in

“DOCE 22”: Luísa Sonza transforma hate em arte em novo álbum

DOCE 22 é o segundo álbum da carreira de Luísa Sonza. FOTO: Divulgação/João Viegas

Luísa Sonza comemora 23 anos neste domingo (18), mas somos nós quem ganhou o presente: a cantora acaba de lançar seu tão aguardado segundo álbum, “DOCE 22”. Com 14 faixas, incluindo o sucesso “Modo Turbo”, o disco é resultado das experiências pessoais e profissionais da artista no último ano, enquanto tinha 22 anos – o que inclui uma separação muito comentada, uma chuva de insultos online e diversas fake news envolvendo seu nome. O ponto alto do trabalho, no entanto, é conferir a capacidade de Sonza de canalizar todo o ódio e dificuldades do período e transformá-los em arte.

Com produção a todo vapor há mais de um ano, “DOCE 22” é – segundo a própria cantora – um presente para os fãs e para si mesma, mas também uma forma de contar ao mundo seus sentimentos diante de tudo o que viveu nos últimos tempos. Logo na abertura do trabalho, em “INTERE$$EIRA”, a cantora aborda a forte onda de ataques que viveu depois do fim de seu casamento com o humorista Whindersson Nunes e, além de usar alguns dos xingamentos mais frequentes da época, abaixa a guarda e confessa que “não é fácil ser braba todo dia”. 

Sobre isso, nos comentários oficiais da faixa no Spotify, a cantora disse que se apoderar das coisas ruins que falavam sobre ela e conseguir ressignificá-las depois de tanto tempo foi um processo libertador. Assim, Luísa Sonza apresenta o álbum mais pessoal de sua carreira e expõe suas fragilidades, medos e incertezas de uma maneira que os fãs ainda não conheciam. E não poderia ser diferente: “DOCE 22” foi inteiramente composto por Luísa Sonza e marca sua estreia como produtora musical. A cantora conta que uma de suas referências mais fortes, e que também influenciou na parte estética do trabalho, é o movimento pop dos anos 2000 – liderado por nomes como Britney Spears e Christina Aguilera.

DOCE 22 é o segundo álbum da carreira de Luísa Sonza.
“DOCE 22” é o segundo álbum da carreira de Luísa Sonza. FOTO: Divulgação/João Viegas


O nome do álbum também tem inspiração nos anos 2000, especificamente no reality show “My Super Sweet 16” (MTV), que por mais de 10 anos transformou a vida normal de adolescentes em um grande espetáculo aos olhos do público. Exatamente como aconteceu com Luísa Sonza: no auge de seus 22 anos, a artista viu sua vida e problemas pessoais serem expostas exageradamente na internet.

“DOCE 22” é o nascimento de uma Luísa Sonza livre dos medos

Um ponto alto de “DOCE 22” é a maturidade artística de Luísa Sonza, que se mostra mais confiante e tolerante consigo mesma. Mesmo abordando temas como o período conturbado entre o término de seu casamento e o engate de seu novo relacionamento, a cantora assume uma posição de tolerância e empoderamento pessoal. “Nada mais apaixonante do que uma mulher que se põe em primeiro lugar”, escreveu a cantora nos comentários da faixa no Spotify.

Os altos e baixos do último ano de Luíza Sonza são definitivamente uma das principais características do trabalho. Apesar dos 22 não terem sido tão doces assim, a cantora também aborda elementos positivos de sua vida, como a confiança em “MULHER DO ANO” e a maturidade em “Melhor Sozinha”. A importância de seu novo namorado, Vitão, nesse processo todo também é mencionada no álbum. Em “Caos/Flor***”, a cantora aproveita para agradecer o companheiro pela parceria em um dos episódios mais sensíveis de sua vida profissional: depois de lançar o single ‘Flores’ com o namorado, a cantora foi alvo de muito xingamento na internet.

Nas redes sociais, o lançamento do “DOCE 22” é o assunto do momento do começo ao fim, mas uma faixa em específico tem gerado muitos comentários e curiosidade do público: “Penhasco”. A música é explicitamente uma carta aberta de Luísa Sonza sobre o término de seu casamento com Whindersson Nunes e, segundo a própria artista, a faixa é um desabafo que quase ficou de fora do álbum por diversos motivos. A cantora conta que resolveu priorizar a arte e seus sentimentos no disco e insistiu para manter a composição na entrega final.


Apesar do lançamento oficial de “DOCE 22” ser neste domingo, três das faixas do álbum ainda estão bloqueadas nas redes sociais. São elas: “CAFÉ DA MANHÔ (feat. Ludmilla), “ANACONDA” (feat. Mariah Angeliq) e “Fugitivos” (feat. Jão). A liberação do material completo deve acontecer, em breve, de acordo com o avanço das estratégias de divulgação do álbum.

O disco está disponível em todas as plataformas digitais. Ouça:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *