Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Academia divulgou a lista com as produções que podem estar na seleção final de indicados para algumas categorias da premiação. Com isto, a produção de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” foi confirmada como elegível para a seção de “Melhor Filme Internacional”.
Leia também: “Produção de Sonhos”: saiba mais sobre o spin-off de “Divertida Mente”
Ainda Estou Aqui é confirmado como elegível ao Oscar 2025
Segundo a revista Variety, para a categoria há 85 longas-metragens internacionais, 169 documentários e 31 longas-metragens de animação. O filme estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello é visto como um dos favoritos para levar o prêmio. O roteiro foi premiado no Festival de Cinema de Veneza, e é considerado pela imprensa internacional como um dos favoritos ao prêmio.
ORGULHO! "Ainda Estou Aqui" está oficialmente elegível para a categoria "Melhor Filme Internacional", segundo a lista divulgada pela Academia. 🏆 pic.twitter.com/aDNBAhp6Yd
— Tracklist (@tracklist) November 21, 2024
Atualmente em exibição nos cinemas brasileiros, o longa já ultrapassou a marca de um milhão de espectadores. No total, foram arrecadados mais de R$23,5 milhões em bilheteria. Em janeiro, o filme chegará aos cinemas dos Estados Unidos para sessões em Nova York e Los Angeles.
A produção possui base no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de sua mãe, Eunice Paiva. A trama da produção cinematográfica é ambientada nos anos 70, e apresenta uma advogada casada com o político Rubens Paiva.
A vida da mulher muda drasticamente quando, durante a ditadura militar, seu marido é preso e exilado. Depois do desaparecimento, Eunice passa, então, a dedicar sua vida ao ativismo de direitos humanos.
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres vivem Eunice Paiva em diferentes fases; enquanto Selton Mello fica com o papel de Rubens Paiva. O elenco também inclui Antonio Saboia, Valentina Herszage, Maeve Jinkings, Dan Stulbach, Humberto Carrão, Carla Ribas, Maitê Padilha, Caio Horowicz, Guilherme Silva, Cora Mora, Bárbara Luz, Pri Helena, Daniel Dantas, Thelmo Fernandes, Olívia Torres e Antonio Furtado.