in ,

10 músicas solo e colaborações de 2020 para animar as festas de Natal

músicas natal

Dezembro finalmente chegou e o clima de fim de ano também. Devido à pandemia do novo coronavírus, os artistas do mundo musical não poderão festejar as datas comemorativas com seus fãs e, por isso, estão entregando tudo nas músicas sobre o Natal. Afinal, se não podemos ir até a festa, a festa vai até nós. 

Já não é surpresa para ninguém: todo dia 1 de dezembro o clássico “All I Want For Christmas is You” da rainha Mariah Carey sempre volta a subir nos rankings e se torna uma das músicas mais ouvidas do mês. Julgo dizer que se isso nas acontecer em algum ano, vamos ficar presos nele eternamente. A música é um hino atemporal, não é mesmo?

Mas nem só de clássicos vive o mercado da música. Cada cantor tem apostado em seu próprio hino natalino e isso veio com tudo no ano de 2020. Nesse post, listamos 10 músicas lançadas nesse ano e que vão embalar suas festas.

músicas natal
Fotos: Mariah Carey (Reprodução/Pixabay); Sabrina Claudio (Reprodução/Justin Higuchi); Alessia Cara (Reprodução/Ted Eytan); Sam Smith (Reprodução/Lolapalooza); Jonas Brothers (Reprodução/Divulgação); Ava Max (Reprodução/David Bennehag); Lil Nas X (Reprodução/Cosmopolitan UK); Shawn Mendes (Reprodução/Cosmopolitan UK); Sia (Reprodução/Kris Krug); Megan Trainor (Reprodução/Ronald Roan)

1. “Oh Santa!” – Mariah Carey part. Ariana Grande e Jennifer Hudson

falamos aqui sobre o especial de Natal lançado pelo Apple TV+ na sexta-feira passada (4), mas precisamos separar um espaço para enaltecer a música “Oh Santa!”. No dia em que essa colaboração saiu não se falava de outra coisa, se não os falsetes inigualáveis de Ariana Grande e Mariah Carey. 

A música já faz parte do segundo CD natalino da Mariah, “Merry Christmas II You”, de 2010. Contudo, ela decidiu relançar a música trazendo duas cantoras com vozes inigualáveis: Ariana Grande e Jennifer Hudson.

“Foi legal trabalhar com as diferentes texturas vocais, brincar com isso e re-imaginar. Foi o que aconteceu. E visualmente, no especial, realmente dá para sentir o momento do grupo das garotas. Acho que todas nos divertimos muito. Essa foi a parte divertida [do especial]”, disse Mariah em entrevista a Billboard.

Os fãs, inclusive, já consideram “Oh Santa!” como sucessora de “All I Want For Christmas is You”. Será?

2. “Christmas Blues” – Sabrina Claudio part. The Weeknd

Talvez você não conheça Sabrina Claudio, mas a cantora é um nome bastante conhecido no R&B. Lançado no dia 27 de novembro, Sabrina trouxe um álbum inteiramente dedicado à época natalina. Esse é seu terceiro disco de estúdio e o primeiro com a temática de fim de ano.

Dentre as faixas, vale destacar sua colaboração com The Weeknd. No música, a dupla canta sobre um amor perdido antes do Natal e destacam a sensibilidade de estar sozinho contrapondo a alegria da data.

No mesmo álbum Sabrina também lançou um feat com Alicia Keys na faixa “Winter Time”, que está tão incrível quanto “Christmas Blues”

Em uma publicação no Instagram, Sabrina escreveu: “Para @aliciakeys & @theweeknd, obrigado por acreditarem nesse propósito. meu Deus, eu nunca poderia imaginar que duas das figuras mais influentes na minha vida e [da] jornada como artista estariam me acompanhando em um álbum que fiz puramente pelo desejo de brilhar uma pequena luz em um ano incrivelmente escuro”. 

3. “The Only Thing Missing” – Alessia Cara

Surpreendendo a todos, a cantora Alessia Cara não apenas lançou uma música, como um EP especial de festas, intitulado “Holiday Stuff”. Ele conta com 4 músicas: 2 originais (“The Only Thing Missing” e “Make It To Christmas”) e 2 covers (“The Christmas Song” e “Moody’s Mood For Love”).

A música “Make It To Christmas” não é inédita. Nesse EP, ela apenas ganhou uma versão stripped, acústica. O destaque é todo para a faixa “The Only Thing Missing”, onde a voz de Alessia transmite toda vulnerabilidade de alguém que perdeu um amor perto das festas. 

4. “The Lighthouse Keeper” – Sam Smith

Poucas semana após lançar o álbum “Love Goes”, Sam Smith anunciou mais uma parceria com Labirinth, a música “The Lighthouse Keeper”.

A música é uma balada melancólica em que Sam canta para tranquilizar alguém que está passando por um momento tempestuoso. “Não resista à chuva e à tempestade, nunca vou deixá-lo perdido no mar / serei o seu faroleiro, trarei você em segurança para mim”, Sam canta na faixa.

Essa é a segunda colaboração com o Labirinth. A primeira foi a música “Love Goes”, presente no álbum de mesmo nome. O disco, que estava previsto para sair em junho, saiu no mês passado, como comentamos.

“Se algum ano me fez ansiar pelos sons do Natal, foi 2020. Mais do que nunca desejamos estar perto de nossos amigos e família mais uma vez”, disse Sam Smith em entrevista.

“O Natal simboliza isso para mim e no início deste ano me inspirei para escrever uma canção de amor de Natal. Labirinth e eu colocamos nossos corações neste e foi pura alegria criar e fazer”, finalizou. 

5. “I Need You Christmas” – Jonas Brothers

Os irmãos Nick, Joe e Kevin têm mostrado que não voltaram para brincadeira. Nesse ano, eles lançaram a música “I Need You Christmas”. Essa é a segunda música natalina da banda. No ano passado eles lançaram “Like It’s Christmas”.

A canção embalada por um piano mostra os irmãos demonstrando admiração pela época natalina, a qual afirmam ser um momento para se reunir em família e reviver memórias de infância: “Sinto falta do sentimento/ De esperar o Papai Noel aparecer/ Cantando até tarde/ E todos os olhos das crianças brilham”.

O vídeo que acompanha a faixa mostra uma filmagem caseira da casa dos Jonas no Natal ao longo dos anos. Nele, é possível ver os irmãos abrindo seus presentes em volta da árvore quando crianças e adultos, enquanto dividem as festas juntos.

6. “Christmas Without You” – Ava Max

Lançada ainda em outubro, poucas semanas após a estreia do seu primeiro álbum de estúdio “Heaven & Hell”, a cantora pop Ava Max surpreendeu a todos com sua música de Natal.

A canção é simples e doce, mas marcante. Ava e seus vocais poderosos transmitem a sensação de esperança para que um amor volte para casa. É uma música pop com a cara da cantora. 

“Onde quer que você vá, você ilumina a sala/ Espero que você volte para casa logo/ Porque não vai parecer Natal sem você”, canta Ava Max.

7. “Holiday” – Lil Nas X

O cantor lançou sua música especial de festas na sexta-feira, 13 de novembro, com um simples título: “Holiday” (Festas). Além de a canção ser bastante cativante, o videoclipe futurista chega para complementar a experiência.

O clipe se passa em Old Town Road, uma cidade do Velho Oeste, onde Lil Nas X se transforma em um Papai Noel depois de tropeçar em um chapéu que foi jogado. Contudo, antes de voar em seu trenó altamente tecnológico, um cowboy cansado aparece com um aviso: “Faça o que quiser, não vá para 2020”, em uma clara referência ao filme “De Volta Para o Futuro 3”.

O clipe de “Holiday” foi produzido por Tay Keith, que já trabalhou com Drake e Eminem. Em apenas 10 horas, ele já ultrapassava mais de 700 mil visualizações.

8. “The Christmas Song” – Shawn Mendes e Camila Cabello

Apenas um dia após lançar seu novo álbum, “Wonder”, Shawn Mendes lançou uma música especial de Natal com sua namorada, Camila Cabello. A canção, intitulada “The Christmas Song”, conta com um videoclipe romântico gravado em casa em que o casal aparece junto ao cachorro recém-adotado Tarzan.

Entre 5 e 31 de dezembro, para cada dez milhões de streams de “The Christmas Song”, serão doados US$ 10.000 para a ONG Feeding America por meio da Fundação Shawn Mendes, começando com uma doação inicial de US $ 100.000.

“Este tem sido um ano muito louco, com tantos desafios. Nesta temporada de férias, é mais importante do que nunca espalhar amor e bondade para todos! Shawn e eu queríamos enviar todo o nosso amor a vocês, humanos incríveis, então criamos algo especial para você, nossa interpretação de #TheChristmasSong “, escreveu Camila no Instagram.

9. “Snow Man” – Sia

A música não foi lançada esse ano, mas sim em 2017. Contudo, seu clipe saiu três anos depois. Sia surpreendeu a todos os seus fãs com o vídeo da música “Snow Man” no dia 30 de outubro.

O curta é uma animação em stop-motion que retrata uma aventura no Polo Norte, onde dois bonecos de neve precisam procurar um novo lugar para morarem, além de escapar do derretimento quando o inverno acaba.

“Snow Man” faz parte do primeiro álbum com músicas de Natal da cantora australiana, intitulado “Everyday is Christmas”.

10. “Holidays” – Meghan Trainor part. Eart, Wind & Fire

Para fechar com chave de ouro nossa lista, trazemos a colaboração da cantora Meghan Trainor com as lendas do R&B e do funk, Earth, Wind & Fire. A canção faz parte do álbum lançado nesse ano pela cantora, chamado “A Very Trainor Christmas”.

A faixa é assinada pelo grupo e traz uma mistura de funk clássico americano com pop, junto com os vocais de Meghan. Tudo isso acontece enquanto eles tocam a música rodeados por decorações festivas e dançarinos para a celebração do feriado. É a mistura perfeita para um hit.


Qual dessas 10 músicas é a sua favorita? Deixamos passar alguma? Comenta com a gente nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *