O São João de Santo Antônio de Jesus (SAJ), município baiano localizado a 187 km de Salvador, está ainda mais inclusivo este ano com a presença do Coreto da Diversidade. Este espaço, fruto de uma parceria com o Movimento LGBTQIA+ do município, foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de respeitar e acolher as diferenças.
Leia também: São João do Reencontro resgata a tradição junina na Bahia
São João do Reencontro recebe o Coreto da Diversidade em SAJ
ma das principais ações realizadas no Coreto da Diversidade é a orientação sobre a adequação do nome social. Pessoas LGBTQIA+ que desejam realizar essa adequação estão recebendo encaminhamento para o Centro Especializado do município, onde podem registrar o uso do nome social. Esta iniciativa proporciona um ambiente acolhedor e seguro para que todos possam celebrar o São João com dignidade e respeito.
A festa na cidade faz parte do projeto São João do Reencontro, que visa reviver as tradicionais festas juninas no Estado da Bahia. O evento não só resgata as raízes culturais da região, mas também promove a inclusão e o respeito à diversidade, mostrando que tradição e modernidade podem caminhar juntas.
Vale lembrar que o projeto, que ocorre até o dia 7 de julho, conta com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Wesley Safadão, Léo Santana, Maiara e Maraisa e Xand Avião. Além de SJA, o evento também percorre pelos municípios de: Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camacan, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Coaraci, Conceição do Almeida, Crisópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Euclides da Cunha, Fátima, Governador Mangabeira, Heliópolis, Irajuba, Itapê, Itapicuri, Laje, Madre de Deus, Medeiros, Neto, Mulungu do Morro, Muritiba, Nova Soure, Novo Triunfo, Ribeira do Amparo, Salvador, São Desidério, São Felipe e Teofilândia.