in

Além de Taylor Swift: 5 artistas que já regravaram seus álbuns

artistas regravaram álbuns
Foto: Reprodução/Instagram @iamjojo

Após uma intensa batalha judicial com Scooter Braun e Big Machine Records, a cantora Taylor Swift tomou a decisão de regravar alguns de seus álbuns. Taylor recorreu às regravações como forma de recuperar o controle e os direitos autorais dos seus primeiros discos, que legalmente pertencem à gravadora de Braun. A artista deu início ao novo projeto em abril, quando lançou o álbum “Fearless (Taylor’s Version), que será sucedido pela estreia de “Red (Taylor’s Version)“. No entanto, Swift não foi a primeira na indústria musical que regravou seus trabalhos. Há décadas, músicos têm, por diferentes motivos, tomado esta decisão. Na véspera do relançamento de “Red“, listamos mais cinco artistas que também já regravaram seus álbuns. Confira!

5 artistas que já regravaram seus álbuns

1. Ashanti

Com seu álbum autointitulado, Ashanti estreou na indústria musical em 2002, debutando em primeiro lugar na Billboard 200 e sendo nomeada a três categorias do Grammy. Quase duas décadas após a estreia de sucesso, a cantora decidiu regravar o disco “Ashanti“. Em entrevista à jornalista D’Shonda Brown, a artista revelou que tomou a decisão devido a seu “lado empresarial”. “Após estar na indústria por mais de 20 anos, faz sentido ter o direito de poder voltar e regravar meu primeiro álbum. É um sentimento incrível poder fazê-lo, sonoramente, com aquela mesma crueza, mas com um toque de 2022”, afirmou.

Já em entrevista ao “Tamron Hall Show“, Ashanti revelou que recuperar seus masters foi um momento “surreal”. “Eu tenho um time jurídico incrível e eu assinei meu primeiro contrato de gravação quando tinha 14 anos de idade. Entender e ver como as coisas mudaram tanto daquela época para agora e entender conceitualmente o que você está assinando é tão imperativo, tão importante nos dias de hoje”, pontuou. A cantora regravará o álbum de estreia como artista independente.

2. Jojo 

Assim como Taylor Swift, a cantora Jojo, conhecida pelo hit “Too Little Too Late“, também teve problemas judiciais com as masters de suas músicas. A cantora tinha um contrato de sete álbuns com a gravadora Da Family Records, mas, após lançar seu segundo disco de estúdio, a empresa se recusou a lançar novos trabalhos da artista. Ao tomar a decisão de processar a empresa, Jojo foi impedida de lançar novas músicas e seus álbuns se tornaram indisponíveis para compra e reprodução.

Em 2013, a cantora e a gravadora finalmente entraram em acordo e a artista foi liberada do contrato. Apesar de continuar sem o direito de suas antigas masters, Jojo foi autorizada de regravar os trabalhos. As regravações chegaram às plataformas digitais em 2018.

artistas regravaram álbuns
Foto: Reprodução/Instagram @iamjojo

3. St. Vincent

Apesar de não ter tido problemas com suas masters, St. Vincent decidiu regravar seu álbum de 2017 “MASSEDUCTION“. Lançado em 2018, o disco “MassEducation” consiste em uma regravação do trabalho anterior, contendo apenas versões no piano das faixas. Em comunicado à imprensa, a cantora revelou que gravou o disco em duas noites durante a mixagem do álbum original, acompanhada por Thomas Bartlett no piano. “”MassEducation” revela a requintada arte musical da sua outra metade”, definiu a artista.

4. Frank Sinatra também é um dos artistas que já regravaram seus álbuns

Lá na década de 1960, o renomado músico Frank Sinatra já havia desbravado o mundo das regravações. O cantor tomou a decisão de regravar algumas de suas mais famosas faixas após criar sua própria gravadora musical, já que não poderia utilizar suas músicas antigas na nova empresa. Assim nasceu o disco “A Man and His Music“, que conta com regravações das canções que fizeram o cantor reconhecido na indústria ao longo dos anos. Em 1967, Sinatra ganhou seu terceiro troféu Grammy de Álbum do Ano por conta do projeto.

5. Def Lepard

A banda de rock Def Leppard também regravou seus primeiros álbuns devido a problemas com sua gravadora. Em entrevista à revista Classic Rock, o vocalista Joe Elliott revelou que as regravações foram a forma que o grupo encontrou de enfrentar a empresa. “Com as vendas digitais, nós queremos ganhar a mesma taxa de lucro que ganhamos com a venda de CDs. No entanto, o que eles [a gravadora] estão tentando nos oferecer não chega nem perto disso”, afirmou Elliott na época.

O grupo regravou seus maiores sucessos e criaram novas masters. Dessa forma, eles substituíram as versões antigas pelas novas em todas as plataformas de streaming, podendo, assim, lucrar com as faixas. “Eles subiram nossas musicas ilegalmente por um tempo, nos pagando a taxa que escolheram sem nem negociar com a gente, então nós pedimos para o nosso advogado derrubá-las”, revelou o cantor.

Elliott também compartilhou as dificuldades das regravações. “Você não chega e diz: “Ei, pessoal, vamos gravar” e tudo fica pronto em três minutos. Onde eu vou achar a voz que eu tinha com 22 anos? Eu tive que cantar em um certo formato de garganta para ser capaz de cantar daquela forma de novo. Foi um trabalho difícil, mas nós nos divertimos”, relembrou. Em 2018, a gravadora e a banda finalmente chegaram a um acordo. Com isso, as regravações foram retiradas das plataformas digitais e as originais voltaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *