in

5 músicas internacionais que têm samples de músicas brasileiras

samples músicas brasileiras
Foto: Reprodução/YouTube

Cada vez mais, a música do Brasil tem ganhado espaço internacionalmente. No entanto, é um costume comum, há anos, que diversos artistas gringos utilizem canções brasileiras como samples em suas próprias faixas, disseminando, assim, a música nacional para outros países. Aqui, separamos 5 músicas internacionais que têm samples de músicas brasileiras e que você talvez nem saiba. Confira!

Leia também: Sample, plágio ou interpolação? Qual a diferença

5 músicas internacionais que têm samples de músicas brasileiras

1. “Somebody That I Used To Know” – Gotye

Você sabia que um dos maiores sucessos da última década possui um sample de uma música brasileira? “Somebody That I Used to Know“, hit que rendeu a Gotye dois prêmios Grammy e o topo da lista Billboard Hot 100, utiliza um sample da canção “Seville“, lançada por Luiz Bonfá em 1967.

Segundo a imprensa internacional, a família de Bonfá, morto em 2001, recebeu inicialmente US$ 1 milhão de Gotye pelo uso do sample, valor que, posteriormente, aumentou devido às reproduções da faixa nas rádios e na internet.

samples músicas brasileiras
Foto: Reprodução/YouTube

2. “Happiness” – McFly

O single “Happiness“, responsável pelo comeback da banda McFly após uma década em hiato, pode ser considerado uma homenagem aos fãs brasileiros. Isso porque a faixa conta com um sample da música “Bela e a Fera“, do grupo maranhense dos anos 1970 Nonato e Seu Conjunto.

Em entrevista ao Tracklist, Danny Jones, vocalista e guitarrista do grupo, contou como a ideia de usar a canção brasileira surgiu. “Essa canção foi a que dançamos pelo estúdio e com tantos fãs no Brasil, nunca tínhamos de fato dado mais atenção a isso. E sinto que o sample surgiu com o Rat Boy. Ele falou pra gente “tenho alguns samples brasileiros”, e eu fiquei, “por que não usamos uma delas?”. Fizemos uma música pra dançar, então pelo menos tinha que ter uma sample de música brasileira, sabe?”, relembrou Jones.

“Originalmente teríamos que ter que dar uma pausa nas gravações e fazer a turnê do Brasil. E no fundo das nossas cabeças estava meio “nós não vamos ao Brasil tem tanto tempo”. Todos nós amamos demais o Brasil e vocês têm sido a melhor fã-base. Então meio que foi algo pra meio que recompensar o Brasil por não termos ido. Talvez ainda iremos, ainda não sabemos! É uma homenagem aos fãs brasileiros”, completou Dougie Poynter, baixista da banda.

3. “Who’s Stopping Me” – Big Sean

Nos últimos anos, o rap norte-americano começou a apostar na utilização de samples brasileiros, e no álbum “Double or Nothing“, de Big Sean e Metro Boomin, não foi diferente. O início de “Who’s Stopping Me“, uma das faixas do disco, possui um sample da música “Clarão da Lua“, lançada por Nazaré Pereira em 1988.

Nascida no Acre, Nazaré, que trabalhou com os ritmos do forró, frevo e maracatu ao longo da carreira, se tornou uma importante expoente das tradições brasileiras ao morar em países do exterior, como a França. Ao lado de Jorge Amado e Chico Buarque, a artista recebeu a medalha Chevalier des Arts et des Lettres em 1979, pelos serviços prestados à cultura brasileira no país europeu.

4. “Positivity” – Black Eyed Peas

Antes mesmo da releitura de sucesso de “Mas Que Nada” de Jorge Ben Jor feita pelo Black Eyed Peas, o grupo já se inspirava no cantor brasileiro. Na faixa “Positivity“, que faz parte do álbum de estreia “Behind the Front“, a banda utilizou um sample da canção “Cinco Minutos“, de Jorge Ben.

5. “Bucky Done Gun” – M.I.A

Produzido por Diplo, “Bucky Done Gun“, um dos maiores sucessos da cantora M.I.A, foi construída em cima de “Injeção“, música composta pela funkeira Deize Tigrona. A faixa fez parte do álbum de estreia da cantora britânica, “Arular“, lançado em 2005.

O videoclipe de “Bucky Done Gun” marcou a estreia do funk nas rádios mainstream e na televisão brasileira. Em homenagem ao gênero musical carioca, M.I.A. pretendia gravar o vídeo em favelas do Brasil. No entanto, devido a conflitos de agenda e orçamento, a cantora não pôde viajar para o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *