16 de maio de 2017 por karen Costa.

Às vezes, uma música parece exprimir exatamente o que sentimos – e por isso nos identificamos tanto com elas. Isso acontece porque, ao compor uma canção, o artista narra uma experiência própria, uma história que ouviu ou sua percepção sobre algo no mundo. Quando a faixa fala sobre as vivências de uma idade, então, as duas questões se intensificam: os fãs se inserem naquela narrativa, e os músicos são ainda mais “reveladores” em suas lyrics.

Confira algumas músicas que narram experiências e lições para um ano de vida:

Aos 15 anos, sua vida pode ser narrada por Taylor Swift. A rotina no colégio e paixonites avassaladoras, em que você pensa que será sua única chance de amar na vida, normalmente fazem parte dessa época. Da mesma forma, decepções amorosas costumam aparecer – “afinal, o que alguém nessa idade sabe realmente sobre relacionamentos?”, Taylor parece perguntar em “Fifteen”.

Já aos 17, é hora de a vida mudar: a formatura no colegial chega, e a vida adulta bate à porta. É preciso não se esquecer de onde você vem, e ao mesmo tempo não se apegar cegamente às lembranças de quando a vida era mais fácil – afinal, chegaram as responsabilidades! É sobre isso que Alessia Cara canta em “Seventeen”.

Taylor Swift volta em “22”, para entoar de novo uma época comum: a de “curtir” a vida e amigos, sem se preocupar tanto com o futuro e consequências. “Estamos felizes, livres, confusos e sós da melhor forma”, recita a cantora.

Já os 23 anos contam com duas trilhas sonoras: uma da banda americana Jimmy Eat World, e a outra de Manu Gavassi. E apesar de tão distantes geograficamente, os artistas captaram a mesma ideia para a etapa – o “desconhecimento” (ainda!) sobre o amor. “Ninguém é maduro com 23” diz Manu, enquanto narra que não sabe exatamente o que quer; enquanto a Jimmy apresenta um relacionamento como emergência, como se não houvesse chances no futuro “Você vai ficar sozinha para sempre / Se você esperar pela hora certa”.

Aos 26, é hora de pensar no que você diria para si mesmo mais jovem. Pelo menos, segundo o Paramore. Escrita sobre essa perspectiva, “26”, faz pensar “quem dera todos sabermos disso antes de chegarmos a essa idade!”. A faixa oferece trechos poderosos como “A realidade vai quebrar seu coração” e “Segure-se em esperança se você tiver uma / Não deixe isso ir por”.

E aí, se identificou com alguma das faixas? Conhece outra que narra perfeitamente uma idade específica? Conta pra gente!

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.