Existem nomes na indústria fonográfica que, apesar de relativamente novos, já desempenham grande importância comercial na mesma. Um desses exemplos é The Weeknd, que surgiu no mundo da música em 2013 e apenas passou a fazer sucesso a partir do ano passado, quando lançou o álbum “Beauty Behind The Madness”, repleto de singles que viriam a conseguir posições de destaque nas paradas de todo mundo.

Neste ano, o canadense se voltou à gravação do sucessor do trabalho junto à produtores renomados como Daft Punk e Cashmere Cat e parcerias com cantores como Kendrick Lamar, Lana Del Rey e Future. O resultado foi “Starboy”, disco novamente elogiadíssimo pelos seus fãs e que, assim como o esperado, alavancou as vendas de The Weeknd por todo o mundo.

Enquanto o cantor colhe seus frutos, os especiais musicais natalinos também se mostram como grandes atrativos nas paradas com a aproximação do aguardado feriado. Nomes como Pentatonix e Michael Bublé, que já gravaram trabalhos para a ocasião, retornam às tabelas e devem subir ainda mais conforme o Natal chega.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Novamente, a parceria entre Rae Sremmurd e Gucci Mane, “Black Beatles”, obtiveram bons percentuais de vendagem e garantiram o topo da Billboard Hot 100 pela quarta semana consecutiva. O single, impulsionado pelo viral “Mannequin Challenge”, teve aproximadamente 83 mil downloads e 42 milhões de streams ao longo da última semana nos Estados Unidos.

Já a vice-liderança da tabela desta vez é ocupada por “Starboy”, mais recente música de trabalho do The Weeknd em parceria com o Daft Punk cujas vendas cresceram nos últimos sete dias com o lançamento do disco homônimo. A faixa desbanca “Closer”, de The Chainsmokers e Halsey, que agora se encontra no terceiro lugar, sua pior colocação em 16 semanas.

Em relação ao restante das dez primeiras posições da lista, o destaque fica por conta do crescimento comercial de “Don’t Wanna Know”, novo single do Maroon 5 em colaboração com Kendrick Lamar, e “Let Me Love You”, de DJ Snake e Justin Bieber, que agora ocupam os oitavo e sétimo lugares, respectivamente. Enquanto a primeira canção atingiu um novo pico na tabela, a segunda alcançou índices de vendagem melhores em comparação com as semanas anteriores com o lançamento de seu videoclipe oficial na semana passada.

Dado isso, as dez primeiras colocações da Billboard Hot 100 agora são ocupadas por:

1. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (-)
2. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (3–2)
3. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (2–3)
4. “Side To Side”, Ariana Grande e Nicki Minaj (6–4)
5. “24K Magic”, Bruno Mars (4–5)
6. “Juju On That Beat (TZ Anthem)”, Zay Hilfigerrr e Zayion McCall (5–6)
7. “Let Me Love You”, DJ Snake e Justin Bieber (8–7)
8. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (10–8)
9. “Heathens”, Twenty One Pilots (7–9)
10. “Broccoli”, D.R.A.M. e Lil Yachty (9–10)

Assim como já era antecipado, novamente The Weeknd tomou o topo da tabela americana de discos para si. Com a aguardada chegada de “Starboy”, o cantor estreou diretamente na primeira colocação, alcançando a marca de 348 mil unidades vendidas apenas nos Estados Unidos, tornando-se assim a terceira maior semana de lançamento de 2016 e superando os índices de seu antecessor, “Beauty Behind The Madness”.

Entre a média de 348 mil cópias comercializadas de “Starboy” em seus primeiros sete dias nas lojas, 117 mil destas foram registradas por streaming, consagrando-se como o segundo disco com maior número de streams em uma semana em 2016, atrás apenas de “Views”, de Drake

A chegada do Natal também tem se refletido nas paradas americanas com os constantes aumentos de álbuns produzidos especialmente para a ocasião. É o caso de “Christmas”, de Michael Bublé, que, apesar de ter sido lançado há cinco anos atrás, foi capaz de garantir ao cantor a oitava posição. Já “A Pentatonix Christmas” e “That’s Christmas To Me”, ambos do Pentatonix, sobem para as segunda e sétima colocações, respectivamente.

Esta é a primeira vez que três discos natalinos se encontram entre as dez primeiras posições da Billboard 200 na mesma atualização desde dezembro de 2014, quando Idina Menzel e os próprios Pentatonix e Bublé emplacaram seus trabalhos especiais em lugares de destaque na tabela americana.

Outro destaque entre as dez primeiras posições da Billboard 200 é a trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras”, nova animação da Disney que subiu 11 colocações em relação à semana passada com a estreia do filme em território americano. Esta é a melhor estreia da companhia desde a chegada de “Star Wars: O Despertar da Força” aos cinemas, que fez com que sua trilha sonora alcançasse o mesmo quinto lugar na lista.

Confira como ficam as dez primeiras posições da Billboard 200 nesta atualização:

1. “Starboy”, The Weeknd (*)
2. “A Pentatonix Christmas”, Pentatonix (4–2)
3. “Hardwired… To Self-Destruct”, Metallica (1–3)
4. “24K Magic”, Bruno Mars (2–4)
5. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana” (16–5)
6. “Trolls (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Trolls” (-)
7. “That’s Christmas To Me”, Pentatonix (12–7)
8. “Christmas”, Michael Bublé (19–8)
9. “The Weight Of These Wings”, Miranda Lambert (3–9)
10. “Hamilton (Original Broadway Cast Recording)”, elenco de “Hamilton” (9–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Do outro lado do oceano, o topo de ambas as listas permanecem iguais. Quanto aos singles, o Clean Bandit assume a primeira posição pela quarta semana consecutiva com a sua mais recente música de trabalho, “Rockabye”, colaboração com Sean Paul e Anne-Marie. A canção registrou 82,5 mil vendas combinadas na última semana, além de 4.24 milhões de streams e 40 mil downloads.

Apesar de não ter estreado no topo no Reino Unido, o lançamento do novo disco de The Weeknd, “Starboy”, influenciou também a tabela de singles britânica. A faixa-título do disco, produzida em parceria com o Daft Punk, escalou cinco posições rumo ao terceiro lugar, sendo esta a sua melhor colocação em mais de dois meses.

Além de “Starboy”, outra canção extraída do álbum que figura entre as dez primeiras posições do Official Charts é “I Feel It Coming”, também produzida pela dupla. A faixa, lançada uma semana antes da chegada do disco, agora ocupa a nona colocação após estrear na 18ª posição.

Em relação ao restante da tabela, o principal destaque fica por conta de “Human”, novo single de Rag’n’Bone Man que assume o 11º lugar ao subir 66 posições. O cantor foi recentemente indicado à chamada “Escolha da Crítica” do BRIT Awards, responsável por revelar novos artistas da música britânica, o que deve contribuir para suas vendas nas próximas semanas.

As dez primeiras posições da tabela britânica de singles são ocupadas por:

1. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (-)
2. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (-)
3. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (8–3)
4. “Say You Won’t Let Go”, James Arthur (-)
5. “Shout Out To My Ex”, Little Mix (3–5)
6. “Sexual”, NEIKED (7–6)
7. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (5–7)
8. “24K Magic”, Bruno Mars (6–8)
9. “I Feel It Coming”, The Weeknd e Daft Punk (18–9)
10. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (9–10)

Após estrear diretamente na primeira posição, o Little Mix garante o topo da parada britânica de discos por mais uma semana. O mais recente trabalho de estúdio da girlband, “Glory Days”, atingiu a marca de 50 mil unidades comercializadas ao longo dos últimos sete dias e com isso conquistou o certificado de ouro ao superar a marca de 100 mil cópias vendidas ao todo.

Apesar da crescente comercial, o topo da tabela segue ameaçado por “Together”, disco conjunto de Michael Ball e Alfie Boe. O trabalho esteve a apenas 2 mil vendas de assumir a primeira posição da tabela e agora assume a segunda posição da lista, atingindo um novo pico no Official Charts após quatro semanas entre as cinco primeiras colocações.

“Starboy” não obteve o mesmo desempenho que nos Estados Unidos e garantiu o quinto lugar para The Weeknd na tabela. Por mais que a repercussão do trabalho tenha sido alvoroçada por todo o mundo, o disco não foi a melhor estreia da semana, honra esta que ficou por conta de “Before The Dawn”, de Kate Bush, que ocupa a quarta posição.

Confira os dez primeiros lugares da parada britânica de álbuns:

1. “Glory Days”, Little Mix (-)
2. “Together”, Michael Ball e Alfie Boe (4–2)
3. “The Wonder Of You”, Elvis Presley (5–3)
4. “Before The Dawn”, Kate Bush (*)
5. “Starboy”, The Weeknd (*)
6. “24 HRS”, Olly Murs (-)
7. “Falling In Love”, Andre Rieu e Johann Strauss Or (*)
8. “24K Magic”, Bruno Mars (3–8)
9. “Nobody But Me”, Michael Bublé (8–9)
10. “Chasing Dreams”, Bradley Walsh (*)

Comentários

Artista do mês Adele
Alguns direitos reservados / 2013 - 2016.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.