in ,

Black Lives Matter: A importância do posicionamento e fortalecimento do movimento

BLACK LIVES MATTER

Durante as últimas semanas você pôde observar a ascensão do movimento #BlackLivesMatter e uma série de posts de solidariedade relacionados ao tema. Em tempos de pandemia e com mil coisas acontecendo, fica difícil receber tantas informações, compreender o que está acontecendo e assimilar tudo. Pensando nisso, o Track juntou aqui algumas informações necessárias sobre o assunto.

O que é o Black Lives Matter?

Black Lives Matter, em tradução literal significa vidas negras importam. Esse é um movimento que surgiu em 2014, após a morte brutal Eric Garner, e que este ano novamente ganhou força após um caso semelhante. No dia 25 de maio de 2020, o afro-americano George Floyd, foi assassinado pelo policial Derek Chauvin, em Minneapolis nos Estados Unidos, durante uma abordagem brutal.

Mesmo com uma pandemia tomando conta do mundo, a morte de Floyd nos EUA foi o estopim para que manifestações contra o racismo e o fascismo ganhassem força em vários lugares.  

Tá, mas o que isso afeta a gente aqui?

O Brasil carrega uma história de 300 anos de escravidão e foi o último país do continente americano a aboli-la formalmente. Mesmo após anos, a escravidão deixou marcas que ficaram enraizadas na nossa sociedade, e que infelizmente, ocasionaram na marginalização de pessoas negras.

Caso você não conheça o movimento é necessário ampliar seu repertório e olhar além da sua bolha. Nos Estados Unidos, assim como no Brasil, o preconceito racial existe e infelizmente, vem de um racismo estrutural que é reproduzido por policiais, frases que o seu colega solta no dia-a-dia e por políticas públicas que não prezam por vidas negras.

A importância do posicionamento

Várias marcas e artistas aproveitaram sua visibilidade para se posicionar e engajar discussões sobre o assunto. Casos recentes de assassinatos de pessoas negras no Brasil, como o do jovem João Pedro e o do pequeno Miguel, inflamaram ainda mais movimento, que recebeu forte acolhimento da classe artística.

https://twitter.com/Karolconka/status/1267200452099289090

Artistas como Iza, Ludmilla, Anitta, Karol Conká, Marcello D2, Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pitty entre vários outros deixaram claro seus posicionamentos antirracistas e antifascistas, e alguns até cederam suas redes sociais para debates amplos sobre o tema.

Todas essas ações são importantes para conscientizar pessoas sobre o que corpos negros vivem todos os dias. Essa luta é de anos e precisa ser discutida e compreendida por todos em um conceito de equidade.

Tá Track, mas como posso ajudar?

ariana grande manifestações
Ariana Grande durante as manifestações
Foto: Divulgação

Como dito em algum momento desse texto, é necessário enxergar além da sua bolha. Nós negros lutamos todos os dias, você está disposto a nos acompanhar nessa? Não ser racista não é suficiente para combater o racismo, é necessário ser antirracista.

Compartilhe conteúdo antirracistas nas suas redes sociais e fomente a discussão não só em momentos de palco como esse. Fale sobre o assunto sempre e não espere que nós, negros, te dê uma medalha ou agradeça por isso.

Pense no conceito de equidade. Quantos negros estão a sua volta no local de trabalho, no seu meio acadêmico e até mesmo na sua playlist do Spotify? Promova negros, escute negros, credite negros, celebre negros e acima de tudo, respeite negros.

Não devemos fazer do Black Lives Matter um movimento passageiro, devemos aprender com ele e lutar juntos por direitos iguais. E ah, antes que eu me esqueça: Se mesmo após ler esse texto você se incomodar quando ler por aí a frase “fogo nos racistas”, eu tenho uma péssima notícia para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *