in , ,

Não é plágio, é semelhança! 4 músicas muito parecidas

músicas parecidas

Com tantos artistas e músicas lançadas por todo o mundo, é difícil não encontrar melodias parecidas entre elas. Por isso, escutando a diferentes artistas é muito comum encontrar semelhanças entre os trabalhos.

Apesar de existirem diversos casos de plágio na indústria da música, nem sempre é esse o caso. A semelhança pode acontecer pelo uso de samples, por um produtor ou compositor em comum entre os trabalhos ou por simplesmente inspiração. Confira algumas músicas que são parecidas, mas não são plágio:

4 músicas muito parecidas

1. Deja VuCruel Summer

Uma das canções mais recentes a virar alvo de comparação foi ‘deja vu‘, da Olivia Rodrigo, que possuí semelhanças com ‘Cruel Summer‘, de Taylor Swift.

Olivia sempre deixou muito claro a admiração que tem por Taylor, e por isso, quando questionada sobre essas semelhanças entre as músicas ela falou novamente sobre o assunto. Em entrevista para a Rolling Stone, ela contou a verdadeira inspiração de ‘deja vu’. “Eu amo ‘Cruel Summer’, é uma das minhas músicas favoritas. Os vocais principais, os gritos harmonizados que ela faz… eles são super elétricos e comoventes. Eu queria fazer algo assim”, contou Olivia.

Não demorou para que surgissem inclusive mashups das duas músicas.

Leia também: Olivia Rodrigo: ‘deja vu’ e tudo que já sabemos sobre o debut da cantora

2. Gloves UpChandelier

A música ‘Gloves Up‘, presente no sexto álbum de estúdio do Little Mix, ‘Confetti‘, chamou atenção dos fãs pela semelhaça com o hit de Sia, ‘Chandelier‘.

Os vocais potentes de Perrie ao cantar o refrão trazem uma vaga lembrança do início do refrão da música de Sia. Nesse caso, a semelhança foi apenas uma coincidência de sonoridades.

https://twitter.com/agentmixr/status/1324567868709756929

3. Because I Had YouLove Yourself

Because I Had You‘, do terceiro álbum de estúdio de Shawn Mendes é muito parecida com o hit de Justin Bieber, ‘Love Yourself‘.

As semelhanças entre os instrumentais são muitas e podem ser notadas já no começo de ‘Because I Had You‘. Esta foi composta por Ryan Tedder, enquanto ‘Love Yourself‘ por Ed Sheeran. Os dois são amigos que já trabalharam juntos em canções, e por isso, possuem estilos parecidos.

Justin ou Shawn nunca falaram sobre, entretanto, os fãs não pouparam na criatividade e decidiram também criar um mashup das duas músicas.

4. Nervous Bad Liar

Outras duas músicas que se destacam por sua similaridade são ‘Nervous‘, de Shawn Mendes e ‘Bad Liar‘. da Selena Gomez.

Nesse caso, existem alguns motivos que explicam as semelhanças, afinal, as duas músicas tiveram inspiração em ‘Psycho Killer‘, da banda Talking Heads. Além disso, ambas foram co-escritas com a compositora e cantora Julia Michaels, o que também contribui para serem parecidas.


Quais outras músicas parecidas você já percebeu? Conta pra gente no Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *