in ,

3 vezes que Shakira mostrou orgulho da sua latinidade

shakira no clipe de girl like me

Shakira está de volta exalando poder e orgulho da sua latinidade. No último dia 4, a cantora lançou o videoclipe de Girl Like Me, sua parceria com o grupo Black Eyed Peas.

A música compõe o disco Translation lançado em junho pelo grupo. No clipe, Shakira aparece em um traje inspirado nos anos 80 e faz homenagem a mulheres latinas. 

“Quero uma garota como Shakira, essa latina tão linda. Quero uma garota de família que sabe viver e viva a vida.”, canta Will.i.am em seu rap. 

A canção também faz referência a outras artistas latinas como Selena Quintanilla e Anitta

Shakira é a cantora latina com maior reconhecimento mundial. Além de levar a sua cultura para o mundo, ela sempre se mostrou engajada com a comunidade e orgulhosa de suas origens latinas. 

Nessa lista separamos momentos em que ela se mostrou uma força latina. Confira!

3 vezes que Shakira mostrou orgulho de ser latina

Super Bowl 2020

Juntamente com Jennifer Lopez, as cantoras deram um show de representatividade latina na 54º edição do show de intervalo do Super Bowl.

Foi a primeira vez que o palco do evento foi dominado por duas mulheres latinasShakira e Jlo apresentaram seus maiores hits e deram um toque político ao show levantando temas importantes para a comunidade latina. 

Um dos momentos mais marcantes da performance foi uma referência a política imposta pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA. Em 2018, o governo de Donald Trump separou mais de 2 mil crianças imigrantes de suas famílias. O objetivo dessa política era barrar a imigração ilegal no país. 

A ação do governo foi muito criticada mundialmente e gerou reações de organizações como a ONU, que exigiu que a separação fosse suspensa. 

Para retratar esse momento na performance, a filha de Jlo aparece cantando a música Let’s Get Loud em uma gaiola. Atrás dela, várias crianças representavam os pequenos imigrantes que foram separados de suas famílias. 

Shakira também levou para o palco os costumes e movimentos de dança colombianos, sempre presentes em suas apresentações.

A performance foi um grande ato de força política e representatividade latina. 

Artista do Ano por Harvard – 2011

Em 2011, Shakira foi nomeada artista do ano pela prestigiada Universidade de Harvard. A iniciativa é do centro da Faculdade de Artes e Ciências Intercultural de Harvard, que reconhece artistas por seus destaques e engajamento humanitário.

Considerada a maior medalha de prestígio da Fundação, Shakira foi escolhida devido ao seu impacto musical e social. A cantora se destacou com a Fundação Pies Descalzos, criada por ela em 1997.

O objetivo da fundação é oferecer educação gratuita e de qualidade para as crianças colombianas. O projeto construiu várias escolas e beneficiou mais de 67 mil jovens.

Em seu discurso de agradecimento ao prêmio, ela falou sobre as leis de imigração dos Estados Unidos e defendeu a população latina. 

“Acho que nunca devemos fazer menos para a comunidade latina, porque ela é a força produtiva do país.”, disse a cantora. 

VMA 2005

Em 2005, ao lado de Alejandro Sanz, Shakira fez história no Video Music Awards. A performance de La tortura foi a primeira performance inteiramente em espanhol na premiação.

Shakira já havia se apresentado no VMA anteriormente, porém, com uma canção em inglês. A premiação é uma das mais importantes da música e contava com pouca representatividade latina na época.

La tortura é um dos maiores hits das carreiras de Shakira e Sanz. No mesmo ano, a música recebeu três indicações na premiação.

Em 2018, Alejandro relembrou esse momento de grande orgulho para a comunidade latina em seu Twitter.

Rainha latina, né? Qual seu momento favorito da Shakira? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *