in ,

5 coisas que a quinta temporada de “The Crown” deve mostrar

Penúltima temporada da série chega dia 9 de novembro; foco será no fim do casamento de Lady Di e príncipe Charles

Poster oficial da quinta temporada de The Crown
Pôster oficial da quinta temporada de "The Crown" | Foto: Netflix

The Crown” é, provavelmente, uma das séries mais populares da Netflix nos últimos tempos. Inspirada na família real britânica, o enredo gira em torno de fatos reais, o que rapidamente a transformou em uma das favoritas da plataforma. Após uma quarta temporada arrebatadora, a quinta está marcada para ser lançada no dia 9 de novembro.

A série ficou ainda mais popular graças aos últimos acontecimentos do enredo, que introduziu um personagem que foi um verdadeiro símbolo da realeza das décadas passadas: Diana Spencer, a princesa de Gales. Lady Di, como ficou mundialmente conhecida, conquistou fãs ao redor do mundo por seu jeito melancólico e generoso. Além disso, foi a primeira membro real a não ter vindo de outra família da realeza, como rege a tradição.

A partir disso, a quinta temporada tornou-se uma das mais aguardadas após dois longos anos de espera. No elenco para a nova temporada, estão Imelda Staunton como a Rainha Elizabeth II, Jonathan Pryce como príncipe Phillip, Lesley Manville como princesa Margaret, Dominic West como príncipe Charles, Olivia Williams como Camilla Parker Bowles, e Elizabeth Debicki como princesa Diana. Pensando nisso, o Tracklist organizou cinco fatos que devem fazer parte da releitura da série. Confira!

Quinta temporada de “The Crown” é marcada pelo rompimento da princesa Diana com príncipe Charles | Foto: Netflix/Divulgação

5 coisas que a quinta temporada de “The Crown” deve mostrar

1. O incêndio no Palácio de Buckingham

Uma das primeiras cenas mostradas no trailer da 5ª temporada de “The Crown” é um dos momentos mais marcantes da história. O Castelo de Windsor, residência oficial da família real, foi atingido por um incêndio na noite de 20 de novembro de 1992. 

O acidente ocorreu após uma luminária ter sofrido um curto-circuito, alastrando o fogo pelas cortinas e, consequentemente, o restante dos cômodos ao redor. Estima-se que foram necessárias 15 horas de trabalho de mais de 200 bombeiros para controlar as chamas, que causaram prejuízo de, aproximadamente, 47,5 milhões de dólares. 

Em “The Crown”, esse momento deve ser marcado como uma das maiores crises para a família, que escapou ilesa do acidente. É a partir desse momento que o Palácio de Buckingham passa a receber visitas do público (inicialmente, para arrecadar fundos para a reconstrução), tornando-se oficialmente um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Inglaterra.

A famosa entrevista de Lady Di está disponível no Youtube | Foto: Reprodução

2. A entrevista de Diana

No auge das polêmicas sobre seu divórcio com o príncipe (e atual rei) Charles, a “pá de cal” naquele momento foi uma entrevista dada por Lady Di a um canal de TV inglês. 

A princesa abriu o coração e contou em detalhes sobre os pontos frágeis do seu relacionamento. É quando ela, também, reconhece que “existiam três pessoas nesse casamento, então estava um pouco cheio demais”, em referência à Camilla Parker Bowles, a amante de Charles.

A expectativa é que “The Crown” recrie a entrevista, até de interpretar o desenrolar dessa história, que culminou no divórcio e num posterior casamento entre o príncipe e Camilla, hoje reconhecida como rainha consorte.

3. A saúde da princesa Margaret

Irmã mais nova da Rainha Elizabeth II, Margaret foi um personagem bastante polêmico da família real, sempre desafiando o status quo imposto para sua posição como princesa. No entanto, um de seus pontos mais vulneráveis era a sua saúde.

Margaret bebia e fumava demasiadamente, o que, para a época, lhe rendeu alguns “sustos”. Ela precisou passar por cirurgias após uma pneumonia, além de sofrer problemas no coração e até mesmo AVCs.

As últimas temporadas de “The Crown” deram bastante destaque para as desavenças da princesa Margaret (tanto com a família, quanto seus relacionamentos amorosos). Dessa vez, é bem possível que continuemos a entender suas recaídas e angústias, que a seguiram até o fim da sua vida.

4. A juventude de William e Harry

Os dois filhos de Lady Di com Charles, os príncipes William e Harry, devem marcar muita presença na nova temporada de “The Crown”. Isso porque, além de terem vivenciado toda a polêmica da separação dos pais, eles também precisaram viver o luto da mãe no final dos anos 90. 

Se na última temporada eles eram muito crianças para entender o que estava acontecendo, a expectativa é que, agora, adolescentes, eles ganhem certo protagonismo. Podemos esperar ver, também, a relação deles com a avó, que sempre foi muito próxima, embora a Rainha seja muito estrita com suas obrigações.

“The Crown” vai recriar o momento do “revenge dress” (ou “vestido da vingança”), uma das primeiras aparições de Lady Di após o divórcio | Foto: Reprodução

5. O “vestido da vingança”

O revenge dress, ou “vestido da vingança”, trará muita nostalgia aos que acompanharam os passos da princesa Diana após seu divórcio com Charles. Isso porque, logo após finalmente conseguir finalizar oficialmente seu vínculo com a família real, uma das primeiras aparições de Lady Di ao público foi com um vestido preto sem alças. 

Tanto a cor quanto o decote marcaram o rompimento oficial, uma vez que o traje é totalmente contra as normas da realeza. Para os entusiastas, a vestimenta foi considerada um recado nítido de que uma nova fase se iniciava, e que Diana estava disposta a desvincular totalmente sua imagem da família.

“The Crown” vai ter sexta temporada?

Os últimos dois anos foram palco de muita discussão a respeito do futuro da série. “The Crown” já chegou a ser criticada pela família real, alegando que existe um “sensacionalismo” na maneira que é contada a história, inspirada em fatos reais. Por conta disso, a série já chegou a cogitar encerrar ainda na quarta temporada. Desde então, a Netflix passou a incluir um disclaimer nos episódios, alegando que a obra é inspirada em fatos reais, porém sem comprometimento de cunho documental. 

Logo em seguida, os criadores e produtores da série fizeram um anúncio de que a quinta temporada seria, de fato, a última. Isso porque, em tese, todos os acontecimentos mais relevantes e que fazem parte do enredo teriam o final na década de 1990, encerrando com o arco da princesa Diana.

Com o recente falecimento do príncipe Phillip e da Rainha Elizabeth II, também foi esclarecido que a série não teria interesse em discorrer sobre esses fatos, em respeito aos personagens reais.

Entretanto, a Netflix finalmente bateu o martelo e acabou com as dúvidas. Ao anunciar o retorno da quinta temporada, a plataforma também aproveitou para comunicar que a sexta (e oficialmente, última) temporada estava em fase de produção. Com isso, a expectativa é que o fim chegue em 2024. 

A última temporada de “The Crown” deve focar nos anos 2000 e 2010, após a morte da princesa Diana. Com isso, a ideia deve ser encerrar com o casamento do príncipe William e Kate Middleton, que já possuem atores escalados para interpretar seus papéis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *