Apesar de estarmos a menos de três semanas para o fim do ano, a temporada de grandes lançamentos de 2016 ainda não está finalizada, e isso foi novamente comprovado ao longo da última semana.
Se 2016 já tinha diversos artistas de diferentes gêneros musicais na lista de retornos à indústria fonográfica, agora podemos adicionar mais um nome: após 11 anos sem trazer algum material inédito, o The Rolling Stones lançou “Blue & Lonesome”, marcando a sua aguardada volta ao cenário mainstream e registrando grandes números de vendagem, suficientes para garantir à banda excelentes colocações nas paradas americana e britânica — esta, aliás, onde o grupo assumiu o topo.
Além de Mick Jagger e companhia, quem também teve uma grande semana de vendas foram Mariah Carey, cujo sucesso comercial aumentou com a aproximação do Natal, e a mixtape do musical da Broadway “Hamilton: An American Musical”, que agora ocupa a primeira colocação da parada americana de discos.
BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS
Assim como já era esperado, o Rae Sremmurd se mantém no topo da Billboard Hot 100 por mais uma atualização com “Black Beatles”, produzida em parceria com Gucci Mane. A canção, que é o maior sucesso da carreira do duo nas paradas americanas, lidera os percentuais de downloads e streams mais uma vez, chegando também à sua quinta semana na primeira colocação da tabela.
“Don’t Wanna Know” é a segunda parceria de Kendrick Lamar a figurar entre os dez primeiros colocados na Billboard Hot 100. A primeira vez que o rapper configurou tal feito foi em 2015, quando emprestou seus vocais para uma nova versão de “Bad Blood”, de Taylor Swift, que estreou no topo da tabela e conquistou um certificado quádruplo de platina
Apesar dos bons números, a canção, alavancada pelo “Mannequin Challenge”, não foi o principal destaque desta semana na tabela americana de singles. Entre as faixas que compõem a lista, vale ressaltar as novas colocações de “24K Magic”, mais recente música de trabalho de Bruno Mars que subiu para a quarta posição novamente; e de “Don’t Wanna Know”, parceria do Maroon 5 com Kendrick Lamar que alcançou um pico inédito com o sétimo lugar.
Além destes títulos, também é importante salientar a entrada de “Bad Things”, novo single de Machine Kun Kelly em colaboração com Camila Cabello, entre as dez faixas melhor posicionadas. A canção subiu sete colocações rumo ao décimo lugar, tornando-se a segunda música de maior sucesso da integrante do Fifth Harmony nas paradas americanas, apenas atrás do maior hit da girlband, “Work From Home”.
Dado isso, as dez primeiras posições da Billboard Hot 100 nesta semana ficam assim:
1. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (-)
2. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (-)
3. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (-)
4. “24K Magic”, Bruno Mars (5–4)
5. “Side To Side”, Ariana Grande e Nicki Minaj (4–5)
6. “Juju On That Beat (TZ Anthem)”, Zay Hilfigerrr e Zayion McCall (-)
7. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (8–7)
8. “Let Me Love You”, DJ Snake e Justin Bieber (7–8)
9. “Heathens”, Twenty One Pilots (-)
10. “Bad Things”, Machine Gun Kelly e Camila Cabello (17–10)
Com o sucesso do musical em território americano e de sua gravação em formato de disco — que registra números surpreendentes na Billboard 200 desde a sua chegada, em setembro do ano passado — , era uma questão de tempo até que “Hamilton: An American Musical” retornasse ao topo das parada americana de álbuns.
Com o lançamento da chamada “The Hamilton Mixtape”, mixtape baseada na peça com covers de canções da obra interpretados por artistas como Usher, Sia, Chance The Rapper, Nas, Alicia Keys, Kelly Clarkson, Andra Day, Wiz Khalifa, John Legend e vários outros, o nome do musical ocupa a primeira posição da Billboard 200, com cerca de 187 mil cópias comercializadas em sua semana de estreia.
Na vice-colocação, encontra-se “Starboy”, mais recente álbum de The Weeknd que estreou no topo na última atualização da tabela. Apesar da queda, o disco teve 151 mil unidades vendidas no período de avaliação determinado pela Nielsen Music e deve voltar a registrar grandes números nos próximos dias — podendo até mesmo retornar à primeira posição daqui a sete dias. Porém, o trabalho é seguido de perto por “A Pentatonix Christmas”, especial natalino do Pentatonix cujos percentuais comerciais também tendem a crescer e deve entrar na corrida rumo à liderança da lista.
Outro destaque desta atualização é o novo disco do The Rolling Stones, “Blue & Lonesome”, que, apesar da boa abertura de vendas nos Estados Unidos, não conseguiu repetir a mesma façanha do que em sua terra natal, onde estreou no topo. O álbum assume a quarta posição com 123 mil unidades comercializadas e se torna o 37º trabalho do quarteto britânico a chegar entre as dez primeiras colocações da Billboard 200.
Entre as outras estreias que marcaram esta atualização, estão “Awaken, My Love!”, novo álbum de estúdio de Childish Gambino que ocupa a quinta posição, pico inédito na carreira do produtor; o extended play “Perfect Imperfectly EP”, de Grace VanderWaal, que assume a nona colocação para a vencedora do reality show “America’s Got Talent”; e o homônimo primeiro disco do cantor de country Kane Brown, que se encontra no décimo lugar.
Confira como as dez primeiras colocações da Billboard 200 são ocupadas com esta atualização:
1. “The Hamilton Mixtape”, vários artistas (*)
2. “Starboy”, The Weeknd (1–2)
3. “A Pentatonix Christmas”, Pentatonix (2–3)
4. “Blue & Lonesome”, The Rolling Stones (*)
5. “Awaken, My Love!”, Childish Gambino (*)
6. “24K Magic”, Bruno Mars (4–6)
7. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (5–7)
8. “That’s Christmas To Me”, Pentatonix (7–8)
9. “Perfectly Imperfect EP”, Grace VanderWaal (*)
10. “Kane Brown”, Kane Brown (*)
OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO
Tudo indica que o reinado do Clean Bandit no topo da tabela britânica de singles não deve terminar tão cedo. O grupo assume a primeira posição do Official Charts pela quinta semana consecutiva com o seu mais recente lançamento, “Rockabye”, produzido em parceria com Sean Paul e Anne-Marie (recentemente indicada ao “Critic’s Choice” do BRIT Awards, o que pode influenciar nos números da faixa).
Com a marca, “Rockabye” se tornou o single do grupo com maior tempo no topo da parada britânica, superando o estrondoso sucesso de “Rather Be”, colaboração com Jess Glynne lançada em 2014 que ocupou a primeira posição da lista por quatro atualizações.
Apesar de assegurar mais sete dias na liderança, o Clean Bandit não é o principal destaque desta semana. Este posto é ocupado por Mariah Carey, que escalou surpreendentes 23 colocações com o seu sucesso natalino, “All I Want For Christmas Is You”, em direção à sexta posição, registrando a primeira aparição da cantora entre os dez primeiros lugares da tabela em cerca de nove anos.
Em relação ao restante da lista, destacam-se os novo picos de “Sexual”, novo single de NEIKED em parceria com Dyo que agora ocupa a quinta posição, e “Human”, mais recente lançamento de Rag’n’Bone Man que assume o oitavo lugar, enquanto outros artistas como The Weeknd, Little Mix e Maroon 5 registraram quedas.
Confira os dez primeiros lugares da tabela britânica de singles:
1. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (-);
2. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (-);
3. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (-);
4. “Say You Won’t Let Go”, James Arthur (-);
5. “Sexual”, NEIKED e Dyo (6–5)
6. “All I Want For Christmas Is You”, Mariah Carey (29–6)
7. “Shout Out To My Ex”, Little Mix (5–7)
8. “Human”, Rag’n’Bone Man (11–8)
9. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (7–9)
10. “I Feel It Coming”, The Weeknd e Daft Punk (9–10)
Se em um lado do oceano o retorno do The Rolling Stones não foi digno de uma estreia direta no topo, no Reino Unido as vendas do primeiro disco do grupo em mais de uma década, “Blue & Lonesome”, foram mais do que suficientes para garantir à banda a liderança no Official Charts.
O trabalho registrou aproximadamente 106 mil cópias vendidas em sua semana de estreia na terra da Rainha, tornando-se assim a segunda maior abertura do ano no Reino Unido, apenas atrás de David Bowie com “Blackstar”. Além disso, o disco agora também é o 12º álbum do grupo a alcançar o topo da lista, marca esta que foi registrada pela última vez em 2010 com a reedição de “Exile On Main Street”.
Entre as 106 mil unidades comercializadas de “Blue & Lonesome”, do The Rolling Stones, pelo Reino Unido, 99% vieram de vendas físicas e digitais, enquanto apenas 1% foi computado a partir de streams
As outras nove primeiras colocações desta atualização não apresentam grandes diferenças em relação à semana passada, com exceção da queda de “Glory Days”, do Little Mix, que após duas semanas no topo ocupa o terceiro lugar, e a subida dos trabalhos de Robbie Williams, Olly Murs, Emeli Sandé e Michael Bublé, este cujos percentuais comerciais aumentaram tanto com seu especial natalino, “Christmas”, quanto com o seu último álbum de estúdio, “Nobody But Me”.
Com isso, as dez primeiras posições da parada britânica de álbuns são assumidas por:
1. “Blue & Lonesome”, The Rolling Stones (*)
2. “Together”, Michael Ball e Alfie Boe (-)
3. “Glory Days”, Little Mix (1–3)
4. “The Wonder Of You”, Elvis Presley (3–4)
5. “24 HRS”, Olly Murs (6–5)
6. “Christmas”, Michael Bublé (11–6)
7. “The Heavy Entertainment Show”, Robbie Williams (12–7)
8. “Nobody But Me”, Michael Bublé (9–8)
9. “24K Magic”, Bruno Mars (8–9)
10. “Long Live The Angels”, Emeli Sandé (14–10)