27 de dezembro de 2016 por Gabriel Haguiô.

Com a chegada do Natal, as vendas musicais cresceram por todo o mundo — e consequentemente, também atingiram as paradas. Enquanto canções e álbuns especiais para um dos mais importantes feriados do ano repentinamente se viram entre os mais comprados digitalmente, alguns dos grandes sucessos dos últimos meses também cresceram nesta reta final de 2016, provocando um enorme alvoroço nas tabelas.

Talvez o grande sucesso comercial natalino do ano, o terceiro trabalho especial do Pentatonix, “A Pentatonix Christmas”, disparou em vendas nas últimas semanas antes do Natal e, após subir e descer posições por semanas, conseguiu assumir o topo da lista americana de discos — feito este que o grupo não alcançou com “That’s Christmas To Me” e “PTXmas”.

Além de canções e discos produzidos especialmente para esta época, faixas que catapultaram as paradas ao decorrer do ano e novas músicas de trabalho, também viram seus percentuais de vendagem aumentar repentinamente com a chegada do Natal (como é o caso de “Starboy”, de The Weeknd e Daft Punk, que agora é o líder da parada americana de singles), mostrando todo o poder comercial dessa época do ano que não pode ser ignorada nas tabelas musicais.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Depois de seis semanas seguidas no topo da Billboard Hot 100, o sucesso de “Black Beatles”, de Rae Sremmurd e Gucci Mane, parece ter dado uma trégua. A canção, cujas vendas foram impulsionadas pelo viral “Mannequin Challenge”, perdeu a liderança da lista para “Starboy”, parceria entre The Weeknd e Daft Punk que assume a primeira colocação após 13 atualizações na tabela.

Ao longo da última semana, “Starboy” registrou 86 mil downloads e 25 milhões de streams, consagrando-se como a terceira música de trabalho de The Weeknd a chegar ao topo da parada americana de singles, onde o cantor já esteve com “Can’t Feel My Face” e “The Hills”; e a primeira do Daft Punk, cujo pico na tabela foi em 2013, quando a dupla assumiu o segundo lugar por seis atualizações com “Get Lucky”.

Além da mudança de liderança, outros destaques desta atualização são os novos picos de “Bad Things”, de Machine Gun Kelly e Camila Cabello, e “Fake Love”, de Drake. A parceria com a ex-integrante do Fifth Harmony, cujas vendas cresceram com a confirmação do desligamento da cantora com a girlband, assume a nona colocação, enquanto o mais recente single do rapper canadense chega aos dez melhores posicionados da tabela oito semanas após o seu lançamento.

Confira as dez primeiras posições da Billboard Hot 100 nesta semana:

1. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (2–1)
2. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (1–2)
3. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (-)
4. “24K Magic”, Bruno Mars (-)
5. “Juju On That Beat (TZ Anthem)”, Zay Hilfigerrr e Zayion McCall (8–5)
6. “Side To Side”, Ariana Grande e Nicki Minaj (5–6)
7. “Let Me Love You”, DJ Snake e Justin Bieber (9–7)
8. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (10–8)
9. “Bad Things”, Machine Gun Kelly e Camila Cabello (14–9)
10. “Fake Love”, Drake (12–10)

Pela segunda vez em sua carreira, o Pentatonix chegou à primeira posição da Billboard 200. Desta vez, o grupo americano atingiu tal marca com o seu trabalho especial de Natal, “A Pentatonix Christmas”, que desde o seu lançamento em outubro transitava entre as colocações de destaque da tabela.

O disco, que sucede o álbum homônimo de estreia do quinteto lançado em outubro do ano passado, teve 206 mil cópias vendidas até o dia 22, sendo aproximadamente 33% delas em formato físico. A estimativa é de que tais números cresçam ainda mais conforme são contadas as vendas até esta quinta-feira (29).

“A Pentatonix Christmas” é o primeiro disco especial natalino a chegar ao topo da Billboard 200 em mais de cinco anos. A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2011, quando “Christmas”, de Michael Bublé, ocupou a primeira posição da tabela por cinco semanas consecutivas

Além do Pentatonix, outros títulos que cresceram com a chegada do Natal foram “24K Magic”, mais recente disco de Bruno Mars que escalou duas posições rumo à vice-liderança da lista, desbancando o último trabalho de J. Cole, “4 Your Eyez Only”, agora no quarto lugar; e “Hardwired… To Self-Destruct”, novo álbum do Metallica que retorna às dez primeiras colocações da tabela depois de despencar após sua estreia direta no topo.

Veja como ficam as dez primeiras colocações da Billboard 200 com a atualização de Natal:

1. “A Pentatonix Christmas”, Pentatonix (2–1)
2. “24K Magic”, Bruno Mars (4–2)
3. “Starboy”, The Weeknd (-)
4. “4 Your Eyez Only”, J. Cole (1–4)
5. “That’s Christmas To Me”, Pentatonix (-)
6. “The Ultimate Collection”, Garth Brooks (13–6)
7. “Hamilton (Original Broadway Cast Recording)”, elenco de “Hamilton” (-)
8. “Hardwired… To Self-Destruct”, Metallica (11–8)
9. “Blue & Lonesome”, The Rolling Stones (10–9)
10. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (8–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Do outro lado do oceano, a corrida para o topo da tabela no feriado natalino foi disputada. Contudo, a parceria do Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie, “Rockabye”, manteve-se na primeira colocação pela sétima semana consecutiva. A faixa também foi eleita como um dos grandes sucessos comerciais do ano pela própria Official Charts, somando cerca de 589 mil vendas desde o seu lançamento, em outubro.

Apesar do boníssimo desempenho de “Rockabye”, a primeira posição esteve ameaçada por outros dois singles: “Human”, canção do Rag’n’Bone Man que escalou três casas rumo ao segundo lugar, e “Touch”, nova música de trabalho do Little Mix que subiu da 23ª para a quarta colocação em apenas uma semana. Além de ambas as faixas, “Just Hold On”, mais recente parceria entre Steve Aoki e Louis Tomlinson, caiu para a terceira posição após estrear na vice-liderança da lista.

Além de tais canções, outros nomes que conquistaram valiosas posições de destaque na semana antecedente ao Natal foram o de Zara Larsson, que subiu para o sexto lugar com o seu último single, “I Would Like”, após a canção atingir em cheio as rádios britânicas, e o de Mariah Carey, que retorna à quinta colocação com o seu grandioso sucesso natalino, “All I Want For Christmas Is You”.

Confira como ficam as dez primeiras posições da Official Charts após o Natal:

1. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (-)
2. “Human”, Rag’n’Bone Man (5–2)
3. “Just Hold On”, Steve Aoki e Louis Tomlinson (2–3)
4. “Touch”, Little Mix (23–4)
5. “All I Want For Christmas Is You”, Mariah Carey (8–5)
6. “I Would Like”, Zara Larsson (12–6)
7. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (4–7)
8. “When Christmas Comes Around”, Matt Terry (3–8)
9. “Say You Won’t Let Go”, James Arthur (7–9)
10. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (6–10)

A parada britânica de discos também teve o seu topo inalterado mesmo com a chegada do feriado natalino. Pela segunda semana seguida, Michael Ball e Alfie Boe se mantém na primeira posição com o seu mais recente trabalho conjunto, “Together”, que acumulou aproximadamente 110 mil cópias comercializadas (sendo 98% delas físicas, representando um dos maiores percentuais de vendagem física em 2016) ao longo da última semana.

Com o seu grande sucesso comercial, “Together” teve a segunda melhor semana de vendas no ano, apenas atrás do último trabalho de estúdio de David Bowie, “Blackstar”, com 150 mil unidades comercializadas nos sete dias após o seu lançamento

Além de “Together”, outros álbuns que ganharam posições na tabela durante o Natal foram “Glory Days”, último disco do Little Mix que agora ocupa a vice-liderança da lista; “The Wonder Of You”, coletânea de faixas remasterizadas de Elvis Presley que assume a terceira colocação; e “24K Magic”, mais recente trabalho de estúdio de Bruno Mars que subiu para o sétimo lugar.

As dez primeiras colocações da tabela britânica de discos agora são ocupadas por:

1. “Together”, Michael Ball e Alfie Boe (-)
2. “Glory Days”, Little Mix (3–2)
3. “The Wonder Of You”, Elvis Presley (4–3)
4. “Blue & Lonesome”, The Rolling Stones (2–4)
5. “24 HRS”, Olly Murs (-)
6. “The Heavy Entertainment Show”, Robbie Williams (-)
7. “24K Magic”, Bruno Mars (9–7)
8. “Christmas”, Michael Bublé (7–8)
9. “Nobody But Me”, Michael Bublé (8–9)
10. “Long Live The Angels”, Emeli Sandé (-)

Comentários

Artista do mês Adele
Alguns direitos reservados / 2013 - 2016.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.