E 2017 continua agitado no mundo da música. Alavancada por potenciais sucessos de diversos artistas, a indústria fonográfica segue mostrando que os próximos onze meses que estão por vir prometem ser alvoroçados tanto com o leque de grandes discos a serem lançados, quanto aos novos hits que ainda devem atingir as rádios de todo o mundo — e consequentemente, as paradas.

Entre as estreias que bagunçam as tabelas musicais, estão, além dos novos singles de Ed Sheeran — que após ceder a liderança por uma semana, continuam atrás da viral “Bad And Boujee”, de Migos e Lil Uzi Vert — , é possível citar a primeira parte do aguardado próximo trabalho de estúdio de John Mayer, “The Search For Everything”, que foi bem-sucedido comercialmente em sua abertura e entra na segunda colocação da lista de álbuns dos Estados Unidos, não sendo páreo para o sucesso de “Starboy”, de The Weeknd.

Já do outro lado do Atlântico, enquanto Ed permanece nos dois primeiros lugares da tabela com “Shape Of You” e “Castle On The Hill”, nomes como Little Mix, Jax Jones, Starley e The Chainsmokers n ão param de crescer em posições, conquistando novos picos a cada atualização da tabela e encurtando sua jornada rumo ao almejado topo do Official Charts.

As próximas semanas certamente serão turbulentas nas paradas americana e britânica, e é esperado que esse ritmo continue tomando-as por todo o restante de 2017.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Não será nessa semana que Ed Sheeran recuperará o topo da parada americana. O cantor se mantém na vice-liderança com “Shape Of You”, enquanto o sucesso viral de “Bad And Boujee”, colaboração entre Migos e Lil Uzi Vert, assegura uma terceira semana não consecutiva na primeira posição da tabela americana.

Apesar do novo single de Ed estar à frente de “Bad And Boujee” no percentual de downloads (104 mil vendas digitais por parte do britânico contra 51 mil), a faixa do Migos supera a do cantor em questão de reproduções em serviços de streaming (47 milhões de streams nos Estados Unidos contra 26.5 milhões) e acumula certa vantagem, garantindo assim o topo. Contudo, é esperado que com a chegada do videoclipe de “Shape Of You”, a música consiga recuperar a liderança.

Um dos principais destaques entre os dez melhor posicionados nessa atualização é o novo pico de “Scars To Your Beautiful”, de Alessia Cara. A canção escalou três posições em direção ao décimo lugar da lista e se torna o segundo single da canadense a figurar entre as dez primeiras colocações da Billboard Hot 100 ao lado de “Here”, que chegou à quinta posição.

Outras faixas que atingiram novos picos na parada foram“Bad Things”, parceria entre Machine Gun Kelly e Camila Cabello que sobe para a quarta colocação (empatando no posto de música mais bem-sucedida da cantora na tabela com “Work From Home”, do Fifth Harmony); e “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, de Zayn e Taylor Swift, que alcança a quinta posição.

Confira as dez primeiras posições da Billboard Hot 100 nessa semana:

1. “Bad And Boujee”, Migos e Lil Uzi Vert (-)
2. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
3. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (4–3)
4. “Bad Things”, Machine Gun Kelly e Camila Cabello (6–4)
5. “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, Zayn e Taylor Swift (8–5)
6. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (3–6)
7. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (9–7)
8. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (5–8)
9. “Fake Love”, Drake (11–9)
10. “Scars To Your Beautiful”, Alessia Cara (13–10)

Apesar de suas otimistas previsões de vendagem, a primeira leva de faixas de “The Search For Everything”, próximo disco de John Mayer, não foi capaz de destronar a crescente de “Starboy”, de The Weeknd, que chega à sua quinta semana não consecutiva no topo. A chamada “wave one” do novo trabalho do americano acumulou aproximadamente 49 mil cópias comercializadas, sete mil atrás do líder, e estreia na segunda posição.

Vale salientar que Mayer pretende lançar o seu novo álbum em EPs, de maneira a liberar quatro faixas de sua tracklist mensalmente. Ou seja, é muito provável que o cantor volte a figurar entre as primeiras colocações da Billboard 200 e consiga, em uma ocasião futura, até mesmo alcançar o topo.

Entretanto, não foi apenas que John que trouxe novos trabalhos nessa semana. Pouco menos de quatro anos após o lançamento de seu último disco, o AFI retorna aos holofotes com o auto-intitulado “AFI (The Blood Album)”, que, com cerca de 29 mil unidades vendidas, assegura a quinta posição.

Confira como ficam as dez primeiras colocações da Billboard 200 com essa atualização:

1. “Starboy”, The Weeknd (-)
2. “The Search For Everything: Wave One”, John Mayer (*)
3. “La La Land (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” (-)
4. “24K Magic”, Bruno Mars (5–4)
5. “AFI (The Blood Album)”, AFI (*)
6. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (4–6)
7. “Stoney”, Post Malone (9–7)
8. “Hamilton (Original Broadway Cast Recording)”, elenco de “Hamilton: An American Musical” (6–8)
9. “Views”, Drake (8–9)
10. “4 Your Eyez Only”, J. Cole (7–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Assim como já era esperado, o lançamento do videoclipe de “Castle On The Hill” e as prósperas vendas de “Shape Of You” garantiram à Ed Sheeran as segunda e primeira colocações, respectivamente, pela semana consecutiva na tabela britânica de singles.

Enquanto “Castle On The Hill” teve cerca de 46 mil downloads e 6.6 milhões de streams ao longo da última semana, “Shape Of You” alcançou as aproximadas marcas de 56 mil vendas digitais e 9.57 milhões de audições em serviços de streaming.

Além da liderança absoluta de Sheeran, destacam-se também na parada títulos como “Paris”, mais recente single do The Chainsmokers que escalou três casas rumo ao sétimo lugar; “Call On Me”, sucesso em potencial de Starley que chega à um novo pico na sexta posição; e “You Don’t Know Me”, parceria entre Jax Jones e Raye que alcança a terceira colocação.

É importante também lembrar do crescimento comercial de “Touch”, próxima música de trabalho do Little Mix a ser extraída do disco “Glory Days” cujo recém-lançado videoclipe deve alavancar ainda mais seus percentuais na tabela ao longo das atualizações que estão por vir no Official Charts.

Dado isso, as dez primeiras posições da tabela britânica de singles são ocupadas da seguinte maneira:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (-)
3. “You Don’t Know Me”, Jax Jones e Raye (4–3)
4. “Touch”, Little Mix (6–4)
5. “Human”, Rag’n’Bone Man (3–5)
6. “Call On Me”, Starley (7–6)
7. “Paris”, The Chainsmokers (10–7)
8. “September Song”, JP Cooper (-)
9. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (5–9)
10. “I Would Like”, Zara Larsson (9–10)

Já a lista de discos ganhou um novo líder nessa semana. Após uma forte divulgação nas mídias britânicas, “Classic House”, compilado de reedições de clássicos de Ibiza produzido por Pete Tong com a Heritage Orchestra e Jules Buckley, chegou ao topo da tabela, apenas três mil cópias vendidas à frente da trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações”, que subiu para a vice-liderança.

Outros trabalhos que conquistaram posições nessa atualização foram “25”, último título de Adele que chega à nona posição após subir seis casas; e “X”, segundo trabalho de estúdio de Ed Sheeran que retorna às colocações de destaque com a ascensão popular do cantor.

Entre as estreias da semana por aqui, destacam-se o novo álbum de Mike Oldfield, “Return To Ommadawn”, que abre seu legado na tabela a partir da quarta posição; e “Modern Ruin”, novo trabalho de Frank Carter & The Rattlesnakes que assegura a sétima colocação da lista.

Confira os dez primeiros lugares da parada britânica de álbuns:

1. “Classic House”, Pete Tong com Heritage Orchestra e Jules Buckley (6–1)
2. “La La Land (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” (3–2)
3. “Glory Days”, Little Mix (2–3)
4. “Return To Ommadawn”, Mike Oldfield (*)
5. “I See You”, The xx (1–5)
6. “Piano Portraits”, Rick Wakeman (7–6)
7. “Modern Ruin”, Frank Carter & The Rattlesnakes (*)
8. “Ladies & Gentlemen: The Best Of George Michael”, George Michael (4–8)
9. “25”, Adele (15–9)
10. “X”, Ed Sheeran (11–10)

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.