Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher teve origem durante o século XIX. Na época, mais precisamente no ano de 1857, 129 operárias foram assassinadas em uma indústria têxtil por realizar uma greve com o intuito de conquistar melhores condições de trabalho.
A data ficou, sem dúvidas, marcada na história! Assim, após uma conferência na Dinamarca em 1910, o dia passou a ser celebrado como uma homenagem as tecelãs que morreram.
É claro que a luta ainda não acabou! Mulheres batalham todos os dias por direitos iguais e mais segurança no mundo inteiro.
Algumas cantoras usam, por sua vez, as vozes para defender o movimento e passar mensagens de apoio. Taylor Swift, Little Mix, Shania Twain e Pitty foram, por exemplo, algumas artistas que criaram playlists para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Ouça:
Playlists do Dia Internacional da Mulher
Confira, a seguir, as playlists criadas por grandes estrelas da música nacional e internacional:
Taylor Swift
Taylor Swift atualizou a playlist que criou durante o lançamento do álbum “Lover” para celebrar o Dia Internacional da Mulher. No upgrade, a cantora prestigiou artistas solos e girlgroups que lutam todos os dias para conquistar seu lugar na indústria.
Divulgada na Apple Music, a lista com 28 canções conta com nomes como Halsey, Selena Gomez, Grimes, Princess Nokia e HAIM.
Nesse ínterim, é indispensável lembrar sobre o emocionante discurso de Taylor durante o Women In Music 2019. Na premiação, a cantora exaltou, acima de tudo, a importância das mulheres na música.
“(…) Precisamos continuar defendendo as mulheres nos estúdios de gravação, atrás da mesa de mixagem, nas reuniões de A&R, porque, em vez de lutar para serem levadas a sério em seus campos, essas mulheres ainda estão lutando para ter a chance de estar na sala”.
Little Mix
Quando falamos de uma data tão importante para o universo feminino, é claro que o Little Mix não poderia deixar de fazer a sua homenagem. As cantoras britânicas, que emocionaram os fãs com a letra de “Woman’s World”, divulgaram uma playlist empoderadora no Spotify.
“É realmente inspirador ver todas essas artistas femininas arrebentando em uma indústria que é frequentemente dominada por homens. Estas são apenas algumas [músicas] que [ouvimos] repetidamente”, publicaram as cantoras no Twitter.
Sem a presença da integrante Perrie Edwards, o girlgroup sobe ao palco do Festival GRLS! na noite deste domingo (08). Saiba informações sobre como adquirir ingressos para o espetáculo AQUI.
Outras playlists
Shania Twain
Shania Twain, um dos nomes mais influentes da música Country, também liberou uma playlist para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
A cantora priorizou, sobretudo, antigas e novas artistas do seu estilo. Kelsea Ballerini e Kacey Musgraves são, por exemplo, alguns nomes de destaque na lista de reprodução da dona do hit “Man! I Feel Like a Woman”.
“Há tantas mulheres incríveis na música country, com muitas mais chegando e nós não as ouvimos o suficiente! Então eu coloquei algumas das minhas favoritas em uma playlists do Spotify para celebrar o #IWD2020“.
Pitty
Pitty recebeu, com toda a certeza, um dos convites mais incríveis de sua carreira. A cantora foi escalada como diretora de redação do Jornal Destak, a fim de produzir uma edição especial para celebrar essa data tão importante.
Além de comentar sobre acreditar que “quaisquer ações ou ideias que não contribuam para a emancipação feminina são retrocessos”, Pitty criou uma lista de reprodução empoderadora durante a entrevista.