Nesta segunda-feira (30), a Ipsos divulgou a lista de celebridades mais influentes do Brasil, com a cantora IZA no topo. A Ipsos é uma empresa especializada em pesquisa e estudos de mercado, com fundação na França em 1975. Hoje, o instituto está presente em 87 países; tendo chegado ao Brasil em 1997.
Leia mais: Rock in Rio 2022: IZA, Ivete Sangalo e dia do metal estão confirmados
No estudo denominado Most Influential Celebrities, a empresa buscou definir o que é influência, além de apontar as dimensões que atuam no poder de um influenciador. O sucesso, comprometimento, modernidade, carisma e autenticidade são algumas dessas características.
Para elaborar a lista, foram feitas mais de 2000 entrevistas; e mais de 2000 celebridades compuseram a avaliação. Depois de IZA, seguem no ranking de celebridades mais influentes a supermodelo e ativista Gisele Bundchen; seguida pela cantora Ivete Sangalo. Fecham o Top 5 a ex-BBB Juliette Freire e a atriz Jéssica Ellen.
O relatório também revela as plataformas mais usadas pelo público destas figuras públicas. O Youtube (com 74%) e o Instagram (66%) foram as redes sociais mais indicadas pelos entrevistados. O Facebook (54%), TikTok (46%) e TV aberta (39%) também tiveram muitas menções.
Há, também, uma lista das personalidades em ascensão no mundo dos influenciadores. Neste caso, Liniker foi a celebridade mais citada, tendo seu nome ligado a questões LGBTQIA+ e raciais. Em seguida, estão a vlogueira Jout Jout e a blogueira Mari Saad.
Com IZA e Liniker, lista de celebridades mais influentes apontam o poder da representatividade
Pela primeira vez em três anos, o Top 5 da lista da Ipsos é composto apenas por mulheres. Em comparativo, os dois primeiros lugares do relatório de 2019 são de Evaristo Costa e Paulo Gustavo. Além disso, tanto no ranking principal quanto no de personalidades ascendentes, o topo pertence a pessoas negras.
“O fato de termos apenas mulheres no ranking é um reflexo da sociedade frente à necessidade de representantes femininas. Essas celebridades trazem o poder da representatividade de forma autêntica e são todas muito bem-sucedidas, o que reforça a importância deste atributo como um driver de influência”, disse Cíntia Lin, head de Creative Excellence na Ipsos.
Lin comentou, ainda, que essas celebridades possuem uma grande conexão com a audiência, o que as faz ter um impacto positivo. As declarações foram dadas para uma matéria feita pela própria instituição.
O que achou? Conta no nosso Twitter e no Instagram!