in ,

Análise: “The Bear” reforça que ainda é possível inovar na era dos streamings

Sucesso produzido pela FX e disponível na Star+ sustenta uma premissa intensa com personagens arrebatadores

the bear o urso
Foto: Divulgação ("The Bear" - FX)

Há um tempo o mercado de streaming se tornou uma batalha entre produções originais — e, quase sempre, a maioria sai perdendo. Entre roteiros previsíveis e superproduções que não se sustentam por mais do que, em muitos casos, uma temporada, algumas triunfam em crítica, em elenco envolvente e arcos narrativos densos. É o caso de “The Bear” (O Urso), série original da FX e disponível pela Star+, com uma temporada de apenas 8 episódios de 30 minutos cada, mas uma premissa arrebatadora. 

Dirigida por Christopher Storer, “The Bear” foi lançada em junho de 2022 nos Estados Unidos pelo streaming Hulu e chegou no Brasil em outubro pela Star+ para acompanhar a trama do renomado chef Carmen Berzatto, interpretado por Jeremy Allen White. O astro, que no dia 10 de janeiro recebeu o prêmio de melhor ator em série de TV – Musical ou Comédia na 80ª edição do Globo de Ouro 2023, protagoniza uma série que envolve luto, disciplina, relações afetivas e traumas familiares em um restaurante fadado à falência em Chicago.

Foto: Divulgação (“The Bear” – FX)

Leia também: “The Last Of Us”: qual a trilha sonora do 1º episódio? 

Uma premissa intensa do início ao fim

A série “The Bear” começou sua trajetória com certa timidez. Os oito episódios de, em média, 30 minutos cada, não pareciam ser o suficiente para a densidade narrativa que a produção prometia. Carmen, protagonista interpretado pelo vencedor do Globo de Ouro Jeremy Allen White, é um chef de cozinha renomado do melhor restaurante de Nova Iorque e que largou tudo para cuidar da lanchonete de seu irmão, Michael Berzatto (Jon Bernthal), em Chicago, após ele ter se suicidado.

The Beef, como é chamado o estabelecimento desorganizado e endividado agora assumido por Carmen, é apenas um dos desafios do protagonista após a perda do irmão. Junto dele, a relação conflituosa com a família, a confiança dos funcionários — fiéis ao antigo chefe —, o luto e a frustração, dão o tom do restante. 

Ainda assim, “The Bear” trabalha com alguns elementos que arrebatam o telespectador logo de cara. A atmosfera pesada, suja, desorganizada em quase um tom anárquico dos funcionários do The Beef junto às ordens gritadas de Carmen em um desespero uníssono com os barulhos de fundo estabelecem um ambiente de caos. Da alta gastronomia premiada, Carmen vive então a intensidade dos desafetos e da busca para reerguer o ponto em comum entre ele e o falecido irmão. 

Foto: Reprodução/Star+

Com ele, chega a jovem Sydney (Ayo Edebiri), única contratada por Carmen e com a missão de instaurar uma brigada francesa na cozinha do The Beef. Ela, que também tem formação e conhecimento na alta gastronomia, além de reconhecer o trabalho do protagonista há anos, divide as dores com Carmen na busca pelo respeito dos demais e no objetivo de trazer a hierarquia de uma renomada cozinha para o caos que consagrou o The Beef com uma clientela que, apesar de insuficiente, ainda assim é fiel. 

The Bear” é uma série sobre o luto

Atenção: este texto contém spoilers!

Para além da atmosfera intensa da cozinha do The Beef, a gastronomia parece ser apenas um gancho para falar o que realmente permeia todas as relações entre os personagens. Richie (Ebon Moss-Bachrach), melhor amigo e sócio de Michael na administração do estabelecimento, compensa a perda do quase-irmão na agressividade e brigas intensas com Carmen, que tenta adaptar todos os métodos do restaurante através do seu conhecimento.

E o luto que traça o caminho dos personagens não diz respeito somente à perda de Michael, mas também na perda de uma apegada rotina ordinária — como é o caso de Tina (Liza Colón-Zayas), resistente às ordens de Carmen e de Syd, e fiel escudeira de Michael por toda a vida.

Com cada um lidando com seus ardores a sua própria maneira, tudo é retratado em um universo ainda mais dramático. Os tons frios das filmagens na primeira metade da temporada junto a uma movimentação de câmera propositalmente fora do eixo para dar a impressão de desordem são outros recursos técnicos que a série usa para dar a sensação de isolamento, dureza e frenesi que o The Beef e seus funcionários se encontram após a perda de Michael. 

Foto: Reprodução/Star+

Uma das melhores produções de 2022

“The Bear” se consagrou como uma das melhores produções de 2022 pelo fato de conseguir se destacar em meio a uma pluralidade de novas narrativas e streamings em uma narrativa dramática sem abrir mão do alívio cômico que traz o balanço perfeito durante os oito episódios. No Rotten Tomatoes, “The Bear” leva 100% de aprovação da crítica especializada e 8,4/10 na avaliação dos usuários do IMDb

Sua inovação, entretanto, é justamente em conseguir prender a atenção do telespectador no ordinário. A busca pelo recomeço e pelos afetos mesmo que profissionais se encontram em uma ambiente explosivo mas igualmente catártico. O drama do isolamento de cada um em seu próprio trabalho mecânico dá a vez para o companheirismo e aprendizado mútuo. A relação polvorosa de Richie e Carmen abre uma fresta de esperança para uma nova configuração de irmandade que cada um busca após o vazio que Michael deixou.

Foto: Divulgação (“The Bear” – FX)

Após um plot twist do último episódio, resta saber quais serão os próximos passos da equipe no seu processo de cura e busca pelo sucesso do estabelecimento. E os fãs podem ficar despreocupados: de acordo com o portal Collider, a segunda temporada de “The Bear” já tem previsão de estreia para meados de 2023, a partir de junho. Também segundo o portal, a nova temporada da série contará com 10 episódios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *