O ano de 2017 foi ótimo para a música: vários lançamentos, vários artistas novos pra serem descobertos todos os dias nas plataformas de streaming, vários talentos e promessas.
Com base em listas, posições nos charts e hits que se tornaram virais, selecionamos 5 artistas/banda que têm tudo pra bombar no próximo ano! Confira:
Oito pessoas ao redor do mundo (entre Londres e Maine) se comunicam por um fórum de música: trocam email, produzem e repassam o trabalho à distância. É assim que surgiu ‘Something For Your M.I.N.D’, que alcançou milhões de streams em plataformas de streaming, chamando a atenção de artistas como Frank Ocean e Ezra Koenig (Vampire Weekend).
O pop psicodélico da banda poderia ser confundido facilmente com um projeto de Damon Albarn ou Kevin Parker. Mas é, na realidade, um trabalho dos multi-instrumentalistas Emily e Harry, da jovem Orono de 17 anos (que emprestou os vocais), e de outras cinco pessoas. Atualmente, eles estão em turnê pelo mundo e com um contrato com a Domino Records.
Com um som que lembra Hozier e James Bay, Lewis Capaldi figura na lista da VEVO de “artistas pra ficar de olho” e da BBC (“Sound of 2018”). Não é pra menos: o seu single “Bruises” se tornou viral no lançamento e Capaldi já possui mais de 2 milhões de ouvintes no Spotify.
Depois de lançar o EP Bloom, o escocês teve o apoio do britânico Rag’N’Bone Man em sua turnê europeia. Além dele, Capaldi também estabeleceu parceria com o produtor Malay (que coescreveu “Fade”) que já trabalhou com Frank Ocean, Sam Smith e ZAYN.
Nascida em Los Angeles, Billie é cantora e compositora com um disco lançado, o “dont smile at me”.
Aos 15 anos, ela já alcançou o feito de ter uma música (Bored) em uma série de sucesso ( 13 Reasons Why, da Netflix) e emplacar um hit sem pretensão alguma (“Ocean Eyes”), que rendeu a ela um contrato com a gravadora Interscope/Universal.
Responsável também por criar a identidade visual de seus projetos (as cores e as escadas estão lá por uma razão!), a artista já deixou claro que sabe onde quer chegar e se mostra destemida.
“Eu acho que quando as pessoas não te levam a sério por ser tão nova, ainda ter de crescer, é o que me faz ser tão forte em minhas posições. Se eu tenho essa força para mostrar o que eu quero, eu só vou parar de buscar isso quando eu conseguir. Sou uma pessoa que não desiste até conseguir, sabe” (disse, em entrevista exclusiva ao Tracklist)
Após o lançamento do EP “Dye My Hair”, a cantora finlandesa teve mais de 150 milhões de streams no Spotify. Parte do sucesso se deve à colaboração com Tove Lo e Charli XCX (Out of my head). Com a última, ALMA estabeleceu uma parceria mais duradoura ( elas colaboraram em “Phases” e a britânica está compondo músicas para o próximo disco de ALMA).
“Ela me tuitou dizendo que gostava das minhas canções. Depois disso, temos trabalhado em músicas e indo em festas juntas. Ela entende totalmente minha vibe e é uma ótima amiga, então não sinto que estou trabalhando. Ela é um dos melhores talentos que conheço” ( ALMA sobre Charli XCX).
O seu talento também foi reconhecido pelo ícone Elton John. “Ele é uma legenda, então eu me sinto bastante honrada!”
Com 20 anos e um EP lançado pela Islands Records, Sigrid é uma das grandes promessas de 2018. “Don’t Kill My Vibe” figurou em 19º posição nos charts da Billboard e já possui mais de Três milhões de ouvintes mensais no Spotify, mais que o dobro de AURORA – outra norueguesa que alcançou destaque em pouco tempo (e que já passou pelo Brasil em turnê!).
Com um estilo musical bem pop, é curioso – no mínimo – que suas principais influências são artistas do folk, como Neil Young e Joni Mitchell. “Eu era bem tímida quando criança. Comecei a fazer covers e compor e ganhei confiança com isso, o que me levou a buscar mais “música agressiva. Eu acho interessante quando você consegue misturar essa ‘agressividade’ com música pop”.