in , ,

Opinião: 9 anos de Fifth Harmony, um dos maiores girlgroups da atualidade

Fifth Harmony - Foto: Billboard
Foto: Divulgação

Exatamente hoje (27), há 9 anos, nascia o Fifth Harmony, um dos maiores girlgroups da década de 2010 e formado durante a segunda temporada da franquia americana do “The X Factor“. Composto por Ally Brooke, Camila Cabello, Normani Kordei, Dinah Jane e Lauren Jauregui, o Fifth Harmony nasceu e deixou o seu legado no mundo das girlbands.

Contrariando todas as probabilidades, elas se tornaram estrelas globais, emplacando três álbuns Top 5 na Billboard e colecionaram hits como “Boss”, “Worth It” e “Work From Home”. De lá para cá, todas as meninas investiram em suas respectivas carreiras solo, mas pouco se fala sobre a trajetória e o impacto no grupo no mundo da música.

9 anos de Fifth Harmony: relembre a trajetória

Terminando a competição em 3° lugar (assim como o One Direction na franquia britânica), após o encerramento da temporada do “The X Factor USA”, o Fifth Harmony assinou contrato com a gravadora do seu então mentor na competição, Simon Cowell. De contrato selado com a SYCO/EPIC, as meninas logo começaram a trabalhar no seu material de estreia.

Vários covers foram postados no canal do Youtube do 5H para preparar o terreno para a estreia das garotas, e eis que em 2013, um ano após sua formação acontecer, nasceu o EP “Better Together“.

Descrito pelo Sugascape como “músicas empoderadoras e divertidas para um grupo promissor”, o EP de 5 músicas alcançou a 6ª posição na Billboard Hot 100, ganhando várias versões – incluindo uma em espanhol e acústica – e serviu de entrada para o que viria depois.

Com uma imagem mais madura, o quinteto começou a divulgação do seu álbum de estreia com grandes colaboradores envolvidos no projeto. Nomes como Julia Michaels, Meghan Trainor, Victoria Monét, Zara Larsson e Tinashe auxiliaram no material.

Até então sem um grande hit, o grupo lançou despretensiosamente a faixaWorth It” como single promocional do álbum Reflection“, e foi aí que tudo mudou. A música rapidamente se tornou viral, conseguindo pegar o primeiro lugar em mais de 20 países nas suas primeiras 24 horas, alcançando a 12ª posição na Billboard Hot 100; até o fechamento desta matéria, vendeu mais de 3,4 milhões de cópias mundialmente. Ah, em relação ao vídeo, os resultados também não ficam muito atrás e está perto de alcançar a incrível marca de 2 bilhões de visualizações.

Capa 7/27
Foto: Divulgação

Com tudo indo de vento em popa, um segundo disco já estava sendo preparado e muita expectativa foi gerada em cima dele. O ano era 2015 e por meio de uma postagem no Instagram, as meninas anunciaram o segundo disco de estúdio, o “7/27” – reconhece essa data? Uma alusão ao dia que o grupo foi formado, coincidentemente, hoje.

O material contou com 3 singles oficiais, sendo um deles o maior hit do grupo, a música “Work From Home“. Alcançando a 4° posição na Billboard Hot 100, a música se tornou o maior sucesso do girlgroup nos Estados Unidos, pegando também Top 10 em mais 20 países. Com um hit e tanto nas mãos muita coisa era esperada do grupo, porém um baque veio e pegou todos de surpresa.

Saída de Camila Cabello e a era “Fifth Harmony”

Em 19 de dezembro de 2016, através de suas redes sociais, foi anunciado que Camila Cabello estava deixando o grupo oficialmente e que elas seguiriam como um quarteto. Não fazia muito tempo que esses rumores sondavam o grupo, uma vez que Camila possui trabalhos paralelos ao 5H, mas a notícia foi um baque para os fãs.

Quase um ano após um ano da saída de Camila, em julho de 2017, durante uma participação no “The Tonight Show with Jimmy Fallon, o quarteto revelou que seu terceiro álbum – o auto-intitulado – iria ser lançado em 25 de agosto. Disco favorito do colunista que vos escreve, o material foi descrito pelo AllMusic como um projeto “sofisticado e com boas canções pop/R&B”.

No seu mais recente livro, a integrante Ally Brooke descreveu a era “Fifth Harmony” como a mais prazerosa do grupo, pois elas possuíam um controle maior sob as ações tomadas.

Hiatus e carreiras individuais

O que os fãs mais temiam que acontecesse, aconteceu. No dia 19 de março de 2018, o Fifth Harmony anunciou por meio de suas páginas oficiais que entraria em uma pausa por tempo indeterminado. Bom, hoje é dia 27 de julho de 2021 e até o momento, nada de um comeback foi sinalizado.

Brincadeiras a parte, no seu livroFinding Your Harmony: Dream Big, Have Faith, and Achieve More Than You Can Imagine”, Ally Brooke conta que não eram os planos das meninas encerrarem as atividades, mas sim que a gravadora já não tinha interesse em promovê-las.

Todas hoje possuem seus trabalhos enquanto solistas. Camila conquistou seu primeiro #1 na Hot 100, Normani engatou em inúmeras colaborações de sucesso, Ally participou de programas de TV e escreveu um livro, Lauren e Dinah abraçaram suas raízes, entre vários outros feitos que gerariam outros conteúdos – inclusive, o Track possui um IGTV sobre a carreira das meninas, lançado ano passado. Porém, o foco aqui é o grupo.

Fifth Harmony - Foto: Billboard
Foto: Reprodução/Billboard

Considerações finais

Nos dias de hoje, não é difícil ver bons grupos acabarem antes de atingirem o estrelato mundial. Poderia passar horas aqui citando alguns que tiveram apenas um hit ou permaneceram na sua bolha durante o período de atividade, mas com certeza o Fifth Harmony não foi um deles.

Emplacando hits na Hot 100 desde as Pussycat Dolls, o Fifth Harmony quebrou barreiras e trouxe de volta aquele frescor que só os girlgroups tem. Quem assistiu essas meninas ao vivo sabe do que eu estou falando: o vigor, a forma de cantar e todos aqueles macetes que fazem você admirar um girlgroup.

Poderia falar de recordes, problemas e diversos escândalos que sondam a carreira do grupo, mas acho que hoje é dia de celebrar e agradecer por esse trabalho que fez muitas pessoas felizes. Se um dia o Fifth Harmony vai voltar, não sabemos, mas por aqui torcemos para que isso aconteça e continuamos trabalhando de casa para que tudo fique bem.

https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdD0r9eyeVDM?si=ae3bda71177d455d

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *