in , ,

Top 5 álbuns que alcançaram mais rápido o topo do iTunes e Spotify

Com a indústria fonográfica voltada para a era dos streamings, é esperado cada vez mais o sucesso dos artistas com os seus novos álbuns no cenário musical. Atingindo o topo do iTunes e do Spotify de forma instantânea e orgânica, os projetos discográficos são hoje detentores de impressionantes números nas principais plataformas digitais.

Mas apesar dos inúmeros comebacks que são feitos ao longo do ano, nos quais, destacam-se lançamentos de grandes figuras da música, é comum que a dominação no Top 5 de cada plataforma ainda seja de nomes bastante conhecidos, que mesmo após anos de carreiras seguem alcançando feitos e dobrando o seu sucesso a cada novo material.

Por isso, listamos os discos que mais rápido atingiram o topo do iTunes e do Spotify, conquistando históricos êxitos em ambos os aplicativos.

Top 5 que mais rápido alcançaram o iTunes

1. Ariana Grande – “thank u, next” (5 minutos)

topo itunes
Foto: Divulgação

Lançado no dia 8 de fevereiro de 2019, o quinto álbum estúdio de Ariana Grande segue sendo até o momento o disco mais rápido a atingir o topo de um dos maiores serviços de música dos Estados Unidos, em apenas 5 minutos de lançamento.

O aclamado “thank u, next” que possui hits como “7 rings” e “break up with your girfriend” esteve na primeira posição de 84 países, e muitas das suas faixas permaneceram como uma das mais ouvidas da plataforma ainda nas primeiras semanas de liberação do projeto.

2. Taylor Swift – “reputation” (6 minutos)

topo itunes
Foto: Divulgação

O sexto disco de Taylor Swift lançado no dia 10 de novembro de 2017 também foi um fenômeno, e se configurou como o segundo material discográfico mais rápido a atingir o Top1 do iTunes com apenas 6 minutos de lançamento. Além disso, o “reputation” alcançou o número 1 na lista de vendas da plataforma em 105 países, estando disponível em 119.

De acordo com o radialista norte-americano Mike Adam, 800 mil cópias foram vendidas só nas primeiras horas em que o álbum esteve liberado.

Leia também: 1989 (Taylor’s Version): “Wildest Dreams” já saiu! O que mais queremos ouvir no álbum?

3. Nicki Minaj – “Queen” (6 minutos)

Foto: Divulgação

Sendo até o momento a única rapper a obter esse feito, Nicki Minaj com seu quarto álbum de estúdio, “Queen”, alcançou uma marca histórica e atingiu o serviço de música dos EUA em apenas 6 minutos de lançamento, igualando-se ao tempo recorde de Swift.

O projeto da voz de “Super Bass” esteve em #1 em 86 países, consolidando mais uma vez o impacto da artista no cenário do rap.

4. Ariana Grande – “Sweetener” (8 minutos)

Foto; Divulgação

Fazendo uma dobradinha como ninguém, Ariana Grande é destaque novamente no Top5 e junto com o “Sweetener” (2018), seu quarto projeto discográfico, a cantora conquistou mais um histórico êxito, no qual deu a ela o quarto lugar com o trabalho mais rápido a atingir a atingir o iTunes, com apenas 8 minutos.

Vencedor da categoria Melhor Álbum Pop Vocal no Grammy Awards, o disco é um dos maiores sucessos da discografia da norte-americana, tendo um ótimo desempenho em 92 países nas 12 primeiras horas de lançamento.

5. Katy Perry – “Witness” (10 minutos)

kat perry.jpg
Foto: Divulgação

“Witness”, quinto trabalho de estúdio de Katy Perry, só precisou de 10 minutos para se consagrar no Top5 de um dos mais rápidos álbuns ao alcançar o topo da plataforma digital dos EUA.

O material liderou ainda a tabela de vendas do iTunes em 46 países, entrando diretamente para o n.º 1 do top Billboard 200 com o equivalente a 180 mil cópias vendidas na primeira semana nos Estados Unidos.

Top 5 dos álbuns com maiores estreias no Spotify

1. Drake – “Certified Lover Boy” 

O sexto álbum de Drake chegou para quebrar recordes que ultrapassaram os limites da indústria. Após emplacar nove faixas do seu novo disco no Top 10 da Billboard Hot 100, o rapper ainda detém o recorde de maior estreia na plataforma sueca.

Nas 24 horas de lançamento, o canadense bateu seu próprio recorde que pertencia ao “Scorpion” e obteve estratosféricos 153,4 milhões de reproduções.

2. Drake – “Scorpion”

Lançado no dia 29 de junho de 2018, “Scorpion” foi outro grande trabalho de Drake que conquistou impressionantes 132 milhões de reproduções na suas primeiras 24 horas. O álbum rapidamente tornou o disco com mais streamings no dia do lançamento e no ano.

Com os singles “God’s Plan” e “Nice For What” que integra o projeto, ele já havia se tornado o primeiro artista na história a substituir seu próprio #1 na parada da Billboard.

3. Kanye West – “Donda”

Após muitos anos de espera e adiamentos, “Donda”, décimo disco de estúdio de Kanye West, chegava as principais plataformas digitais no mês de agosto deste ano.

O álbum do rapper foi e continua sendo um grande sucesso nos servidores de música, obtendo apenas nas suas 24 horas de lançamento 95.1 milhões de reproduções no Spotify.

4. Taylor Swift – “folklore”

A estreia impactante da obra de Taylor no Spotify, vencedor da categoria Álbum do Ano no Grammy Awards, que surpreendeu a todos com o lançamento surpresa de “folklore”, é mais uma das importantes conquistas da compositora.

Ultrapassando “thank u, next”, de Ariana Grande, que teve 70,2 milhões de streams na estreia em 2019, o oitavo disco de Swift tornou-se o maior debut de um projeto discográfico por uma artista mulher na história do Spotify com impressionantes 80.6 milhões de reproduções.

5. Taylor Swift – “evermore”

Sempre presente nas listas de maiores debuts com seu materiais discográficos, é mais do que óbvio que com o “evermore” Taylor Swift estaria novamente marcando mais um recorde.

O nono álbum da cantora, é assim como o restante da sua discografia, um sucesso total, na qual lhe rendeu nas primeiras 24 horas de lançamento 80 milhões de reproduções na plataforma digital sueca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *