in

Tópicos abordados em protestos antirracistas se tornam músicas; confira

Protestos antirracistas

Os gritos de “no justice, no peace”, na tradução “sem justiça, sem paz”, vêm ecoando em protestos antirracistas em todo mundo. No geral, a fala mostra a necessidade de se discutir assuntos que muitas vezes são velados e, consequentemente, a importância de penalizar os culpados pela violência racial. 

Como já adiantamos AQUI, diversas estrelas da música têm usado sua influência a favor da causa. Essa semana, em especial, alguns cantores decidiram expandir a maneira que os temas são abordados, colocando-os em músicas! 

H.E.R. homenageia George Floyd 

Em sua participação no Living Room Concert, da iHeart Radio, a cantora H.E.R. apresentou a emocionante “I Can’t Breathe”. Em suma, a faixa é uma homenagem a George Floyd, um cidadão estadunidense preto que foi covardemente assassinado por um policial branco no último mês. Logo após lançamento, a cantora deu continuidade ao set que durou pouco mais de 40 minutos. 

Assista:

“Essa letra foi muito fácil de escrever, pois veio de uma conversa sobre o que está acontecendo no momento e sobre a mudança que precisamos ver. Acho que música é poderosa em se tratando de mudança e cura, e é por isso que eu escrevi essa música, para deixar uma marca na história”, comentou a cantora em relação a composição inspirada na série de protestos antirracistas

Lil Baby pede o fim dos abusos policiais 

Lil Baby, um dos principais nomes da nova geração de rappers, liberou a emblemática “The Bigger Picture” na última sexta-feira (12). A produção, que veio acompanhada por um vídeo com cenas das recentes manifestações em Atlanta, nos Estados Unidos, é uma forte crítica às ações policiais. 

Assista:

Nesse contexto, é indispensável citar que o artista também buscou relatar sobre a negligência do governo. Assim, além de citar sobre a violência armada e os problemas raciais que o país enfrenta, Lil Baby comentou sobre o recente esquecimento das autoridades com relação a COVID-19.

Ademais, o rapper ainda lembrou sobre a importância do voto e que nenhuma mudança acontece de uma hora para outra, mas precisam iniciar de algum lugar. 

Protestos antirracistas inspiram Leon Bridges e Terrace Martin 

A atual série de protestos antirracistas inspirou Leon Bridges e Terrace Martin a adiantar uma parceria que até então não tinha previsão de lançamento. Em “Sweeter”, os artistas mostram a angustiante perspectiva de um homem preto antes de ser assassinado

Ouça:

Em explicação, a letra foca na esperança que a vítima tinha em relação a uma vida melhor. Entretanto, ele nota que os anos sombrios continuam e que é “apenas uma história repetindo”. Causando mais comoção, Leon e Terrace ainda cantam sobre a dor de quem fica e a vontade de ter mais um dia. 

Leia também: Black Lives Matter: A importância do posicionamento e fortalecimento do movimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *