in ,

Matrix: 5 vezes que o filme apareceu nas músicas

Foto: Reprodução

Matrix” não só é uma das franquias mais importantes do cinema mundial, como também é parte essencial da cultura pop geral. Desde 1999, os filmes da saga constantemente aparecem como referências em outras produções cinematográficas, séries de televisão e, principalmente, em faixas musicais. Aproveitando a recente estreia do quarto filme da franquia, “Matrix: Resurrections“, listamos aqui 5 vezes em que o longa-metragem já apareceu em diferentes músicas. Confira!

Leia também: HBO Max anuncia novo “Homem Aranha” e “Matrix” para catálogo em 2022

5 vezes em que Matrix apareceu em letras de músicas

matrix músicas
Foto: Reprodução

1. “Doom Days” – Bastille

Em “Doom Days“, a banda britânica Bastille canta o verso “Nós vamos escolher a pílula azul”, fazendo referência ao primeiro filme da franquia “Matrix”. No longa, Neo, personagem principal, tem que escolher entre a pílula azul, que o faria continuar na Matrix, acreditando em um mundo de fantasia, e a pílula vermelha, que revelaria os segredos do mundo real.

Além de “Matrix”, a música também faz referência a outro filme: “Alice no País das Maravilhas“. Logo após citar a pílula azul, o grupo canta: “Nós vamos descer a toca do coelho”, em referência à cena em que Alice entra no País das Maravilhas pela toca do Coelho Branco.

2. “DNA” – Kendrick Lamar

“Matrix” também aparece na música “DNA.“, um dos principais sucessos do rapper Kendrick Lamar. “Meu DNA não é para imitação / Seu DNA é uma abominação / É assim quando você está na Matrix / Desviando de balas, colhendo o que você plantou”, canta o artista, fazendo referências ao filme e às famosas cenas de Neo desviando de balas quando está na simulação da Matrix.

3. “Fly” – Nicki Minaj feat. Rihanna

Outro rap que cita “Matrix” é “Fly“, parceria de Nicki Minaj com Rihanna. Na faixa, Nicki canta: “Eles têm armas apontadas para mim / Mas eu me transformo no Neo quando ele estão mirando em mim”. Além de ser mais uma referência às cenas do protagonista desviando de balas durante a simulação, a rapper faz alusão ao fato de que Neo volta mais forte quando chega a ser baleado, se comparando ao personagem.

4. “Excuse Me Miss” – JAY-Z feat. Pharrell

“Ou ela é a escolhida ou eu estou preso na Matrix / Mas foda-se, vou dar uma de Fishburne”, canta JAY-Z em “Excuse Me Miss“, parceria com o produtor Pharrell. No verso, o rapper faz referência a diversos temas relacionados à franquia “Matrix”. Primeiramente, ao cantar “Ela é a escolhida” (“She is the one”, em inglês), JAY-Z faz alusão ao fato de que Neo é um anagrama para a palavra inglesa “One” e, no filme, o protagonista é considerado ‘O Escolhido’ para salvar a humanidade. Logo em seguida, o cantor afirma que vai dar “uma de Fishburne”, referência ao ator Laurence Fishburne, que dá vida ao personagem Morpheus.

5. “They Say” – Common feat. Kanye West

Já o rapper Common é mais um que dos que fez referência às pílulas azuis e vermelhas de “Matrix” em suas músicas. Em “They Say“, parceria com Kanye West, o artista canta: “Eu sou a pílula preta em Matrix”. Quando Common diz que é a “pílula preta” do filme, o cantor quer dizer que é uma combinação das pílulas vermelha e azul: uma mistura do mundo fantasioso com a realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *