in , ,

Opinião: “Teenage Dream”: o álbum “perfeito” de Katy Perry que impactou o pop

Teenage Dream, o terceiro álbum de Katy Perry. Foto: Divulgação

Quando o assunto é a cultura pop, sabemos que existem alguns nomes que revolucionaram a maneira como consumimos e produzimos arte ao longo da história. Tiveram aqueles que abriram caminho para as gerações seguintes – como Madonna e Michael Jackson. Aqueles que arrastam milhões de fãs por onde passam – como Britney Spears e Taylor Swift. Aqueles que sabem como ninguém o que é produzir turnês inesquecíveis – como Beyoncé e Lady Gaga. E temos o “Teenage Dream”: álbum pop perfeito que eternizou Katy Perry como um dos pilares da música mundial.

Lançado em agosto de 2010, o segundo álbum da carreira de Katy Perry completou 11 anos de existência neste ano e, apesar dos efeitos do tempo, continua fresco na mente e coração dos amantes da boa música pop – e uma referência para a classe artística. Halsey, dona dos hits “Closer” e “Without Me”, é um exemplo disso. Nos últimos dias, durante uma entrevista para a divulgação de “If I Can’t Have Love, I Want Power“, a cantora não poupou elogios ao trabalho de Perry e afirmou que a busca pelo álbum perfeito, nos dias atuais, é uma perda de tempo, considerando que “Teenage Dream” já foi lançado. “Ninguém precisa fazer isso de novo. Qualquer um tentando fazer um álbum perfeito está tentando fazer o Teenage Dream de novo“, disse.

https://twitter.com/tudokatysite/status/1432421117822705666

A afirmação de Halsey rendeu muitos comentários nas redes sociais e levantou, mais uma vez, o reconhecimento de uma verdade da indústria musical: “Teenage Dream” é o álbum pop perfeito! E não é para menos: o disco é composto quase que inteiramente por hits e, além de faixas atemporais, foi responsável pela criação de uma das identidades visuais mais marcantes da década. Katy Perry usando uma peruca azul, em um vestido de algodão doce e uma arma de chantilly nas mãos conquistou milhões de fãs e viu seu sonho adolescente virar realidade em proporções maiores do que ela.

Fábrica de hits: “Teenage Dream” é arte!

Não, é sério! “Teenage Dream” é literalmente uma arte e a memorável capa do álbum, ao contrário do que muitos pensam, não é uma foto, mas uma pintura. Nua e abraçada por uma nuvem de algodão doce, Katy Perry foi pintada pelo artista plástico Will Cotton, que também é o diretor artístico responsável pelo videoclipe de “California Gurls” – um dos singles mais famosos de Perry -, que conta com mais de 600 milhões de visualizações no YouTube.

Teenage Dream pintura
Will Cotton, artista plástico, foi o responsável pela pintura de Teenage Dream.

A tracklist do álbum é uma explosão e por si só um dos grandes feitos da artista, já que Katy Perry abre o álbum com a sequência “Teenage Dream”, “Last Friday Night”, “California Gurls” e “Firework” – todas alcançaram o topo da Billboard Hot 100. Juntas de “E.T”, que aparece mais para o meio da sequência e também liderou a parada, as faixas são responsáveis por um dos prêmios mais importantes da carreira da cantora: o Spotlight Award.

O reconhecimento é dado para artistas que conseguem emplacar cinco singles consecutivos de um mesmo álbum no topo da Hot 100. E é exatamente aí que está um dos maiores termômetros do sucesso do “Teenage Dream”: Katy Perry é a única pessoa viva e a segunda da história a ter um Spotlight Award. Além dela, o prêmio foi recebido apenas por Michael Jackson, o rei do pop, com o álbum “Bad”.

Uma das características mais fortes e que contribuem para reforçar o título de perfeição pop do “Teenage Dream”, no entanto, vai muito além da escolha dos singles. Katy Perry conseguiu chamar a atenção até para faixas de “preenchimento”, que normalmente não recebem tanta atenção nos álbuns, como “Peacock” e “Hummingbird Heartbeat”. O segundo álbum de Perry é para ser cantado do começo ao fim.

Teenage Dream é completo e Katy Perry foi impecável, inclusive, na turnê que acompanha o álbum. Na California Dreams Tour, a cantora levou “Candyfornia” para o palco e, em 124 shows, entregou apresentações coloridas, animadas e cheias de elementos visuais que deram vida ao disco. A turnê, iniciada em fevereiro de 2011, passou pela Europa, América do Norte, Ásia, Oceania e América do Sul – incluindo o Brasil.

Por aqui, Katy Perry se apresentou em São Paulo e Rio de Janeiro, em setembro de 2011. As datas marcaram a primeira passagem da cantora pelo país e ficaram eternizadas como os maiores shows – em questão de público – da turnê. Em São Paulo, onde mais tarde foi revelado que aconteceu seu pedido de divórcio, a cantora chorou enquanto o público gritava “Katy, eu te amo” e prometeu manter o Brasil sempre no calendário de suas turnês, além de dizer sem delongas que a cidade foi palco de seu melhor show.

A apresentação da turnê do “Teenage Dream” no Rio de Janeiro também não foi pouca coisa e a cantora se apresentou, como parte do line-up do Rock In Rio, para um público de 100 mil pessoas, o maior de sua carreira. De acordo com a Billboard, a turnê arrecadou cerca de 50 milhões de dólares. Para a nossa sorte, o Rock in Rio foi gravado e está disponível no YouTube. Veja:

“Teenage Dream” ainda rendeu diversas apresentações em premiações musicais, remixes com nomes mundialmente conhecidos – como Kanye West e Missy Elliott -, uma edição especial do jogo The Sims e um filme/documentário contando os bastidores da turnê pelo mundo e detalhes da vida pessoal da cantora.

O legado que ficou mais do que Katy Perry

“Teenage Dream”, o terceiro álbum de Katy Perry. Foto: Divulgação

No final das contas, “Teenage Dream” deixou de ser apenas mais um álbum de Katy Perry e ganhou patamares impossíveis de ser mensurados ou controlados, maiores até do que a própria cantora. O álbum, mesmo com uma década de seu lançamento, continua impactando a indústria musical e sendo usado como parâmetro e referência de trabalho bem-sucedido.

As faixas do disco continuam tocando nas rádios e festas por aí e, frequentemente, aparecem de volta aos charts entre as mais vendidas. “Firework”, umas das músicas mais populares da cantora, por exemplo, virou símbolo de respeito, liberdade e até patriotismo norte-americano: a faixa registra um aumento considerável de compras e reproduções anualmente no dia 4 de julho, data na qual é celebrada o Dia da Independência dos Estados Unidos.

“Firework”, inclusive, serviu como trilha sonora do encerramento da posse eleitoral de Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, em janeiro deste ano. A música, de mais de dez anos, foi escolhida para ser apresentada e ser a mensagem final de um dos eventos mais comentados do mundo em 2021 e isso não é algo que possa ser ignorado.

Katy Perry pode até tentar se desconectar mesmo que um pouco da imagem colorida e alto astral do álbum de 2010, mas a verdade é que essa é praticamente uma missão impossível. E o motivo é um só: “Teenage Dream”, o álbum pop perfeito, tornou-se herança para as próximas gerações da indústria musical e amantes da cultura pop. Sorte a nossa!

Ouça “Teenage Dream” no Spotify:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *