in

CHARTS: Ed Sheeran retorna ao topo da parada americana

Fevereiro começou agitado nas paradas musicais pelo mundo, da mesma maneira que janeiro terminou. Apesar da estrondosa apresentação de Lady Gaga no intervalo do Super Bowl LI — que será contabilizada nas tabelas apenas a partir da semana que vem — , é importante também dar atenção aos nomes que crescem cada vez mais nas listas.

Quatro semanas após o lançamento dos primeiros singles de seu novo trabalho de estúdio, “÷”, Ed Sheeran continua nas duas primeiras colocações da parada britânica, enquanto que, após ser barrado por duas semanas na corrida pelo topo da tabela dos Estados Unidos com “Bad And Boujee”, de Migos, que estreou seu novo disco na liderança de sua terra natal, e Lil Uzi Vert, finalmente alcança a primeira colocação com “Shape Of You”.

Além disso, o sucesso de nomes como Dua Lipa e The Chainsmokers continua evoluindo mundo afora, principalmente no Reino Unido. Enquanto a cantora tem ganho espaço recentemente com a aguardada chegada de seu álbum de estreia, o duo americano atualmente promove o seu mais recente single, “Paris”, que promete agitar bastante as paradas musicais.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Com o lançamento de seu videoclipe oficial na semana passada, os percentuais de “Shape Of You”, de Ed Sheeran, aumentaram consideravelmente e fizeram a canção retornar ao topo da Billboard Hot 100, onde estreou no mês passado. A canção superou o retrospecto de “Bad And Boujee”, de Migos e Lil Uzi Vert, alcançando as marcas de 115 mil vendas digitais e 31.7 milhões de streams nos Estados Unidos ao longo dos últimos sete dias.

Apesar da subida de Ed ao topo, este não é o único destaque dessa atualização da tabela. Só entre as dez primeiras posições, três canções alcançaram novos picos nessa semana: “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, parceria entre Zayn e Taylor Swift que chega ao terceiro lugar; “Don’t Wanna Know”, mais recente single do Maroon 5 em colaboração com Kendrick Lamar que assume a sexta colocação; e “Fake Love”, de Drake, que escala para a oitava posição.

É esperado que as primeiras posições da Billboard Hot 100 sofram grandes alterações na semana que vem não só pelo crescimento comercial dos singles que já a ocupam, mas também pelos novos trabalhos de nomes como Sam Hunt, Imagine Dragons e Big Sean, além do impulso provocado pela apresentação de Lady Gaga no intervalo do Super Bowl LI, que contribuirá para catapultar os seus grandes sucessos entre as colocações de destaque.

Assim sendo, os dez primeiros lugares da Billboard Hot 100 nessa semana ficam assim:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (2–1)
2. “Bad And Boujee”, Migos e Lil Uzi Vert (1–2)
3. “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, Zayn e Taylor Swift (5–3)
4. “Bad Things”, Machine Gun Kelly e Camila Cabello (-)
5. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (3–5)
6. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (7–6)
7. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (8–7)
8. “Fake Love”, Drake (9–8)
9. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (6–9)
10. “Scars To Your Beautiful”, Alessia Cara (-)

Embalados pelo sucesso viral de “Bad And Boujee”, o Migos estreou seu terceiro álbum de estúdio, “Culture”, no topo da parada americana de discos, sendo assim o primeiro disco da carreira do grupo a alcançar tal feito. O trabalho chegou à marca de 131 mil unidades vendidas em sua primeira semana nas lojas, sendo aproximadamente 58% contadas a partir de audições em serviços de streaming.

Além de Migos, outros nomes que também estreiam com destaque nesta atualização da Billboard 200 são os de Brantley Gilbert, que figura na segunda posição com “The Devil Don’t Sleep”; de Kehlani, cujas vendas da semana de abertura de “SweetSexySavage” a asseguraram o terceiro lugar da lista; e de Train, que aparece na oitava colocação com “A Girl A Bottle A Boat”.

Entre os artistas que permanecem dentro das dez primeiras posições da tabela, encontram-se nomes como The Weeknd, que cai para o quarto lugar após liderar a lista por cinco semanas não consecutivas com “Starboy”; e Bruno Mars com “24K Magic”. Ambos os cantores não abandonaram as colocações de destaque da parada desde o lançamento de seus discos, em novembro do ano passado.

Confira como ficam as dez primeiras colocações da Billboard 200 nessa semana:

1. “Culture”, Migos (*)
2. “The Devil Don’t Sleep”, Brantley Gilbert (*)
3. “SweetSexySavage”, Kehlani (*)
4. “Starboy”, The Weeknd (1–4)
5. “NOW That’s What I Call A Workout 2017”, coletânea (*)
6. “La La Land (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” (3–6)
7. “24K Magic”, Bruno Mars (4–7)
8. “A Girl A Bottle A Boat”, Train (*)
9. “Stoney”, Post Malone (7–9)
10. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (6–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Já do outro lado do oceano, não há muito segredo sobre a liderança da tabela de singles. Pela quarta atualização seguida, Ed Sheeran ocupa as duas primeiras posições com “Shape Of You”, que já soma 306 mil downloads e 42.9 milhões de streams só no Reino Unido, e “Castle On The Hill”.

Com o sucesso de “Shape Of You” e “Castle On The Hill”, Ed Sheeran alcança o recorde de artista com mais tempo nas duas primeiras posições da parada britânica de singles. Até então, a marca tinha sido atingida apenas por Justin Bieber, que também permaneceu em tais colocações com “Love Yourself” e “Sorry” por quatro semanas

Mais abaixo da lista, outros nomes que ainda sonham com as duas primeiras colocações são os de Jax Jones e Little Mix com suas mais recentes músicas de trabalho, “You Don’t Know Me” e “Touch”, respectivamente. Enquanto isso, o The Chainsmokers vai aos poucos se firmando na tabela com “Paris”, que nessa semana subiu duas casas rumo ao quinto lugar.

Apesar de tudo isso, pode-se dizer que o grande destaque desta atualização ficou por conta de Dua Lipa. A cantora, tida como uma das mais promissoras artistas para 2017, figura na décima posição com “No Lie”, faixa de Sean Paul onde faz uma participação especial; e bate na porta dos dez melhor colocados com “Be The One”, que escalou dez lugares na última semana para chegar ao décimo primeiro andar.

Dado isso, as dez primeiras posições da tabela britânica de singles são ocupadas da seguinte forma:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (-)
3. “You Don’t Know Me”, Jax Jones e Raye (-)
4. “Touch”, Little Mix (-)
5. “Paris”, The Chainsmokers (7–5)
6. “Call On Me”, Starley (-)
7. “Human”, Rag’n’Bone Man (5–7)
8. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (9–8)
9. “September Song”, JP Cooper (8–9)
10. “No Lie”, Sean Paul e Dua Lipa (11–10)

A tal soberania da lista de singles não se repete na tabela de discos. Por aqui, a trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações”, que tiveram suas vendas alavancadas pelas 14 indicações do filme ao Oscar, escala para a primeira colocação da parada, tornando-se assim o primeiro longa-metragem a chegar ao topo do Official Charts desde “Os Miseráveis”, em 2013.

Entre as dez primeiras casas da parada, o único trabalho a debutar foi “All These Countless Nights”, novo disco de Deaf Havana que chega à quinta posição. Fora ele, destacam-se a ascensão de nomes como Ed Sheeran e Adele, que mesmo com trabalhos mais antigos ainda conseguem alcançar as colocações de destaque.

Confira as dez primeiras posições da parada britânica de discos nessa atualização:

1. “La La Land (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” (2–1)
2. “Classic House”, Pete Tong com Heritage Orchestra e Jules Buckley (1–2)
3. “Glory Days”, Little Mix (-)
4. “X”, Ed Sheeran (10–4)
5. “All These Countless Nights”, Deaf Havana (*)
6. “25”, Adele (9–6)
7. “Starboy”, The Weeknd (11–7)
8. “Piano Portraits”, Rick Wakeman (6–8)
9. “Ladies & Gentlemen: The Best Of George Michael”, George Michael (8–9)
10. “I See You”, The xx (5–10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *