in , ,

O que são as “sub units” no K-Pop e o que esperar de “EXO-SC”

Na última quinta-feira, dia 27, a SM Entertainment divulgou as primeiras informações sobre a nova sub unit do EXO. Intitulada “EXO-SC”, a dupla formada por Chanyeol e Sehun fará o seu debut no fim do mês de julho.

https://twitter.com/weareoneEXO/status/1144411978561019904

Nesse sentido, a dupla passará a fazer parte da gama de sub units dentro do K-Pop, algo mais do que tradicional no gênero musical. Com conceitos e visuais à parte do grupo original, as units tem o seu papel de importância dentro da indústria.

O que são “sub units”?

Como o próprio nome já sugere, as units são “unidades” de integrantes dentro de algum grupo. Ou seja, são pequenos grupos formados por membros, criados pelas próprias empresas no K-Pop. Em outros casos, as units podem ser formadas por artistas de grupos diferentes.

A ideia foi criada no mercado justamente para apresentar conceitos novos ao público. Portanto, esses “mini grupos” recebem músicas, promoções e comebacks próprios, separados do grupo primal.

A sub unit EXO-CBX, formada por Chen, Baekhyun e Xiumin, no ensaio para o álbum "Blooming Days".
A sub unit EXO-CBX, formada por Chen, Baekhyun e Xiumin – créditos: Divulgação

Além disso, as units promovem em épocas diferentes do grupo principal, justamente para não interferir nas divulgações de ambos. Muitas vezes, acabam recebendo até mesmo turnês individuais para seus discos.

Algumas exemplos de sub units no K-Pop

LOONA (1/3, Odd Eye Circle & YYXY)

O LOONA é um grupo feminino que teve sua estreia oficial em 2018, mas que passou por um longo processo de desenvolvimento. Em suma, o projeto foi a princípio encabeçado pelas próprias sub units, para mais tarde todas serem reunidas num coletivo único.

A primeira unidade a ser lançada foi o LOONA 1/3, composta pelas quatro primeiras integrantes. Vale ressaltar que as membros do grupo completo foram anunciadas mensalmente entre 2016 e 2018, com singles de debut individuais.

Após as promoções do 1/3, a empresa BlockBerry Creative divulgou o LOONA/ODD EYE CIRCLE, com três novas integrantes. Nesse caso, O “OEC” teve seu lançamento com um conceito bem diferente daquele trazido pela unit anterior. Tal versatilidade chamou atenção do público para o LOONA, resultando em um grande fandom internacional.

Enfim, no início de 2018 veio o LOONA/yyxy, com as últimas integrantes do coletivo a serem anunciadas. A faixa-título de seu EP, “love4eva”, contou com a participação da cantora de synthpop Grimes.

EXO-CBX

O EXO-CBX foi a primeira sub unit do EXO a ser lançada, no final de 2016. Formada pelos integrantes Chen, Baekhyun e Xiumin, o grupo debutou com o EP “Hey Mama!”, além do single de mesmo nome. Conforme foi lançado, o CBX teve grande repercussão na Coreia do Sul e no Japão.

O trio já gravou diversas OSTs (trilhas sonoras) para novelas coreanas e jogos, e foram escolhidos para representarem grandes marcas, como a Hyundai. Ainda, o CBX fez uma série de shows bem-sucedidos para promover sua discografia japonesa, com a turnê “Magical Circus Tour”.

Orange Caramel

O Orange Caramel é uma sub unit do grupo After School, criado pela Pledis Entertainment. Composto pelas membros Nana, Raina e Lizzy, o trio estreou com a faixa “Magic Girl” e seu primeiro mini álbum. Nesse sentido, o debut foi um grande sucesso nas paradas coreanas, atingindo a segunda posição do famoso Gaon Music Chart.

A canção mais conhecida do grupo é o single “Catallena”, lançado em 2014. A faixa, assim como as b-sides de seu respectivo disco, alcançou altas posições em diversos charts, como por exemplo o Billboard Korea Hot 100, em quarto lugar.

NCT (U, 127, Dream & WayV)

O NCT é um projeto criado pela SM Entertainment com o intuito de unir diversos grupos em um coletivo. Diferente do que acontece com o LOONA, o boygroup é permanentemente separado em units.

É importante dizer que o NCT carrega a princípio o conceito de “grupo infinito”. Portanto, novos membros são adicionados oficialmente ao projeto todos os anos e são anunciados na sub unit “NCT U”. O “U” teve seu lançamento em 2016 com o single “The 7th Sense”.

Como as posições e permanência dos integrantes no projeto são “fluidas”, os mesmos podem participar de várias units ao mesmo tempo. Por exemplo, os integrante Mark fez parte da primeira formação do NCT Dream e atualmente está no NCT 127. Ambos os mini grupos carregam conceitos diversificados.

Além disso, há o grupo WayV, que mantém suas atividades no mercado chinês. Como o NCT é formado por membros de diversas partes do mundo, seus locais de promoções também variam. O 127, no caso, esteve recentemente nos Estados Unidos para promover seu último comeback.

Triple H

Para exemplo de sub unit com membros de grupos diferentes, há o Triple H, formado por integrantes do grupo Pentagon e a cantora Hyuna.

O trio chegou a ter dois EPs entre 2016 e 2018, com as title tracks “365 FRESH” e “RETRO FUTURE”. Entretanto, a unit foi encerrada após o término do contrato de Hyuna e o membro E’Dawn com a CUBE Entertainment.

Em suma, as sub units são importantes para dar visibilidade a conceitos e integrantes que, talvez, não teriam tanto destaque nos grupos principais. Assim, esses mini grupos são uma forma de mostrar lados mais diversos dos k-idols inseridos e atrair mais fãs para sua música.

EXO-SC e o que esperar

Com o debut marcado para julho, a unit do EXO com os integrantes Sehun e Chanyeol já levanta expectativas. Anteriormente em 2018, o público já pôde ter uma ideia de como soaria as futuras canções da dupla com o single “We Young”.

A faixa foi lançada pelo selo “SM Station” da SM, e foi promovida durante a última turnê do EXO em 2018, a “EXO Planet #4 – The Elyxion (dot)”.

Como parte da rap line do grupo, ambos os integrantes demonstraram ao longo do anos que podem ir além desta posição. Chanyeol, por exemplo, lançou recentemente a música “SSFW” pelo mesmo selo de singles da empresa.

Além disso, o cantor compartilha de uma conta no SoundCloud com alguns covers e faixas individuais. No caso de Sehun, o artista é também membro da dance line do EXO e já teve alguns solos em turnês do boygroup.

Enfim, pelas diversas informações que os cantores e a SM já deram, é possível que o seu álbum de estreia carregue diversos estilos, como o r&b e o hip-hop. Pelas redes sociais, Chanyeol têm divulgado fotos dos bastidores da produção e das gravações do videoclipe:

Ver essa foto no Instagram

🎧

Uma publicação compartilhada por EXO_CY (@real__pcy) em

https://twitter.com/EXOGlobal/status/1143483973395288066

EXO-SC fará seu debut no dia 22 de julho, com o mini álbum “What a Life”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *