in

Review: CHAMELEO dança mais solto do que nunca em seu novo álbum, “Alta Tensão”

Trabalho foi lançado na última quarta-feira (6)

CHAMELEO / Foto: Divulgação
CHAMELEO / Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (6), CHAMELEO apresentou ao mundo o projeto “Alta Tensão”, seu segundo disco de estúdio. E, assim como o nome sugere, o cantor, conhecido por ser “ligado no 220”, transformou toda essa energia em um trabalho de 15 faixas.

CHAMELEO iniciou sua carreira em 2014, mas só começou a focar de vez na música a partir de 2018. Em 2021, o seu nome furou a bolha com o disco “ECDISE” (2021), álbum com grandes colaborações, como Carol BiazinPabllo VittarJohnny HookerAlice Caymmi, entre outros.

Vivendo uma nova fase, CHAMELEO está mais solto e dançante do que nunca. Confira a review do Tracklist sobre o “Alta Tensão”:

Faixa a faixa: em “Alta Tensão”, CHAMELEO explora dualidade e discorre sobre ansiedade

O disco começa com “QUASE”, “220v” e “curto-circuito”esta última em parceria com Yajaira La Beyacca, que mostram logo o que podemos esperar da primeira parte do material. Alta voltagem, letras vorazes, sensuais, conduzidas por uma mistura de música eletrônica, ritmos latinos, tribal, e um pouco de tudo.

A sucessora delas que dá título ao álbum que o diga. Em parceria com Rennan da Penha, “Alta Tensão” é uma faixa divertida, que referencia a cultura geek citando o desenho “Super-Choque”, além de explorar algo ainda pouco visto na carreira do artista, como a vertente do funk carioca raiz.

“Jenga”, “Astroboy” e “Deu pra sentir” são faixas que exalam mais a liberdade do artista no quesito composição. CHAMELEO fala abertamente sobre sexualidade, estereótipos da comunidade LGBTQIAPN+ e episódios em noitadas. Mais uma vez a pluralidade de ritmos também é destaque.

“TDAH” é uma das mais fortes do álbum. Fazendo alusão ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, CHAMELEO canta provocante em português e espanhol, além de abusar de sintetizadores e vozes que trazem todo um charme ao ambiente da canção.

“Wet Dreams” e “+/-” começam a “parte 110v” do disco levando a quem escuta o álbum a desacelerar e entrar em um ambiente mais vulnerável. Esta última, por exemplo, é cantada boa parte em inglês e é um drum ‘n bass para lá de delicioso.

O disco segue com “Te Odeio”, que traz dois sentimentos antagônicos e complexos – o amor e o ódio. Vulnerável, insegura e objetiva, a faixa foi umas das lançadas antes do disco sair. Toda essa sensibilidade segue em MURAKAMI”, “Lilith” “cadeira elétrica”“melatonina” , que completam perfeitamente a “parte 220v” do material, que é mais acelerada, forte

Confesso que aqui senti falta de vocais mais variados, modulações, mas talvez seja da proposta das faixas esse ambiente mais “low” e sutil.

Conclusão

Se o segundo disco muitas vezes é um grande desafio para quem vive de música, CHAMELEO fez dessa jornada uma viagem livre e dançante. “Alta Tensão” é um trabalho coeso, onde é perceptível suas múltiplas camadas de força e vulnerabilidade.

O fato de ser um artista independente também deve ser exaltado, uma vez que todo o trabalho possui produções e visuais que deixam muitos artistas de gravadoras no chinelo. Está na hora de CHAMELEO estourar a bolha, seja pelo seu talento ou pelas batidas envolventes do “Alta Tensão”.

NOTA: 9/10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *