, que tem sido formado e instituído pela indústria, de alguma forma tem que ser abandonada. Porque senão ela fica apequenada”.

Já Gloria afirmou que a representatividade está em detalhes considerados pequenos – como na mudança de categorias que marcavam gêneros. “Começou a ficar limitada a ideia de que somente duas identidades vão abarcar a linguagem, a estética e a diversidade de um monte de pessoas que estão chegando nessa cena”.

Ela complementou: “A nossa presença acaba mexendo com as estruturas que a gente já conhecia antes. Isso é o que eu mais amo perceber e notar. Saber que quando a gente sobe ao palco, jamais vai ser como qualquer outro dia, ou como qualquer outra vivência artística. Apenas o fato da gente se expor e ocupar esse espaço, com as nossas ideias e com a nossa criatividade, já vai fazer com que esse espaço sofra uma interferência eterna”, finalizou.

Nos siga no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *