Com a indústria fonográfica voltada para a era dos streamings, é esperado cada vez mais o sucesso dos artistas com os seus novos álbuns no cenário musical. Atingindo o topo do iTunes e do Spotify de forma instantânea e orgânica, os projetos discográficos são hoje detentores de impressionantes números nas principais plataformas digitais.
Mas apesar dos inúmeros comebacks que são feitos ao longo do ano, nos quais, destacam-se lançamentos de grandes figuras da música, é comum que a dominação no Top 5 de cada plataforma ainda seja de nomes bastante conhecidos, que mesmo após anos de carreiras seguem alcançando feitos e dobrando o seu sucesso a cada novo material.
Por isso, listamos os discos que mais rápido atingiram o topo do iTunes e do Spotify, conquistando históricos êxitos em ambos os aplicativos.
Top 5 que mais rápido alcançaram o iTunes
1. Ariana Grande – “thank u, next” (5 minutos)

Lançado no dia 8 de fevereiro de 2019, o quinto álbum estúdio de Ariana Grande segue sendo até o momento o disco mais rápido a atingir o topo de um dos maiores serviços de música dos Estados Unidos, em apenas 5 minutos de lançamento.
O aclamado “thank u, next” que possui hits como “7 rings” e “break up with your girfriend” esteve na primeira posição de 84 países, e muitas das suas faixas permaneceram como uma das mais ouvidas da plataforma ainda nas primeiras semanas de liberação do projeto.
2. Taylor Swift – “reputation” (6 minutos)

O sexto disco de Taylor Swift lançado no dia 10 de novembro de 2017 também foi um fenômeno, e se configurou como o segundo material discográfico mais rápido a atingir o Top1 do iTunes com apenas 6 minutos de lançamento. Além disso, o “reputation” alcançou o número 1 na lista de vendas da plataforma em 105 países, estando disponível em 119.
De acordo com o radialista norte-americano Mike Adam, 800 mil cópias foram vendidas só nas primeiras horas em que o álbum esteve liberado.
Leia também: 1989 (Taylor’s Version): “Wildest Dreams” já saiu! O que mais queremos ouvir no álbum?
3. Nicki Minaj – “Queen” (6 minutos)

Sendo até o momento a única rapper a obter esse feito, Nicki Minaj com seu quarto álbum de estúdio, “Queen”, alcançou uma marca histórica e atingiu o serviço de música dos EUA em apenas 6 minutos de lançamento, igualando-se ao tempo recorde de Swift.
O projeto da voz de “Super Bass” esteve em #1 em 86 países, consolidando mais uma vez o impacto da artista no cenário do rap.
4. Ariana Grande – “Sweetener” (8 minutos)

Fazendo uma dobradinha como ninguém, Ariana Grande é destaque novamente no Top5 e junto com o “Sweetener” (2018), seu quarto projeto discográfico, a cantora conquistou mais um histórico êxito, no qual deu a ela o quarto lugar com o trabalho mais rápido a atingir a atingir o iTunes, com apenas 8 minutos.
Vencedor da categoria Melhor Álbum Pop Vocal no Grammy Awards, o disco é um dos maiores sucessos da discografia da norte-americana, tendo um ótimo desempenho em 92 países nas 12 primeiras horas de lançamento.
5. Katy Perry – “Witness” (10 minutos)

“Witness”, quinto trabalho de estúdio de Katy Perry, só precisou de 10 minutos para se consagrar no Top5 de um dos mais rápidos álbuns ao alcançar o topo da plataforma digital dos EUA.
O material liderou ainda a tabela de vendas do iTunes em 46 países, entrando diretamente para o n.º 1 do top Billboard 200 com o equivalente a 180 mil cópias vendidas na primeira semana nos Estados Unidos.
Top 5 dos álbuns com maiores estreias no Spotify
1. Drake – “Certified Lover Boy”
O sexto álbum de Drake chegou para quebrar recordes que ultrapassaram os limites da indústria. Após emplacar nove faixas do seu novo disco no Top 10 da Billboard Hot 100, o rapper ainda detém o recorde de maior estreia na plataforma sueca.
Nas 24 horas de lançamento, o canadense bateu seu próprio recorde que pertencia ao “Scorpion” e obteve estratosféricos 153,4 milhões de reproduções.
2. Drake – “Scorpion”
Lançado no dia 29 de junho de 2018, “Scorpion” foi outro grande trabalho de Drake que conquistou impressionantes 132 milhões de reproduções na suas primeiras 24 horas. O álbum rapidamente tornou o disco com mais streamings no dia do lançamento e no ano.
Com os singles “God’s Plan” e “Nice For What” que integra o projeto, ele já havia se tornado o primeiro artista na história a substituir seu próprio #1 na parada da Billboard.
3. Kanye West – “Donda”
Após muitos anos de espera e adiamentos, “Donda”, décimo disco de estúdio de Kanye West, chegava as principais plataformas digitais no mês de agosto deste ano.
O álbum do rapper foi e continua sendo um grande sucesso nos servidores de música, obtendo apenas nas suas 24 horas de lançamento 95.1 milhões de reproduções no Spotify.
4. Taylor Swift – “folklore”
A estreia impactante da obra de Taylor no Spotify, vencedor da categoria Álbum do Ano no Grammy Awards, que surpreendeu a todos com o lançamento surpresa de “folklore”, é mais uma das importantes conquistas da compositora.
Ultrapassando “thank u, next”, de Ariana Grande, que teve 70,2 milhões de streams na estreia em 2019, o oitavo disco de Swift tornou-se o maior debut de um projeto discográfico por uma artista mulher na história do Spotify com impressionantes 80.6 milhões de reproduções.
5. Taylor Swift – “evermore”
Sempre presente nas listas de maiores debuts com seu materiais discográficos, é mais do que óbvio que com o “evermore” Taylor Swift estaria novamente marcando mais um recorde.
O nono álbum da cantora, é assim como o restante da sua discografia, um sucesso total, na qual lhe rendeu nas primeiras 24 horas de lançamento 80 milhões de reproduções na plataforma digital sueca.
GIPHY App Key not set. Please check settings