in

1 ano de “drivers license”: relembre os singles de “SOUR”, de Olivia Rodrigo

Foto: Divulgação

Ela tinha apenas um piano, um ex-namorado e uma carteira de habilitação e mesmo assim fez história. Neste sábado (8), a faixa “drivers license“, de Olivia Rodrigo, completa um ano desde o seu lançamento como lead single de “SOUR“, primeiro disco de estúdio da cantora.

E o impacto não foi pequeno — a canção tornou Olivia a artista mais jovem a liderar a Billboard Hot 100 e teve a maior estreia semanal na história do Spotify de canção mais ouvida em 24 horas, com cerca de 76 milhões de streams só nos Estados Unidos. Atualmente, “drivers license” acumula mais de 1 bilhão de streams na plataforma global. Para comemorar, nós, do Tracklist, decidimos trazer algumas curiosidades dos singles de “SOUR” com um recado exclusivo da estrela. Confira!

Leia também: “drivers license” completa 1 ano; 10 feitos da carreira de Olivia Rodrigo

Foto: Divulgação

Com um ano do lançamento de “drivers license”, relembre curiosidades sobre os singles de “SOUR”

Se engana quem pensa que a faixa aniversariante foi o único sucesso da cantora e compositora, que também é atriz e estrela de “High School Musical: The Musical: The Series”, pela Disney+. “SOUR” foi um dos álbuns mais impactantes de 2021, e concorre na maior categoria do Grammy Awards 2022 junto com grandes nomes da premiação, como Billie Eilish, Lil Nas X, Taylor Swift e Kanye West.

E para se preparar, decidimos relembrar os cincos singles lançados junto com o disco, e um deles tem uma surpresa exclusiva de Olivia Rodrigo.

Leia também: Olivia Rodrigo: 4 coisas que queremos ver na primeira turnê da cantora

1. “drivers license”

A aniversariante foi lead single de “SOUR” e a recepção pelo público não poderia ser melhor. A música composta por Olivia Rodrigo bateu recordes logo no seu primeiro dia de lançamento e traz uma letra intimista. Há quem diga que a letra aborde o envolvimento com seu ex-namorado e colega profissional, Joshua Bassett.

As referências sobre Joshua começaram por causa das mudanças na composição original e a que foi lançada oficialmente. Confira a faixa original:

Para a Teen Vogue, em entrevista em outubro de 2021, Olivia revelou que a primeira versão de “drivers license” era muito mais “devastadora” e “insegura”, enquanto a lançada fala mais sobre mágoa. Com apenas 17 anos, a faixa marcou Olivia na história dos charts com recordes de streams e viralizou nas redes sociais, além de garantir à Olivia o reconhecimento em grandes premiações como “Canção do Ano” na 40ª edição do Video Music Awards (VMA) e a indicação, na mesma categoria, para o Grammy 2022.

Ela também foi a faixa lançada por uma artista feminina internacional em 2021 que passou mais semanas no top 200, com 36 semanas consecutivas, além da certificação de diamante duplo no Brasil.

2. “deja vu”

O segundo lançamento foi “deja vu“, em abril de 2021. A quinta faixa do “SOUR” também foi teorizada pelos fãs como uma indireta para o ex-namorado de Olivia, que teria se envolvido com a atriz Sabrina Carpenter, por causa dos versos “What do you call her? Almost say my name / ‘Cause let’s be honest, they kinda do sound the same /Another actress, I hate to think that I was your type” (tradução: “Como você a chama? Quase diga meu nome / Porque vamos ser honestos, eles meio que soam iguais / Outra atriz, odeio pensar que eu era seu tipo“)

Mas de acordo com Olivia, a faixa foi inspirada em “Cruel Summer“, de Taylor Swift, de quem Olivia diz ser fã. “deja vu” foi composta junto com o produtor Dan Nigro e seu refrão surgiu de um pensamento aleatório que registrou no celular. “No bloco de notas do meu telefone, tenho todos esses poemas e pequenos conceitos de canções. Uma das pequenas linhas de gancho que eu disse foi ‘Quando ela estava com você, você teve déjà vu?’”, contou Olivia em entrevista para a Rolling Stone, em abril de 2021. Em junho, Rodrigo adicionou Taylor, Jack Antonoff e St.Vicent como co-autores da faixa.

3. “good 4 u” (e um recado exclusivo de Olivia Rodrigo)

Lançada em maio, o terceiro single e sexta faixa do disco é também um dos maiores hits de Olivia Rodrigo. A faixa de pop punk estourou nas redes sociais, sobretudo no TikTok.

A música foi um sucesso também nos charts. Por causa dela, Olivia Rodrigo foi a artista internacional mulher com a faixa mais estrimada de 2021 e “good 4 u” também ganhou o certificado de Diamante Duplo aqui no Brasil.

Quer saber mais? O Tracklist recebeu com exclusividade um áudio de Olivia contando um pouquinho sobre a canção. Confira!

Legenda: “Essa é “good 4 u”. É uma música pop punk super divertida que eu escrevi há um tempo atrás. E eu realmente amo a singularidade dela. Amo também a espécie de raiva e rancor que ela carrega, é uma das minhas “pontes” favoritas dentre as que já escrevi. Eu realmente gosto da ‘ponte’“.

O clipe da faixa já possui, até o momento, mais de 300 milhões de visualizações no YouTube.

4. “traitor”

Em agosto de 2021, foi a vez de “traitor“, quarto single e segunda faixa de “SOUR”. Intimista como todo disco e também assinada por Olivia, “traitor” ganhou certificação Diamante no Brasil e atualmente ultrapassa a marca de 500 milhões de streams no Spotify.

“Eu escrevi essa música na minha cama, enquanto estava chorando. Eu realmente nunca pensei que ela seria uma canção que ressoaria com tantas pessoas. Eu pensei que era uma situação muito específica que eu estava passando”, contou a compositora em entrevista para a revista Variety, em agosto de 2021 após o lançamento da faixa.

5. “brutal”

O último single é a faixa que abre o disco como um furacão. “brutal“, assim como “good 4 u”, também tem influência do punk rock e foi eleita a melhor do ano de 2021 pela Entertainment Weekly em lista divulgada em dezembro, à frente de hits como “MONTERO (Call Me By Your Name)“, de Lil Nas X, “Leave The Door Open“, de Silk Sonic e “Happier Than Ever“, de Billie Eilish.

Sobre “brutal”, Olivia dá voz para questões familiares à adolescência, seja pela insegurança ou pela maneira como você se encaixa no mundo como também com reflexões sobre as angústias para ser aceita e valorizada.

Avril Lavigne, que é uma grande referência musical no rock dos anos 2000, chegou a comentar sobre a influência de Olivia Rodrigo como artista em ascensão. “Acho que é importante para pessoas como Olivia dar uma voz honesta a tantas jovens que ainda estão se descobrindo. Suas canções são a verdade dela, e você pode realmente sentir isso. Você pode dizer que é real pela forma como todos os fãs dela agarram cada palavra que ela diz”, contou a voz do hit Complicated” na mesma entrevista para a revista Variety em agosto de 2021.

Quer ficar por dentro de todas as novidades dos seus artistas favoritos? Siga o Tracklist no Twitter e no Instagram e não perca mais nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *