in , ,

Opinião: Por que Lil Nas X é o artista que precisamos no momento?

Foto: Divulgação

Ao misturar o country com o rap, o artista Lil Nas X fez a estreia de sua carreira ser inesquecível, ao lado de Billy Ray Cyrus, em “Old Town Road”. O single foi tão impactante na indústria, que além de ganhar o Grammy em 2019, se tornou a música mais vendida de todos os tempos até hoje. Agora em 2021, Nas tem lançado uma série de singles que fazem parte do seu primeiro álbum, “MONTERO” (ainda sem data de estreia).

Leia também: Lil Nas X: o que esperar do álbum debut, “Montero”?

Quem o acompanha de perto sabe que, ultimamente, tudo que o artista lança tem gerado muitas discussões e movimentado as redes sociais. Em seu novo e grandioso videoclipe, lançado na última semana, não foi diferente. Em “INDUSTRY BABY”, parceria com Jack Harlow, e com co-produção de Kanye West, o artista brinca com seu próprio ego e faz uma música para exaltar todas as conquistas que tem feito, e também rebatendo de peito aberto os ataques que sofre diariamente, principalmente do público mais conservador. Mas, é claro, com aquele jeito debochado e sarcástico que conhecemos dele.

Então, por que Lil Nas X é um artista que incomoda tanta gente e, por isso, é tão necessário?

A revolução de Lil Nas X como artista na indústria

De 2019 para cá, Lil Nas X provou mais de uma vez que estava longe de ser mais um one-hit wonder. Desde então a cada lançamento, o cantor aumenta o nível das suas produções, saindo sempre da zona de conforto e fugindo das exceptivas óbvias da indústria.

No entanto, por mais que grande parte da repercussão de seus clipes e músicas seja positiva, há também uma parcela considerável do público que tenta boicotá-lo.

Como sabemos a indústria no geral, em específica a do hip-hop, continua sendo predominantemente machista e heteronormativa – o que torna as coisas ainda mais difíceis para Lil Nas X, um homem negro e abertamente gay, sofrendo diários boicotes e descredibilização da indústria e do público.

Em uma recente entrevista para a Complex, Nas conta que desde que falou sobre a sua sexualidade publicamente, muitas pessoas nas premiações, por exemplo, começam a olhar para ele de uma forma diferente. Ele até comentou que na performance de “MONTERO (Call Me By Your Name)”, no BET Awards, ele não contou previamente para a produção sobre o beijo que daria em seu dançarino, com medo de alguma restrição, sendo um dos momentos mais históricos da premiação.

Outro caso recente (e infeliz) que envolve homofobia contra Lil Nas X foi uma colocação do rapper T.I. Após o rapper DaBaby fazer comentários homofóbicos durante um show em Miami no último domingo (25), T.I. saiu em defesa de DaBaby no Instagram e fez um comentário envolvendo Nas. “Se Lil Nas X pode fazer a merda dele em paz … DaBaby também pode #igualdade”, disse. T.I. foi bastante criticado nas redes e fez um novo posicionamento: “Tenho muito respeito pelos filhos da puta, como Lil Nas X, e pelos filhos da puta, como Frank Ocean, que se apresentam e vivem sua verdade. Honestos consigo mesmos”, disse.

Mesmo com todas essas barreiras, tanto do racismo como a homofobia, Lil Nas X consegue se reerguer e manter o pioneirismo em tudo que se propõe a fazer hoje. É claro, devido a portas que outros artistas da comunidade LGBTQIA+ já abriram no passado.

Por isso, em cada música nova, é possível escutar a sua autenticidade e liberdade, da forma mais disruptiva possível. Um artista tão necessário como ele inspira não só um público gigantesco, como também a indústria. Imagina: com essa plataforma tão grande que Lil Nas X tem hoje, quantos artistas LGBTQIA+, no futuro, podem ter mais portas abertas e oportunidades de serem mais escutados e consumidos?

Lil Nas X nos moldes das divas pop

Se você, assim como eu, foi uma daquelas crianças que cresceu com divas pop, vai entender do que eu vou comentar. Lembra daquele pacote completo das cantoras? Coreografia, looks icônicos, passagens marcantes no tapete vermelho e performances de alto nível? Pois é, Lil Nas X traz todo esse pacote completo e é atualmente a diva pop que precisávamos!

Além de entregar sempre estéticas muito bem trabalhadas em suas músicas, o mais empolgante é que hoje ele ocupa um espaço que, principalmente como um homem negro e abertamente gay, nunca teve na indústria. Acompanhar a sua carreira e ver o quão bem-sucedido ele é, com apenas 22 anos, dá realmente a sensação de que estamos presenciando algo histórico – porque de fato é.

Ah, e sem contar que Lil Nas X é uma das melhores celebridades para usar as redes sociais. Se você dar uma pequena olhada no Twitter vai entender o que eu estou falando! Ele consegue balancear entre rebater os haters com o melhor humor possível, 100% cheio de deboche e memes.

Porém, o artista também sabe articular muito bem na hora de falar sobre algo mais sério. Inclusive, todos os lucros do videoclipe de INDUSTRY BABY” vão ser direcionados à organização “Projeto Ball”, para pagar a fiança de pessoas negras presas por infrações leves nos Estados Unidos.

Seja descendo de um pole dance direto para o colo do diabo ou fazendo uma coreografia pelado junto aos seus dançarinos no meio do chuveiro de uma prisão, Lil Nas X não veio para seguir os moldes de ninguém. Consciente em cada passo que faz na carreira, Nas sabe o que está fazendo, o que representa e o mais importante: sendo quem ele é e vivendo a sua verdade, fazendo história e inspirando toda uma geração.

Admito que fico até emocionando ao pensar como essa nova geração pode se espelhar e se conectar com a arte dele – e até mesmo imagino como teria sido fantástico se na minha adolescência tivesse alguém como Lil Nas X de referência da comunidade LGBTQIA+. Por fim, ele quebra inúmeras barreiras, expectativas ou qualquer noções pré-concebidas da sociedade e indústria, sendo apenas ele e marcando para sempre a cultura pop.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *