No último mês, o hit “Despacito”, do porto-riquenho Luis Fonsi bateu a marca de um bilhão de visualizações no YouTube. Nessa semana, o remix da música, com Justin Bieber, emplacou o primeiro lugar da Billboard Hot 100. O feito é memorável, já que há 20 anos uma música em espanhol não se tornava a mais ouvida nos EUA.

Relembre agora cinco outros hits latinos que extrapolaram fronteiras e embalaram o mundo todo:

 

  1. Los Del Rio – Macarena

 

 

Lançada em 1995 pela dupla espanhola Los Del Río, chegou ao topo da parada Hot 100 da Billboard em agosto de 1996, permanecendo por cinco semanas na primeira posição. A música se tornou um ícone também pela sua coreografia e até hoje é lembrada por todo o mundo.

 

  1. Alejandro Sanz – Corazón Partío

 

 

Parte do álbum “Más”, de 1997, a música do espanhol Alejandro Sanz conquistou a América Latina e os Estados Unidos, chegando a ficar 70 semanas consecutivas no topo das paradas latino-americanas. No Brasil, a canção foi incluída na trilha sonora internacional da novela Torre de Babel, o que ajudou a popularizá-la por aqui, e ganhou uma versão cantada por Ivete Sangalo, no DVD Multishow Ao Vivo: Ivete no Maracanã, na qual a brasileira e o espanhol dividem os vocais.

 

  1.  Consuelo Velázquez – Bésame Mucho

 

 

A música, de 1940, foi lançada originalmente pela mexicana Consuelo Velazquez, mas foi tão imensamente regravada que em 1999 foi reconhecida como “a canção mais cantada e regravada do idioma espanhol”. O sucesso foi tanto que a música chegou a ter um cover feito até pelos Beatles.

 

  1. Enrique Iglesias – Bailando (ft. Descemer Bueno, Gente De Zona)

 

 

Primeiro clipe de uma música em espanhol a alcançar um bilhão de visualizações no YouTube, a canção de Iglesias chegou à posição 12 na Billboard Hot 100. Para a divulgação, além da versão em espanhol, foram gravadas versões em inglês (com a participação de Sean Paul) e em português para o público brasileiro e lusitano, com participação de Luan Santana e Mickael Carreira, respectivamente.

 

  1. Las Ketchups – Asereje (The Ketchup Song)

 

 

Popular no Brasil pela versão nacional do grupo Rouge, com o nome de “Ragatanga”, a música do girlgroup espanhol Las Ketchup foi lançada originalmente em 2002 e vendeu cerca de sete milhões de singles, chegando a ficar em primeiro lugar nas paradas de 20 países. Assim como Macarena, a coreografia da canção ajudou a marcar ainda mais o sucesso, tanto que chegou a ser introduzida no jogo Just Dance 4.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.