28 de abril de 2018 por Mariana Passos.

O dia 28 de abril é marcado pelo lançamento de “I Kissed A Girl”, sucesso que fez Katy Perry ficar mundialmente famosa. Em homenagem à esse dia, o Tracklist fez uma retrospectiva na carreira da diva, desde a era gospel até a sua era mais nova. Confira:

Fase gospel e mudança para Los Angeles

Vindo de uma família muito religiosa, Katheryn Elisabeth Hudson começou cantando na igreja, quando assinou um contrato com a gravadora Red Hill Recods, onde gravou seu primeiro álbum em 2001: Katy Hudson.

Após rodar os Estados Unidos com Phil Joel, Katy resolveu se mudar para Los Angles, onde começou a escrever músicas com Glen Ballard e assinou com a Java, que tinha ligação com a Def Jam. Ela chegou a começar a gravar um material solo, mas a gravadora acabou e Ballard a levou para a Columbia Records, onde assinou contrato.

Foi então quando ela escreveu e gravou com Max Martin, Dr. Luke e outros hitmakers da época. E mais uma vez ela foi demitida da gravadora.

One Of The Boys

Angelica Cob-Baehler levou os demos de Katy para a Virgin Records e ela assinou contrato com a Capitol Records em 2007.

Ela trabalhou com Dr. Luke e juntos, escreveram “I Kissed A Girl” e “Hot n Cold” para o seu primeiro álbum pop One Of The Boys. Em novembro, Katy Perry lançou o vídeo para “Ur So Gay”, que recebeu ajuda de Madonna na divulgação.

Em 28 de abril de 2008, foi lançado então “I Kissed A Girl”. A música foi um sucesso absoluto e alcançou o primeiro lugar do Hot 100 da Billboard. Em junho o álbum lançado e depois os singles “Hot n Cold”, “Thinking Of You” e “Waking Up In Vegas”.

Teenage Dream

A era de maior sucesso de Katy, começou em maio de 2010, com o lançamento de “California Gurls”. Cinco singles e o album conseguiram o primeiro lugar na Billboard.

São eles: “California Gurls”, “Teenage Dream”, “Firework”, “ET” e “Last Friday Night”. Com isso, Katy se tornou a primeira mulher a ter cinco singles número 1 de um mesmo álbum, e a segunda desde Michael Jackson.

Em 2012 ela foi nomeada a sexta maior artista digital nos Estados Unidos, com 37,6 milhões de cópias. Teenage Dream: The Complete Confection foi lançado junto com os singles “Part Of Me” e “Wide Awake”.

Em fevereiro de 2011, ela embarcou na California Dreams Tour, que passou pelo Brasil no Rock In Rio e em São Paulo. A turnê arrecadou 59,5 milhões de dólares mundialmente. Ela lançou também o seu primeiro documentário Katy Perry: Part Of Me, que recebeu críticas positivas. Katy foi nomeada a mulher do ano pela Billboard em 2012.

Prism

“Roar”, primeiro single de seu novo álbum, foi lançado em 2013 e pegou o primeiro lugar nos Estados Unidos. “Unconditionally” não teve o mesmo sucesso, ficando na 14ª posição. Prism foi lançado em outubro daquele ano, ficando em primeiro e recebendo críticas boas.

Katy lançou “Dark Horse” como o terceiro single, que foi um sucesso. “Birthday” e “This Is How We Do” também viraram música de trabalho, ficando no top 25.

Ela saiu pelo mundo com a Prismatic World Tour, que mais uma vez, passou pelo Rock In Rio e por São Paulo e Curitiba, arrecadando 204,3 milhões de dólares mundialmente.

No dia 1 de fevereiro de 2015, Katy Perry se apresentou no Super Bowl, o evento mais importe nos Estados Unidos. Ela chamou Lenny Kravitz e Missy Eliot como participações especiais. O show foi assistido por 118,5 milhões de americanos.

Witness

Após anos de sucesso absoluto, era esperado o próximo passo de Katy. Ela lançou “Rise” como tema das Olimpíadas de 2016 para a emissora NBC. A música alcançou número 11 nos Estados Unidos.

Em fevereiro de 2017 veio então a prévia de seu quinto álbum. “Chained To The Rhythm” pegou o quarto lugar no Hot 100. Veio então “Bon Appetit” e “Swish Swish”, que não tiveram sucesso nos charts, ficando em 59º e 46º, respectivamente.

Em compensação o Witness ficou em primeiro lugar, mas teve críticas mistas. Como parte do lançamento, Katy Perry fez um transmissão ao vivo sobre a sua rotina durante quatro dias. Pela terceira vez, ela veio ao Brasil. A Witness: The Tour passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.