in

Issam Alnajjar: o árabe que encantou Alok e bombou no TikTok

Issam Alnajjar
Issam Alnajjar é um artista jordaniano que ganhou fama no Tik Tok. (Foto: Divulgação)

Apesar dos muitos desafios que ainda temos quando o assunto é a internet, uma coisa podemos dizer sobre a rede de computadores: ela diminui barreiras que antes pareciam impossíveis. Uma prova disso é Issam Alnajjar, um músico jordaniano de apenas 18 anos e que tem conquistado o mundo depois de um de seus trabalhos ganhar visibilidade no TikTok.

Intitulada ‘Hadal Ahbek’, a faixa conta com mais de 47 milhões de reproduções no Spotify e é a responsável pela aproximação de Issam com a cultura brasileira. Depois do sucesso da música, o artista foi notado por Alok e convidado pelo DJ para lançar um remix especial do single. O trabalho foi gravado pelos artistas e ainda contou com vocais de Danna Paola e, além de uma nova roupagem, ganhou um nome em espanhol: ‘Si Tu Vuelas’. Veja o clipe:

Em entrevista exclusiva para o Tracklist, os artistas contaram como foi que o remix nasceu e como os artistas, que vivem em lugares extremos no mundo, se conectaram para o trabalho. “Eu estava vendo as músicas que estavam bombando no Brasil e, do nada, a música de um menino árabe me chamou a atenção no primeiro lugar. Eu pensei: ‘Que? Como assim? Isso é em árabe e está no topo das paradas no Brasil’ e comecei a pesquisar sobre Issam e vi que a música era muito boa”, contou Alok.

Então, o DJ brasileiro pediu que sua equipe entrasse em contato com o jordaniano e o convidasse para uma parceria. “Nós precisamos fazer um remix para essa música”, completou. Com pouco mais de um ano de carreira, Issam Alnajjar contou que recebeu o convite com muita animação. “Eles me mandaram uma demo do que o Alok fez com a música e eu fiquei surpreso porque ele adicionou uns assobios e encaixou perfeitamente. Foi como se fosse a cereja do bolo do remix para mim”, disse.

Foi nesse momento das tratativas, com Issam e Alok já trabalhando juntos, que o nome de Danna Paola surgiu como uma das possibilidades para unir forças com os artistas na música. Depois que a cantora e atriz, um dos rostos mais conhecidos da série ‘Elite’, topou o trabalho, todo o planejamento dos artistas foi colocado em prática. “É uma música muito chiclete e, para mim, enquanto produtor, foi um dos trabalhos mais fáceis que eu já fiz. E isso é porque a música é muito boa”, avaliou Alok sobre o trabalho final ao ser questionado sobre a junção de três culturas diferentes na produção do remix e completou: “Ficaria boa em qualquer idioma. Se a gente resolver fazer uma versão em português, vai ficar ótimo também”.

Issam Alnajjar
Issam Alnajjar é um artista jordaniano que ganhou fama no TikTok. (Foto: Divulgação)

TikTok e a transformação da indústria musical no mundo

Com a ascensão de Issam Alnajjar, que conta com mais de 900 mil inscritos no YouTube e pouco mais de um ano de carreira, o impacto do TikTok nos hábitos de consumo no mundo se torna um tópico ainda mais forte. Os conteúdos que viralizam na rede social são capazes de ‘ressuscitar’ singles que não fizeram tanto sucesso no lançamento, aumentar a curiosidade do público acerca da tradução de uma música e, até, mudar vidas para sempre.

É assim que o cantor jordaniano enxerga o TikTok: um meio de mudança de vida. “Hadal Ahbek me deu uma carreira e agora eu tenho um agente e um time maravilhoso trabalhando para o lançamento do meu primeiro álbum e, de alguma maneira, eu devo tudo isso ao TikTok”, contou Issam. “Quando lançamos a música, eu não imaginava que faria tanto sucesso, tanto que meu objetivo era conseguir 10 mil visualizações no YouTube porque foi a primeira música que eu lancei de verdade. Do nada começou a crescer demais e eu passei a ver um monte de gente usando o som a ponto de se tornar viral no TikTok. Foi muito doido pra mim, especialmente porque isso não é algo que acontece normalmente com as músicas árabes. Eu fiquei chocado e sinto que isso me fez o artista que sou hoje”, completou.

Reforçando a fala de Issam, Alok, que tem uma carreira extensa e já viveu diferentes momentos do mercado musical, contou que o TikTok foi capaz de mudar sua perspectiva e, no lançamento de um trabalho, pôde ter contato direto com o poder da plataforma. “Quando eu lancei a música ‘Liberdade’, ela estava em um dos maiores canais do YouTube no Brasil e recebeu toda a divulgação possível, com uma estratégia de publicidade e tudo mais. E o que aconteceu com a música? NADA. Nada mesmo e quando a gente olhava o gráfico de desempenho, ele ficava aí e não saia muito do lugar. Até que, um dia, uma menina gravou um vídeo no quarto dela dançando ‘Liberdade’ e isso viralizou no TikTok. Depois disso, a música explodiu e foi parar no primeiro lugar das mais vendidas no Brasil”, lembrou o DJ brasileiro.

‘Liberdade’ ganhou um ‘challenge viral’ no TikTok e todo mundo passou a reproduzir a dancinha da música.

E esse comportamento do público marcou bastante a vida de Issam Alnajjar. Ele conta que lembra perfeitamente da pessoa que fez o vídeo responsável pela viralização da sua música e se diz eternamente grato por ter sido escolhido para dar som ao vídeo no TikTok. “Foi uma menina, acho que ela é da Malásia, e ela pegou minha música e basicamente desacelerou um pouco e fez uma edição. Da noite para o dia, o vídeo dela recebeu mais de 47 milhões de visualizações e isso foi muito louco”, contou. “Eu queria muito, mas não consegui mais encontrar ela na internet. Gostaria muito de falar com ela e agradecer por tudo o que fez, mesmo sem saber, por mim”, completou Issam.

Para os artistas, durante a conversa com o Tracklist, o TikTok mudou a indústria mas manteve a essência da música e o sucesso na plataforma não é sobre como você cria seu trabalho, mas como ele é compartilhado com o público.

Issam Alnajjar e o A-Pop como novo gênero musical

Com o sucesso de Hadal Ahbek, parcerias com Alok e outros grandes nomes da música mundial, Issam Alnajjar acaba de lançar seu primeiro álbum na carreira. Sobre o futuro na música, o jordaniano se mostra bastante animado e fica feliz ao dizer que está introduzindo um novo gênero gênero musical para o mundo. “O álbum é muito importante pra mim porque é meu primeiro trabalho completo e porque eu estou apresentando um novo gênero musical para os árabes, que é o A-Pop. Que significa ‘pop árabe’ e nós ainda não temos essa divisão e por isso que eu estou aqui e quero fazer que as pessoas ouçam mais a música árabe”, explica Issam.

Para ele, o sucesso repentino no TikTok e a parceria com o DJ brasileiro é apenas o começo de uma vida vivendo da música e para a música. “Estou muito animado para produzir ainda mais, sair em turnê, conhecer fãs e tudo mais”, diz.

Ouça ‘Baree?’, o primeiro álbum de Issam Alnajjar, no Spotify:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *