2021 prometia ser o ano de dois dos maiores festivais de música do Brasil: Rock in Rio e Lollapalooza. Diferentemente do Lolla, que continua previsto parar ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de setembro, a produção do RiR anunciou hoje (4/3) o adiamento do evento para 2 a 11 de setembro de 2022.
Leia também: ENQUETE: Os artistas mais pedidos do Lollapalooza 2021; Vote!
A edição do Lolla 2020 foi cancelada devido à pandemia do coronavírus. O evento, que estava previsto para ocorrer nos dias 3, 4 e 5 de abril do ano passado, foi adiado para o mês de dezembro e, depois, cancelado.
O rapper Travis Scott e as bandas The Strokes e Guns N’ Roses estavam confirmadas como headliners do Lollapalooza Brasil 2020. Na primeira mudança de data, a produção do evento afirmou que os artistas estavam confirmados para a edição de dezembro. Entretanto, segundo o jornalista José Norberto Flesch, o Guns teria desistido do show após o cancelamento oficial, sendo agora substituído pelo Green Day na possível edição deste ano, em setembro.
Já a organização do Rock in Rio garantia, até semana passada, que a edição de 2021 do evento seria realizada. Iron Maiden, Dream Theater, Megadeth e Sepultura foram confirmadas como as atrações principais do dia dedicado ao heavy metal, noite de abertura do festival.
Apesar destas terem sido as únicas atrações confirmadas, as especulações sobre a presença de outros artistas ainda correm soltas pela internet. Flesch também afirma que Justin Bieber, Coldplay, Avril Lavigne, Post Malone, Khalid e Marshmello subirão no palco do RiR, agora de 2022.
Adiamento dos Lollapalooza
Apesar da produção do evento não ter se manifestado, o avanço da pandemia do coronavírus torna a possibilidade do festival ocorrer em 2021 cada vez mais distante.
Além de anunciar novas atrações no Lollapalooza e no Rock in Rio, José Norberto Flesch também garantiu que a edição do Lolla deste ano será adiada.
De acordo com Flesch, o festival será realizado em 2022. Se a informação for confirmada, a edição de 2021 seria a segunda seguida cancelada pelo Lollapalooza. Flesch completou dizendo que festival aconteceria entre o final de março e a primeira quinzena de abril do ano que vem, época em que normalmente é realizado o evento. Já em relação ao Rock in Rio, o jornalista acredita que as atrações deverão ser mantidas, mesmo após o festival ter sido adiado.
Além de José Norberto Flesch, o colunista do Globo, Ancelmo Gois, também afirmou que o Lollapalooza não ocorrerá em 2021.
O que é preciso para o Lollapalooza e Rock in Rio acontecerem?
Mesmo com a vacinação e diminuição das taxas de transmissão da covid-19, um certo protocolo de saúde precisará ser seguido na volta dos shows presenciais. O Reino Unido já se prepara para a volta dos eventos em maio deste ano, de acordo com novas normas.
O primeiro ministro, Boris Johnson, anunciou que os shows com limitação de público serão permitidos a partir de 17 de maio, se algumas medidas provisórias foram cumpridas.
As produtoras devem respeitar a capacidade máxima de 1000 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, para eventos em locais fechados. Em localizações a céu aberto, onde cadeiras podem ser distribuídas em uma distância segura, será permitido a entrada de até 10 mil pessoas.
Johnson também acrescentou que o Reino Unido poderá voltar a realizar shows ao ar livre a partir de 21 de junho. Para isso acontecer, metas relacionadas à vacinação, taxas de infecção, vagas em hospitais e novas variantes do coronavírus precisam ser alcançadas.
E você, o que achou do adiamento do Rock in Rio? Acha que o Lollapalooza deste ano ainda vai ser realizado? Conta pra gente nas nossas redes sociais!