in ,

“thank u, next”: o álbum mais maduro de Ariana Grande

Menos de 5 meses após o lançamento de seu quarto álbum de estúdio, o “Sweetner”, Ariana Grande volta com um de seus discos mais maduros, o tão aguardado, “thank u, next”!

Para quem acompanha um pouco a vida da Ariana, sabe que esses últimos anos não tem sido fáceis. Desde o atentado no seu show em Manchester, a morte de seu ex-namorado Mac Miller e a separação de seu ex-noivo, Pete Davidson, a cantora sempre estava em pauta na mídia global. Isso com certeza gerou muita ansiedade, algo que a cantora vem abertamente falando e abordando em suas músicas.

Em Sweetner, que foi um álbum divisor de opiniões, a cantora se abriu um pouco mais, ainda de forma indireta, sobre esses eventos e como a afetaram. Ele foi um álbum que transmitia a mensagem de que tudo ia ficar bem, para ajudar em seu processo de cura. Porém, em “thank u, next”, percebe-se que a Ariana apresenta outra perspectiva de sua vida. Nesse disco ela fez músicas que condizem mais com a realidade, e aborda abertamente suas desventuras e dores vividas. Aqui, os problemas são retratados de forma mais explícita, e com isso traz um sentimentalismo ainda maior e crescente durante todo o disco. Por isso, esse com certeza é seu trabalho mais pessoal da carreira.

Durante o álbum, conseguimos entrar de forma mais profunda em sua mente, e compreender muito bem o que ela sentiu durante esses difíceis anos em sua vida pessoal. Confira os principais destaques de “thank u, next”:

NEEDY
Temos aqui a faixa mais aguardada pelos fãs, onde ela traz uma balada r&b bem intimista, e fala basicamente sobre se sentir descartável. Ela descreve exatamente como seus sentimentos são uma montanha russa, sendo assim, uma música que gera muita identificação entre os ouvintes.


BLOODLINE
Sendo a mais comercial do disco, e uma das minhas favoritas, a faixa foi produzida pelo seu parceiro de longa data, Max Martin. Bloodline tem batidas fortes no pré-refrão, e trompetes que dão uma roupagem bem tropical à música, mas sem soar clichê. É impossível ouvir e não querer dançar, e com certeza já tem cara de hit!


IN MY HEAD
Com melodias incríveis e produção voltada para o r&b, na faixa ouvimos a grande potência vocal que já conhecemos da cantora. Ariana fala exatamente sobre como em certos momentos, ela enxerga as situações com uma visão diferente do que realmente são. A letra é uma das minhas favoritas do disco, por ser bem descritiva e fácil de visualizar o que ela quer nos falar.


GHOSTIN
Chegamos na música mais pessoal e triste de sua carreira, onde ela traz mais uma balada, composta por muitas harmonias e orquestra. A faixa fala sobre o momento difícil, após a morte de seu ex-namorado Mac Miller, ao mesmo tempo que ainda estava com Pete Davidson, seu ex-noivo. Além disso, certamente como forma de homenagem, Ariana usou um sample da música “2009”, presente no último álbum de Mac Miller, “Swimming”. Separa o lencinho, porque é impossível não ouvir e sentir a grandiosidade e sensibilidade que a música transmite!


7 RINGS
Lançado como segundo single oficial, “7 rings” é uma música de muita atitude, com mensagens de girl power, amizade feminina e ostentação. Tudo isso muito bem acompanhado com uma produção totalmente trap/r&b. O single já está em #1 na Billboard Hot 100, pela terceira semana consecutiva! 


Sendo assim, é bem perceptível que com esse novo álbum Ariana achou sua voz, liberdade e se sente mais confortável do que nunca. Em menos de um ano ela lançou dois álbuns, suas letras são cada vez mais pessoais, e em vez de fazer um álbum totalmente pop, ela demonstrou, desde o seu último disco, a vontade de experimentar com outros gêneros. Quem já acompanha Ariana por um tempo, sabe que o R&B sempre influenciou seus trabalhos, mas que nesse novo álbum, a inspiração fica para trás, e o R&B torna-se evidente e o protagonista de suas músicas: desde a estrutura, produção e melodias. Em ‘thank u, next”, essa sonoridade é consolidada. Aqui, o R&B e o pop conseguem conversar muito bem, criando uma identidade própria. Com certeza algo memorável de sua carreira, rendendo dois #1 na Billboard Hot 100, com os singles “thank u, next”e “7 rings”. A cantora alcança outro patamar, ganhando ainda mais respeito na industria fonográfica. Sendo fã ou não da cantora, é um álbum que todos precisam escutar e apreciar essa nova onda do pop, com Ariana Grande.

NOTA: 9/10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *