Vem novidade da Supercombo por aí. A banda, dona de uma interação impecável com os fãs nas redes sociais, vai lançar em breve no YouTube a segunda temporada da “Session da Tarde”. Em cada episódio da série, a Supercombo apresenta, em versão acústica no estúdio, uma música de sua discografia, gravada ao lado de algum convidado especial.

Além disso, o quarteto já deu início, neste mês, à turnê inspirada nas gravações. Os shows trazem um formato diferente e vão passar por várias cidades do Brasil. O Tracklist conversou nesta segunda-feira (29) com o guitarrista da banda, Toledo, e ele contou mais detalhes sobre o que vem por aí.

Tracklist: A segunda temporada da “Session da Tarde” já foi gravada?
Toledo: Sim, já gravamos. Estamos agora só na fase de edição para lançar em março. A nova temporada vai ter 12 episódios. Fresno, Scalene, Carne Doce, Gabriel Elias e Plutão Já Foi Planeta estão entre os convidados.

Tracklist: Como os convidados foram escolhidos por vocês?
Toledo:
A gente começou escolhendo por proximidade e afinidade os amigos. E aí, à medida que o projeto foi crescendo, nós começamos a ir atrás de pessoas que não conhecíamos e de estilos diferentes também. E é legal que a gente está aprendendo bastante coisa, conhecendo gente diferente e estilos de música diferentes também.

Tracklist: A segunda temporada vai ter alguma mudança, além dos convidados?
Toledo:
Apenas uma mudança estética, já que a temporada não vai ser em preto e branco. As versões das músicas são todas originais. Elas são da discografia da banda, mas são todas com novas versões, acústicas, pensadas ali na hora com os artistas.

Tracklist: A nova turnê foi inspirada na “Session”?
Toledo:
Nós iniciamos a turnê desse projeto agora em janeiro, no Sesc Jundiaí. Estamos gostando bastante de rodar com esse formato, porque ele é reduzido, a gente consegue tocar em teatro, é um pouco minimalista e mais intimista. Dá para abrir para censura livre, o que normalmente nos shows plugados não é possível por conta de bebida. Mas nós não vamos parar de fazer os shows normais da turnê “Rogério”, eles continuam acontecendo.

Tracklist: De onde surgiu a ideia de fazer esse show mais intimista? Vocês se inspiraram em algum outro que assistiram?
Toledo:
No lançamento da primeira temporada da “Session da Tarde”, fizemos um evento no Teatro Sérgio Cardoso e tocamos quatro músicas no formato acústico para que não fosse só o lançamento da temporada. Gostamos bastante desse novo formato e decidimos que iríamos rodar desse jeito. Fazendo as contas, depois, a gente reparou que isso era uma boa ideia porque reduz a quantidade de peso que a gente viaja. Nosso show plugado tem telão, luz e temos que contactar baterista, porque estamos sem baterista atualmente. É um show bem mais complexo e “Session da Tarde” é um pouco mais relax.

Tracklist: Nos shows da nova turnê, quem vai assumir a bateria?
Toledo:
Esses primeiros shows da turnê foram legais porque tivemos varias ideias de algumas coisas que funcionaram e outras que não funcionaram. Vamos mudar um pouco os arranjos das músicas. Então, eu vou tocar bateria, mas, provavelmente, vou ter algum outro instrumento junto também, para dar uma enriquecida no arranjo. Possivelmente, vou tocar violão e bateria ou talvez piano ou alguma outra percussão diferente também. Na segunda temporada de “Session da Tarde” estou tocando bateria também porque, como nosso estúdio tem pouco espaço, preferimos não chamar outro músico.

Tracklist: Quais músicas não vão faltar no setlist da turnê acústica?
Toledo:
A gente está focando sempre em tentar fazer o setlist próximo à temporada que está rolando. A primeira temporada teve “Como São As Coisas”, “Bonsai”, “Morar”, “Campo de Força”, “Vê Se Não Morre”, então estamos focando mais nelas. Mas, as músicas que ainda não foram lançadas na primeira temporada, como “Amianto”, “Piloto Automático” e “Menino”, vão rolar na turnê. Mais pro meio do ano provavelmente as músicas vão mudar um pouco, é legal seguir sempre o setlist do que está rolando no YouTube e no Spotify.

Tracklist: O show da nova turnê é mais curto? Convidados irão participar?
Toledo:
Ele é um pouquinho mais curto do que o plugado, tem 1h05 ou 1h15, mais ou menos. O show “Rogério” tem 1h30, quase 1h40. É meio difícil conciliar as agendas, mas sempre que possível vamos chamar alguém para participar. No primeiro show, em Jundiaí, chamamos a Emmily, do Far From Alaska. Para os próximos ainda não temos confirmados, só no Sesc Santo Amaro, por enquanto. Lá, os gêmeos do Medulla vão cantar com a gente.

Tracklist: Vocês já têm as cidades por onde vão passar? Muita gente do Nordeste, Norte do país tem pedido shows.
Toledo:
Temos uma turnê no Nordeste praticamente fechada, da “Sessions”, e temos uma prospecção de turnê do show plugado também no Nordeste para os próximos meses. Vamos tocar ainda no Teatro Estadual de Araras, em Mogi-Guaçu, no João Rock e no Festival Pindorama, que vai ser o show plugado.

Tracklist: Até quando vai a turnê acústica?
Toledo:
A gente vai misturar a turnê acústica com a plugada até lançar todas as músicas da “Session”. O propósito principal da “Session” é refazer a discografia inteira da banda em formato acústico e com convidados diferentes. A primeira temporada teve 11 episódios e a gente tem, ao total, 53 ou 54 músicas da discografia da banda. Então, ainda temos mais três temporadas para rolar, de mais ou menos três meses. Nós vamos discutindo o formato à medida que o tempo vai passando. Na primeira temporada, a gente lançou uma música por semana. A segunda, provavelmente, vai ser assim também. Mas, a partir do meio do ano pode ser que a gente lance de uma vez só, tipo Netflix.

Tracklist: Quais são os próximos passos da carreira? Não só em relação a um novo álbum, mas também sobre projetos.
Toledo:
A gente está focando bastante no nosso canal do YouTube, tem conteúdo praticamente diário lá. Nosso foco principal nesses próximos meses é a próxima temporada da “Session da Tarde” com o lançamento que vai rolar semanalmente, a partir de março até acabar a segunda temporada. Estamos em processo de composição de coisas novas, então já temos bastante material para um eventual disco novo, mas, a princípio, a ideia é não lançar antes de terminar o projeto inteiro da “Session”. Então, pode ser que não saia álbum novo neste ano ainda, ou pode ser que até o fim do ano a gente consiga lançar algum single ou até um disco.

Tracklist: O que você acha de ter também a função de vlogueiro?
Toledo:
No fim de 2016, a gente sacou que tinha um público muito grande de inscritos no nosso canal que não tinha tanto conteúdo para consumir. Decidimos dar uma investida nisso, compramos câmeras e começamos a filmar mais o backstage, num estilo meio vlog. A partir daí, vimos que seria legal ser mais frequente. Resolvemos, então, ampliar os dias e delegar para cada um. Eu cuido da parte do vlog e das quartas-feiras, que são os dias de videoaula, com o “Violão da Tia”. O Léo ficou responsável pela quinta, em que ele faz os game players, e o Paulinho ficou com as terças, que é a finalização da “Session”. A segunda-feira ainda está em aberto, mas provavelmente vai entrar um podcast.

Tracklist: Para fazer o vlog, vocês andam com uma câmera 24h? Já se acostumaram com isso?
Toledo:
Praticamente. A gente já se acostumou, só que ainda esquecemos ela na mochila. Estamos em um processo de aprendizado de formato, de tentar dar uma direcionada porque notamos que nos vlogs, às vezes, fica muito difícil de entender o que rola porque tem muito diálogo e não tem legenda. Depois de um ano, estamos no 54º episódio e tentando dar uma melhorada no formato.

Deu pra ver que 2018 vai ser um ano maravilhoso para os fãs da Supercombo, né? As próximas apresentações da banda, uma dobradinha de shows no Sesc Santo Amaro, já estão com ingressos esgotados. Mas, ainda há entradas disponíveis para dois outros shows da nova turnê. Confira as datas abaixo e corra para conferir o novo show da Supercombo:

– 9 de março de 2018, sexta-feira, às 20h:
Teatro Estadual da Cidade de Araras. Avenida Dona Renata, 401, Centro, Araras/SP.
Ingressos na bilheteria do Teatro ou pela internet.
Classificação etária: Livre.

– 10 de março de 2018, sábado, às 20h:
Teatro Tupec. Avenida dos Trabalhadores, 2651, Mogi-Guaçu/SP.
Ingressos à venda pela internet.
Classificação etária: Livre.

(Foto: Marcel Klaczko)

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.