in ,

“Experience”: Victoria Monét celebra a luta das minorias em parceria

Experience por Victoria Monét, Khalid e SG Lewis

“Experience”, parceria entre Victoria Monét, Khalid e SG Lewis, já está disponível! A faixa, liberada nesta sexta-feira (19), tem como intuito celebrar as comunidades LGBTQI+ e preta. 

Confira: 

A importância do lançamento de “Experience” em junho 

Com certeza, você já leu nas redes sociais ou em qualquer outro lugar que junho é considerado o Mês do Orgulho. Resumidamente, a denominação se deu pela Revolução de Stonewall, marcada por violentas manifestações que ocorreram em prol dos direitos LGBTQI+ há 50 anos. 

Entretanto, é válido lembrar que essa não é a única celebração importante! Nesse meio tempo, mais precisamente no ano de 1979, o então presidente estadunidense Jimmy Carter decretou que o mês também seria reconhecido como uma homenagem a história da música afro-americana. Assim surgiu o denominado “Black Music Month”, que destaca a importância dos músicos para a cultura da nação. 

Foi justamente levando em consideração a influência desses eventos que os artistas optaram por divulgar “Experience”: “Para ser honesta, nós estávamos indo para trás e para frente sobre a ideia de lançar essa música por causa do estado nojento e confuso do mundo. Depois de muito pensar e sentir, decidimos continuar com o plano de divulgar”, revelaram em um comunicado nas redes sociais.

O contexto por trás do lançamento 

Sem dúvidas, Victoria Monét e Khalid são dois artistas de grande impacto no atual cenário musical. Lutando todos os dias contra o racismo, eles viram na parceria uma forma de comemorar a vida: 

“Sempre usamos a música como forma de escapar de coisas perturbadoras. Apesar de profunda no assunto, [‘Experience’] simplesmente parece alegre e comemorativa sonoramente. É importante destacar e celebrar a alegria e o amor dos pretos no meio de tanta dor e trauma”

Ainda nesse contexto, as estrelas lembraram a importância de se destacar a luta das minorias: “A comunidade LGBTQI+ e a comunidade preta (especialmente aqueles que fazem parte de ambos) sempre lutaram para ser vistas à nossa maneira. As lutas dos dois não são as mesmas, mas compartilham a persistência inspiradora na busca incessante de ser vista e ouvida, especialmente em tempos difíceis como esse”

Leia também: Tópicos abordados em protestos antirracistas se tornam músicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *